futebol

Académica

Amadora

Belenenses

Benfica

Braga

Guimarães

Leixões

Marítimo

Nacional

Naval

P. Ferreira

Porto

Rio Ave

Setúbal

Sporting

Trofense
sexta 05 dezembro 2008
09:13 - Novos Equipamentos de Musculação no Restelo? - BELEMLIVRE.BLOGSPOT.COM

Desde que Jaime Pacheco chegou ao Restelo "não pararam os queixumes" de alguns
"acomodados da vida", quanto à "violência" dos exercícios a que são sujeitos nos treinos (ao cirandarem horas infinitas pelo relvado). A equipa técnica
"tem registado estas lamurias" sem nada comentar, mas nós sabemos que o Prof. Natal planeou uma geringonça, cuja maqueta foi remetida para a conceituada Universidade de Leipzig (fundada em 1409 e sempre na vanguarda do ensino e inovação tecnológicas), famosa pelos seus 600 anos ininterruptos de ensino e inovação.

Fonte "bem informada" enviou-nos foto do protótipo já está em avançados testes e ensaios mecânicos (3 eixos de estabilidade) e hidráulicos (robustez dos braços e apoios), circulando secretamente por alguns campos sintéticos e relvados daquela bela cidade europeia.

Caso concluam pela eficácia desta maquineta/protótipo, será de imediato iniciada a produção em série, esperando-se que a DGV não vete a sua entrada em Portugal (com a provável alegação de perda de receitas fiscal, ao mais uma vez não poder cobrar imposto sobre o gasóleo).

Por outro lado, com a recepção deste equipamento inovador, teme-se que os adversários acusem o nosso treinador de concorrência desleal "ao aliciar os jogadores com bombocas estrangeiras", mimando-os de mais nos treinos, para que eles ainda dêem alguma coisa nos jogos!

Esta acção que se prevê concertada de todos os outros treinadores, advém do Jaime ter exaltado publicamente a qualidade do seu grupo, "vexando os concorrentes directos".

PS:Belémlivre envida todos os esforços para retirar "este mistério" a limpo, já que uns afirmam já estar a ser testado em cobaias alemães, e outros "juram"
a "pés juntos", estar o mesmo a ser utilizado secretamente nos treinos à porta fechada!? A todo o momento tentaremos deslindar "o caso;
"Belém Livre" (http://belemlivre.blogspot.com)


09:00 - Tininho perto de assinar pelo Belenenses - CFBELENENSES.BLOGSPOT.COM
- "O defesa-esquerdo Tininho, de 28 anos, deverá reforçar o Belenenses já na reabertura do mercado, em Janeiro, sendo assim um dos primeiros rostos da remodelação desejada pelo técnico Jaime Pacheco. O antigo jogador do Beira-Mar está sem clube, pois rescindiu o contrato que o ligava aos ingleses do West Bromwich Albion, e já terá quase acertada a mudança para o Restelo. Pouco utilizado no WBA - clube que viria a subir à Premier League e que, há pouco mais de um ano, pagou aos aveirenses cerca de 300 mil euros para o contratar -, Tininho jogou desde Janeiro no Barnsley, por empréstimo. Rescindiu e, já depois de ter estado em negociações com o Leixões, ainda pôde voltar ao estrangeiro, para jogar nos romenos do Pandurii, mas acabou por não chegar a acordo, surgindo agora o interesse do Belenenses a dar-lhe a possibilidade de regressar à actividade e ao futebol português. A confirmar-se esta contratação, China passará, finalmente, a ter concorrência no lado esquerdo da defesa, onde Pacheco já improvisou, adaptando o médio Mano.
- " Cândido Costa desejado

O lateral-direito do Belenenses, Cândido Costa poderá estar de saída do clube. Ontem, no Restelo, esteve um empresário ligado à Gestifute, empresa do agente FIFA Jorge Mendes, dando um sinal claro que poderá haver novidades em Janeiro, quando reabrir o mercado de transferências. Já no final da época passada, o jogador fora desejado por emblemas espanhóis, romenos e cipriotas, mas acabou por ficar no Restelo, onde rubricou um contrato até 2010/2011.
- "Fisioterapia de madrugada
Em Setembro, quando Rodrigo Arroz foi operado a uma pubalgia, as melhores perspectivas apontava para o regresso aos relvados apenas depois do Natal. Mas, para surpresa de muitos, o central brasileiro já está operacional e foi, inclusive, titular frente ao Marítimo na última jornada (derrota por 2-0), depois de já ter disputado alguns encontros da Liga Intercalar. Por trás desta recuperação em tempo recorde está um outro Rodrigo. Rodrigo Peixoto. Este fisioterapeuta brasileiro, de 35 anos, estava de férias em Portugal e em conjunto com Pedro Silva, enfermeiro e fisioterapeuta do Belenenses, e com a equipa médica dos azuis, preparou a recuperação de Rodrigo Arroz.
"Com ele aceleramos o processo de fisioterapia. Até às duas da manhã tinha sessões de alongamentos e gelo", revelou o defesa-central, realçando que três dias após a operação [levou oito pontos] já fazia trabalho específico para a sua recuperação.
Neste momento, Rodrigo Arroz afirma estar a "cem por cento" e pronto a defrontar o Nacional, seja em que posição for, amanhã, caso o treinador Jaime Pacheco assim o entenda. "Sinto-me bem a jogar a central. Mas obedeço às decisões técnicas. Se tiver de voltar a jogar a trinco [Arroz actuou nessa posição na jornada passada, frente ao Marítimo e, na primeira ronda, frente ao FC Porto] jogarei sem qualquer problema, embora seja mais difícil para mim", afiançou.
A derrota diante dos insulares deixou um amargo de boca à formação do Restelo, mas agora, segundo Arroz, quem terá de pagar a factura é o Nacional. "Não estávamos à espera de perder em nossa casa. Agora temos de recuperar os pontos perdidos, frente ao Nacional. Vai ser difícil mas temos de encarar o jogo como se fosse o último das nossas vidas, até para podermos sair da zona de descida de divisão", asseverou o sul-americano. No Brasil, Rodrigo Arroz jogou com Fabiano Oliveira e defrontou Edson, ambos agora no Nacional, e hoje, durante a palestra, vai informar a equipa sobre a melhor forma de anular estes dois jogadores.


-"Rodrigo Arroz: «Fazia tratamento até de madrugada»
REDUZIU EM UM MÊS O REGRESSO
O central Rodrigo Arroz regressou à competição no jogo do passado sábado com o Marítimo, após cerca de três meses de inactividade devido a uma operação a uma pubalgia, em Setembro. O último jogo tinha sido com o P. Ferreira na segunda jornada.
A recuperação do defesa estava prevista apenas para o final deste mês, mas Arroz empenhou-se de tal forma que até contratou um fisoterapeuta para trabalhar directamente com ele.
?Estava previsto que só voltasse a competir no Natal, mas a verdade é que devido ao trabalho do departamento médico do clube e, sobretudo, do fisioterapeuta Pedro Silva e de outro profissional que veio do Brasil, no caso Rodrigo Peixoto, consegui fazer quatro a cinco sessões de fisioterapia por dia, chegando a realizar tratamento às duas horas da manhã.?
O central voltou no jogo com o Marítimo e actuou a trinco. ?A minha posição é central. Mas se tiver de jogar a trinco, jogarei. O importante é ajudar a equipa. Quero ganhar ritmo e o jogo da Liga e da Intercalar foram muito úteis.?

-" Arroz convoca espírito guerreiro
Central alerta para a crucial importância do jogo com os madeirenses do Nacional Rodrigo Arroz crê que os azuis irão à Madeira furtar ao Nacional os pontos perdidos com o Marítimo. «Teremos de encarar este jogo como se fosse o último das nossas vidas», anuncia o central, como que convocando o espírito guerreiro do grupo. Jaime Pacheco tem margem de manobra para tomar opções, uma vez que só Carlos Alves está fora de jogo.
- "FUTSAL: Pedro Henriques ajuda Belenenses
Antigo treinador de guarda-redes do Benfica preenche vaga temporária no Restelo Pedro Henriques, que recentemente deixou a equipa técnica do Benfica por não ter aceite as condições financeiras que lhe foram apresentadas para renegociar o contrato, integra temporariamente a equipa técnica do Belenenses. O adjunto João Pinto afastou-se durante período indefinido por motivos pessoais, cabendo a Pedro Henriques colaborar na organização técnica do treino.
No que se refere ao plantel, o treinador Alípio Matos não espera reajustes, uma vez que os dirigentes da secção já avisaram que não há verba.

01:00 - Contas - CANTOAZULAOSUL.BLOGSPOT.COM

A última Assembleia Geral Ordinária foi convocada em 13 de Abril de 2007, publicitada pelo site oficial no dia 18 de Abril e realizada no dia 30 de Abril de 2007, como mandam os Estatutos para o seguinte efeito:

Nos termos conjugados dos Artigos 70, 71 alínea b) e 76, nº 1, alínea a) dos Estatutos do Clube, convoco a Assembleia Geral Ordinária a reunir no dia 30 de Abril de 2007 (segunda-feira), pelas 20.30 horas, no Pavilhão Acácio Rosa, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS

1 - Apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas da Direcção referente ao exercício do ano de 2006, nos termos conjugados dos Artºs 25, nº 2 e 83, alínea q) dos Estatutos.

O Relatório e Contas encontrar-se-á à disposição dos Senhores Associados a partir do próximo dia 20 de Abril de 2007.

De acordo com o estipulado no Artº 73 dos Estatutos, se a Assembleia Geral não puder iniciar-se à hora marcada, por falta de número legal de Sócios, realizar-se-á meia hora depois com qualquer número de Sócios.

Lisboa, 13 de Abril de 2007

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Engº António Machado Rodrigues


Daí para cá, e sem nem que nada ou alguém perceba o que se passa no Clube em matéria de contas, os meus consócios activistas das AG's e das AGE's, em especial a convocar AGE's por tudo e nada, sendo certo que o único dado adquirido era chumbar tudo quanto da Direcção fosse emanado e fazer aprovar, quiçá, eventuais moções de censura ou até eventuais demissões antecipadas.

Continuo sem entender a razão, ou as razões, qeu conduzem os sucessivos responsáveis dos Beleneneses a ocultar a situação financeira do Belenenses.

Pior que isto é que aqueles que antes pugnavam pela verdade e transparência, estão hoje quedos e mudos.

Já nem preciso que me ponhama à minha frente uma auditoria, dado que como todos já largamente perceberam, essa a ter existido tinha um caráceter persecutório ao Cabral Ferreira e sabe-se, por via de relatos públicos, que havia alguém na AG da SAD que ia prepardo para apresentar uma moção de censura à SAD que ele liderou se fosse votado o voto de louvor que estava na agenda de trabalhos.

Portanto, aqui há diferentes níveis de responsabilidade com os quais não quero compartilhar:

1. a irresponsabilidade ilegal e que consistiu permitir-se que F. Sequeira não tivesse apresentado o Relatório e Contas do Clube até 30 de Abril de 2008 como estava obrigado;
2. a irresponsabilidade daqueles que tradicionalmente apelavam por uma assembleizaita para se fazerem ouvir e chumbar o que fosse apresentado, e
3. o sócio normal, categoria onde me incluo, que quer saber o que se passa com tanto silêncio de ensurdecer à volta dos números.

Ninguém sabe nada? Ninguém diz nada?

Ao que parece, voltou a funcionar o que é tradicional no Clube. Ou seja filtrar alguma informação, uma para os jornais para ior influenciaqndo a opinião pública dos sócios, tendo-se seleccionado justamente o jornal que mais mal diz de nós para uma entrevistazita e, ainda, dar uns sussurros a alguns sócios, pedindo segredo da coisa que é como diz, veicula lá isso para ver se pega, tal e qual o barro na parede.

Não entendem estes associados como estão a ser manipulados, mas enfim, há pessoas que se sentem felizes com uma mão cheia de nada e outra de areia.

A Comissão de Gestão manda um comnunicado cá para fora e desvenda aquilo que, pelo menos, eu sabia: que o buraco do Clube estão naquelas 9 modalidades amadoras. Mas não nos diz que andam por lá a fazer as restantes 19 modalidades e que dinheiro nos vai levando da nossa carenciada tesouraria.

O que é que foi feito, se é que foi feito algo de relevo, à excepção do caso da suspensão da euipa profissional de basquetebol?

E a célebre ecntral de compras está em funcionamento? Eu não gosto de ser má língua, mas sou de Vendas Novas e sei bem como uma central de compras funciona num quartel e vos garanto que haviam sargentos mais ricos que oficiais de trazer por casa. è que poucas coisas no mundo dos negócios não foram copiados dos exemplos da tropa.

Qual foi exactamente o valor do empréstimo eefctuado pelos fugitivos?

Quanto é que estamos a pagar ao banco e por quanto tempo?

Quais são e de onde provêm as receitas afectas a este empréstimo?

E, se para variar, houvesse um pouco mais de rsepeito pelos sócios e nos dissessem como estamos de passivo a curto, médio e longo prazo? E quais os valores de cada um deles? E já agora, como se pensa pagar tais valores?


quinta 04 dezembro 2008
15:00 - Votação Final : Você é que Decide... - BELEMLIVRE.BLOGSPOT.COM
Chegados ao fim do tempo regulamentar e "esgotada" a veia criativa, vão a votos as frases ou slogans abaixo referidos. Neste pequeno exercício cada votante (serão considerados apenas votantes identificados, nada de anonymous), deverá indicar as dez melhores frases, enumerando-as de 1 a 10.

Os resultados da votação, bem como as cópias das frases enviadas serão entregues em mão à Comissão de Gestão, afim de que esta faça uso dessas ideias como melhor entender.

Apre
"Restelo para Famílias"

Bruno Condeixa
1-"Sangue Azul"
2-"Esperamos por vós no Restelo"
3-"Volver (Regressar), Ver e Vencer"
4-"Irredutíveis Belenenses"
5-"Belenenses até Morrer"

J. Esteves
"Belém vindo"

João Filipe
"Qualquer dia é sempre de jeito,
Anda?, Volta?, Mete a Cruz ao Peito?"

João Paiva
"Bem-vindo(s) de Regresso a Casa!"

José Nóbrega
1-"?família que se preze, mantêm o DNA Azul como alicerce?"
2-"Sonhos perfeitos não existem, só Famílias Felizes, Belenenses para Sempre!"

Luís Carolas
1-"Não seja igual aos Outros, seja Belenenses!"
2-"Bons Filhos regressam sempre a Casa! Volte, estamos à sua Espera"
3-"Vamos todos Juntos fazer um Grande Clube! Viva os Belenenses!"

Luís Lacerda
"Queremos um Belenenses com belenenses!!! Contamos consigo!!!"

Miguel Sócio 31410
1-"Tenha Orgulho no seu Ser, Seja Sócio do Belém até Morrer"
2-"Ser Belenenses não se Escolhe, é só para os Escolhidos! Seja sócio do Belenenses!"


Miguel Taveira
1-"Desde 1919 que nascemos diferentes: Somos Belenenses"
2-"Não tem pena de não ser de um clube diferente? Seja Azul, seja do Belém!"
3-"Consigo somos ainda mais Belenenses!"
4-"No nascer e no morrer, Belenenses quero ser"

Nuno Gomes
"O Belenenses, sem Si, não tem Graça Nenhuma"

Pedro Guimarães
1-"Todos devemos acreditar no BELENENSES"
2-"Belenenses, desde 1919"
3-"Belenenses sempre, não quero saber do resto"
4-"Todos os Belenenses contam"
5-"Uma Paixão, Um Clube, o C. F. Os Belenenses"

Pedro Neves
"Já somos o 4º. Grande. Todos juntos seremos ainda Maiores"

Thomaz
"Belenenses só há Um, o do nosso Coração"

Vitor de Sousa
"Ficas triste quando falam mal do nosso clube, continuas a sentir o teu coração
a bater e a acompanhar todas as notícias, e vibras com as nossas vitórias?
Então ainda és belenenses! Volta para junto de nós, faz-te sócio novamente,
o teu clube precisa de ti, mais do que nunca! Volta! Belém! Belém! Belém!"

PS: A votação termina às 24h00 da próxima sexta-feira;
"Belém Livre" (http://belemlivre.blogspot.com)


10:30 - Gómez alerta para faltas de concentração - CFBELENENSES.BLOGSPOT.COM
-" ESTÁ DE REGRESSO E LEMBRA QUE OS JOGOS TÊM 90'
A influência de Gómez na equipa do Belenenses é por demais conhecida e fica provada num dado estatístico simples: nos 2 jogos em que não pôde alinhar, os azuis perderam. Foi assim logo na 1.ª jornada, no Dragão, e na última ronda, com o Marítimo, primeiro por lesão, depois por castigo.
Em ambos os encontros a formação do Restelo perdeu por 2-0 e coube a Rodrigo Arroz actuar a trinco. Agora, o panamiano só pensa em vencer na Choupana, sendo preciso entrar com atitude e concentração logo de início.
?Falta mais tranquilidade e saber que os jogos duram 90 minutos, mais os descontos. Temos de estar focados no jogo e acreditarmos no que se faz durante a semana?, frisou Gómez que espera ser útil diante dos alvinegros.
?Sou mais uma opção para o treinador. Vou procurar dar o melhor na Madeira e vamos tentar somar, finalmente, os 3 pontos. Estamos a trabalhar para encontrar a chave da vitória?, garantiu o médio-defensivo, acrescentando: ?A equipa está a tentar buscar a sua identidade e à procura de marcar. Há que ganhar para alterar a situação?, referiu.
- "AG em Janeiro
CLUBE E SAD COM REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS
A Comissão de Gestão solicitou, ontem, a marcação de duas assembleias gerais extraordinárias ? uma do clube e outra da SAD ? para meados de Janeiro.
Seguindo a política de comunicação com os sócios e accionistas, os dirigentes dos azuis vão revelar dados sobre a actual situação financeira tanto do clube como da SAD, sendo de esperar que a auditoria (cujo custo rondou os 50 mil euros) às contas de 2007 seja, finalmente, divulgada.
Será ainda feito um balanço dos meses de trabalho da referida Comissão.

- "Comissão solicita assembleias
Esclarecimento de sócios e accionistas deverá ocorrer no início do próximo ano A Comissão de Gestão do Belenenses, liderada por João Barbosa, solicitou aos presidentes da Mesa da Assembleia Geral do clube e da SAD, Jorge Coroado e Carlos Pereira Martins, respectivamente, a marcação de assembleias gerais para Janeiro. Os dirigentes pretendem esclarecer sócios e accionistas sobre a actual realidade do clube.

- " O aviso de Gómez
O panamense do Belenenses, Gómez, disse ontem, em jeito de confirmação, que a equipa está a sentir intranquilidade devido aos fracos resultados, mas acredita que o grupo vai dar a volta por cima. "Temos de acreditar no nosso trabalho e transportá-lo para dentro do campo", afirmou. Apesar do mau momento, o médio avisou o Nacional, próximo adversário na Liga. "Vamos para vencer. Procuramos uma vitória e esperamos que aconteça na Madeira", rematou Gómez. Noutro plano, a Comissão de Gestão solicitou, aos presidentes das Mesas das Assembleias Gerais (clube e SAD), a marcação de assembleias gerais para meados de Janeiro, com o fim de dar a conhecer, a accionistas e sócios, as suas políticas.

09:34 - Ingratidão... - BELEMLIVRE.BLOGSPOT.COM
< img src="http://4.bp.blogspot.com/_5anM7SOL_jA/STRPAmR DIPI/AAAAAAAAAzE/PliKOZ4fz_U/s400/jesus.bmp" border="0" alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5274927935248343282" />
O filho do criador ainda acreditando na redenção das almas, certo dia, cansado do tédio do Paraíso, resolveu voltar à terra para de novo espalhar o bem. Procurou o melhor lugar para iniciar o périplo, optando pelo Hospital de S. Francisco Xavier, face à azáfama ali detectada, decidindo dar uma mãozinha a um médico que trabalhava há muitas horas (quase à beira de um esgotamento).

Para não atrair as atenções, vestiu-se de branco, entrou passando pela fila de pacientes no corredor, até atingir o gabinete do medico. Os pacientes viram-no e comentaram: - Olha, vai mudar o turno...O bom Homem entrou na sala e disse ao "colega" que podia sair, dado ser ele o seu novo substituto.

Sentou-se, respirou fundo e, decidido, gritou: - O PRÓXIMO!
Entrou no gabinete um paraplégico, deslocando-se em cadeira de rodas, e o "clínico" levantou-se, observou o carregado semblante do paciente, e com a palma da mão direita sobre a sua cabeça disse: - LEVANTA-TE E ANDA!

O homem levantou-se, não acreditando no que lhe havia acontecido, titubeante deu o primeiro passo, o segundo, andou e saiu do gabinete empurrando a própria cadeira de rodas, sem qualquer tipo de agradecimento.
Quando chegou ao corredor, o seguinte da fila perguntou: - Que tal é o medico novo?
Ao que este respondeu: - Igualzinho aos outros... nem examina a gente...

Pobre Pacheco o que te espera, se não pões alguns desses "entravados" a andar (nem que seja para a porta da rua...).
"Belém Livre" (http://belemlivre.blogspot.com)


01:00 - As principais idéias força de Luís Batista - CANTOAZULAOSUL.BLOGSPOT.COM
Para as mentes mais adormecidas da realidade do Belenenees e, em especial, a todos quantos têm fomentado um estado de sítio no Clube, convém aqui e agora, mais uma vez, recordar algumas das idéias chaves que Luís Batista, ex-colaborador da SAD e um dos que foi impedido a concorrer ao acto eleitoarl do Clube pelo trupe dos anciãos comandados, como ele diz, pelos Coronéis, Sequeira Nunes e Ramos Lopes.
E acrescento eu: pelos seus afilhados, também, alguns bem identificados, como bem sabemos.
Entendi fazer alguns sublinhados a aalgumas afirmações que deixam subtendeder muitas outras coisas dos insodáveis mistérios de Belém.

Luís Oliveira (LO) ? Comecemos com a sua participação, embora informal, na SAD do tempo do Eng. Cabral Ferreira. Que tipo de SAD encontrou, nomeadamente em termos financeiros, isto é, teria a SAD receitas próprias que a sustentasse? Os compromissos assumidos eram cobertos pelas receitas, pelo Clube e pela Olivedesportos ou não seriam assim tantas as fontes de receita?
Luís Batista (LB) - A SAD estava numa situação muito complicada, após a 1ª analise feita as contas, só havia um caminho, forçosamente efectuar vendas para realizar capital. Da época 2005/2006 estavam cerca de quatrocentos mil euros por liquidar de salários a todo o pessoal da SAD. Outra das dificuldades era os contratos que estavam realizados com valores absolutamente despropositados para a realidade da SAD.
Foi traçado o objectivo, vender e ao mesmo tempo ir ao mercado contratar jogadores de baixo custo mas com valor, e fazer a sua valorização para tentar criar mais valias em termos de futuro. Todo este processo só foi possível com a colaboração do Mister Jorge Jesus, confesso que muitas vezes não foi fácil para ele abdicar de certos jogadores, mas pôs sempre os interesses do Belenenses à frente. Realizamos em vendas 2.800.000.00, e contratamos jogadores com vencimentos para a realidade da SAD. Foi também renegociado o contrato com todos os jogadores.

LO ? Que motivos, pessoas ou entraves lhe foram colocados na SAD de então que o levaram a afastar a sua colaboração directa ao Eng. Cabral Ferreira? Ficar-lhe-ia grato que aproveitasse esta oportunidade para explicar o que então sucedeu para que as coisas no Belenenses, por uma vez, sejam claras e mais agradecido ficaríamos todos se identificasse quem dentro do Clube ou da SAD boicotou a sua actividade.
LB - A pessoa que mais criou muitas dificuldades foi a pessoa do Dep. Jurídico Nelson Soares sempre bem apoiado pela Presidenta. O Senhor João Barbosa também contribuiu, mas finalmente começa a dar-me razão, e ao contrario do que eu esperava, agora a pessoa do Dep. Jurídico é mesmo só para as questões jurídicas... como a vida dá tantas voltas e agora até acha bem a SAD ter um Director Executivo. Só me resta dar ao Presidente da SAD o Senhor João Barbosa os meus parabéns. Só lamento é que ele na altura não pensasse como pensa hoje, mas só os burros não mudam, ou então agora esta a querer mostrar quem manda, pode ser que certos senhores daqui a uns dias lhe digam quem manda e ai? volta tudo a normalidade.

LO ? Na última AGE sugeriu ter sido afastado da corrida à presidência a favor da candidatura única de Fernando Sequeira, por efeitos de pressões vindas de alguém do Conselho Geral. Quer concretizar que tipo de pressões sentiu, a forma de que revestiram e quem as exerceu?
LB - As pressões que senti e como é do conhecimento de todos os sócios, são feitas em formas de recados ?sem o apoio do CG, não vale a pena concorrer?. É evidente que para se formar uma lista forte ou toda as pessoas escolhidas não têm receios ou então partia para eleições derrotado e sem a lista que gostaria de ter.
Quando temos no CG pelo menos 3 fracções a dos Coronéis, Sequeira Nunes e a Ramos Lopes está tudo dito.
Que Clube/SAD sobrevive a isto??? Nunca aceitaria o apoio do CG para me candidatar, aceitaria sim o apoio do sócio mesmo que fosse do CG. Acho que o Presidente do Belenenses têm que ser eleito por escolha dos sócios e não por um órgão meramente consultivo, acrescento mais, devia era ser bem mais fiscalizador com a última direcção apoiada por si, assim não estávamos nas condições que estamos.
O Presidente do Belenenses têm que ser um líder nato, não pode ser um boneco nem permitir que toda as pessoas possam interferir na gestão Clube/SAD.

LO ? Sendo Presidente da SAD do Odivelas FC, como analisa a nossa SAD, tanto mais que é accionista da mesma, em matéria de saúde financeira? Temos fontes de receita suficientes para que os dirigentes nos prometam a Europa ou equipas competitivas?
LB - Não sou accionista da SAD do Belenenses, por motivos óbvios. A SAD do Belenenses em termos de saúde financeira sempre viveu com as receitas da Oliverdesportos e do Contrato com o Clube e com aquilo que não tem.
É evidente que a SAD nunca foi gerida com rigor, sempre gastamos mais do que tínhamos, o que levou a que a sua saúde financeira a piorar de ano para ano.
A SAD nunca teve uma política própria, sempre foi gerida para a época em curso, e conforme as escolhas dos treinadores, nunca se teve o cuidado de trabalhar na valorização dos jogadores, é impossível sobreviver no futebol de hoje sem realizar Proveitos Extraordinários.
Nunca entrou nestes anos todos, um treinador na SAD e lhe foi transmitido o nosso Projecto, o que pretendemos dele e o seu objectivo, automaticamente estamos sempre não mão dos treinadores
.
Por diversos motivos contratam este ou aquele jogador mas depois porque fez uma cara mais feia já não serve quando abre o mercado vai-se buscar outro, quanto custa isto numa época??? Acho que se deve fazer sempre reajustamentos nas reaberturas do mercado, mas sempre tendo em contas as lesões ou o menor rendimento e uma contratação ou outra. Só prova que o planeamento da época foi mal feita.
E no nosso Clube é fácil haver o descontentamento, somos todos muito exigentes, e quando se esta a gerir temos que acreditar no nosso trabalho e não agir por meia dúzia de assobios.

LO ? Considera benéfico que haja auditoria externa à SAD e ao Clube? Na afirmativa, considera vantajoso que os resultados sejam veiculados publicamente ou de forma algo reservada ou condicionada?
LB - Não concordo com uma auditoria externa. A meu ver o problema está detectado há muito.
Sempre se trabalhou a procura do resultado desportivo a qualquer custo sem se pensar no dia de amanhã, e assim chegamos ao ponto em que estamos.
Toda a gestão da SAD foi feita ao longo destes anos sem um mínimo de critério e rigor, depois existe o problema de não haver uma liderança forte no Belenenses o que leva, a que muitas pessoas possam mandar e quando assim é...

LO ? Foi veiculado como valor aproximado do actual plantel na ordem dos 7,5 milhões de euros. Considera que, face ás receitas existentes, a SAD tem condições financeiras para honrar estes compromissos? Serão as receitas do Bingo ou as receitas que o Clube terá de pagar mensalmente suficientes para sustentar uma equipa de futebol profissional, bem como da estrutura que o suporta?
LB - Não consigo imaginar onde se vai arranjar dinheiro para fazer face a esse orçamento.
É completamente impossível cumprir e honrar esses compromissos.
O que mais lamento é que os responsáveis que assumiram este orçamento, vão sair impunes.

LO ? Como sabe, até há uns anos, o Belenenses tinha como modalidade rainha o Futebol Profissional e acessoriamente o Andebol como a modalidade onde se investia algum dinheiro, sendo o Belenenses considerado uma escola de andebol. Hoje em dia, como vimos por recentes valores publicitados pela actual Comissão de Gestão temos 9 modalidades onde gastamos mais de 2 milhões de euros só em custos directos. Considera que o Belenenses é viável financeiramente com tantas modalidades a gastarem tanto dinheiro, a fomentarem, um continuado prejuízo anual desconhecendo-se que é que as outras 19 modalidades citadas no site oficial gastam?
LB - Eu acredito que o nosso Clube pode ter uma modalidade com maior destaque, e não vejo outra que não seja o andebol. Acho que trabalhamos muito bem em termos de formação e temos que ter a noção que os orçamentos são para serem cumpridos, e se só podemos ter jogadores formados no nosso Clube, que assim seja, não tenhamos duvidas que esses mesmos jogadores vão dar tudo o que tem e o que não tem em defesa das nossas cores. Ao contrario disso, gasta-se o que não existe, mancha-se o nome do Clube só para agradar aos donos dos quintais. Veja o que se passou no Basquetebol, é inacreditável, um Clube como o nosso, estas situações não podem acontecer, não digo isto por concordar com o fecho da competição, acho é que tudo tinha que ser feito com cabeça tronco e membros quando se decide começar uma competição.
Esta comissão, não fez mais que simplesmente uma fuga para a frente de uma maneira grosseira em acabar com os seniores.
Esta no andebol e futsal a renegociar os contratos feitos e muito bem, porque não também no basquetebol, os nossos juniores podiam ter uma oportunidade única de jogar ao mais alto nível.
As modalidades amadoras são para mim, também muito importantes para o Clube, não podemos é ter essas mesmas modalidades com o pensamento que só podem existir para obter títulos, acredito num trabalho de base, feito nas nossas formações e a médio longo/prazo sem grandes custos essas mesmas modalidades podem nos dar grandes conquistas.
Essas mesmas modalidades não podem é ser geridas, como cada responsável da secção deseja, e o que tem acontecido é que as amadoras é uma autentica Republica das Bananas.

LO ? Que medidas, no seu entender, são necessárias implementar para incrementar as afluências ao Restelo?
LB - O que traz mais afluências de pessoas aos jogos, são os resultados disso não tenhamos a menor dúvida. Depois temos o problema do contrato com a Oliverdesportos, que temos que respeitar, os horários dos jogos e a dias impróprios é muito complicado.
Logo à partida temos esses dois factores negativos. Acho que o primeiro passo é chamar jovens ao Restelo no dia de jogos, temos várias escolas nas redondezas e começar a fazer acções junto das mesmas. Não nos podemos esquecer que muitos de nós fomos levados ao Restelo pela mão dos nossos pais, isso agora já não acontece, e nenhum Clube vive sem juventude na sua massa associativa.
Acho também que as nossas camadas de formação de futebol e da Escola Matateu deviam ser sempre presença assídua nos nossos jogos, só assim se vai ganhando a paixão pelo Clube.

LO ? Que medidas, também no seu entender, são necessárias para aumentar a massa associativa do Belenenses?
LB - O que tem sido feito ao nosso Clube nestes últimos anos, só com um grande trabalho de revitalização da nossa imagem como Clube/SAD se pode vir a aumentar o número de associados.
O Belenenses tem que ter uma imagem de força e pujança, temos que deixar de ser só um Clube simpático.
Temos que revitalizar as nossas Piscinas, são uma grande fonte de receita se forem bem exploradas bem como traz o aumento no número de sócios, e por aqui me fico...

LO ? É aceitável que a SAD do Futebol conviva nos mesmos Estatutos com as restantes modalidades, sendo certo que a SAD tem órgãos próprios de decisão, quer para decidirem sobre orçamento, quer para decidirem sobre o Relatório e Contas? Não faria sentido que a SAD tivesse um tratamento diferenciado e autónomo dentro dos Estatutos?
LB - São Estatutos totalmente diferentes e responsabilidades diferentes.
A SAD tem que ser autónoma, não só no papel, mas também na pratica.


LO ? O signatário é, talvez, um dos muitos que veria com bons olhos uma candidatura de rotura com status quo vigente da indigitação de órgãos sociais via CG, pelo que lhe pergunto se considera que pode vir um dia concorrer ao cargo de Presidente do Belenenses ou apenas lhe seduz o cargo de Presidente da SAD? Que condições espera ver reunidas para poder concorrer sem constrangimentos?
LB - As eleições era eleger uma direcção e um Presidente do Belenenses e não da SAD, como tal não estava a concorrer só para a SAD, mas confesso que também seria o Presidente da SAD, essa responsabilidade era minha e da equipa que me acompanhava.
Senti essa obrigação de me candidatar após o falecimento do Amigo Cabral Ferreira, entendia na altura que era a hora de não deixar cair o Clube/SAD no abismo
. Era um sentimento até um pouco de revolta pelo estado financeiro em que se encontrava tanto o Clube como a SAD, acrescento ainda por tudo o que vi e senti naquele espaço de tempo que estive a exercer funções, e ia sabendo o CG se preparava para encontrar a todo custo um candidato desde a demissão do Cabral Ferreira do Clube. Conhecendo aquela casa como eu conheço, e sabendo as quintas os quintais existentes, o CG na minha opinião não quer ninguém na Presidência do Belenenses que não seja eleito por esses tais 5/6 Senhores.
Nós temos acompanhado ao longo destes últimos anos o declínio do nosso CLUBE/SAD, a excepção às últimas 2 épocas desportivas, sim só deportivas, o que podia vir nessas eleições ou era muito bom ou muito mau, veio-se a verificar que o que nos calhou em sorte foi o muito mau. Sinto que tenho capacidades para levar o Belenenses onde ele merece estar, mas neste momento e perspectivando o que será o Belenenses em Abril de 2009, não me vejo a ser Candidato. Espero estar muito enganado, ou então os números trazidos a público são um bluff, e como estão a fazer para não haver candidatos em Abril de 2009, e lá vamos voltar às Juntas/Comissões etc etc etc..

LO - Esta entrevista já vai longa, mas há algo que sempre me preocupou que consiste na rentabilização do património do Clube. Na sua opinião, temos Estádio a mais e campos a menos? De que forma adequaria os cerca de 13 hectares de terreno para deles rentabilizar em receitas próprias e permanentes? É adepto do projecto imobiliário dentro ou fora dos nossos terrenos desportivos, sendo certo que a autarquia lisboeta é devedora de lotes de terreno urbanizáveis?
Temos campos a menos isso é uma realidade, a nossa formação tem que trabalhar com dignidade, é a base de tudo em termos de futuro para a nossa SAD, é evidente que não é só campos que falta a formação é muito mais, mas isso era outra conversa.
LB - Eu não compro a conversa dos tais projectos imobiliários que aparecem sempre em alturas de eleições, é areia para os nossos olhos, porque só quem não esta dentro da realidade é que pode esperar que neste momento que a CML nos entregue de mão beijada lotes de terreno, isso só vai acontecer depois de muita luta com a Câmara
Temos que ser realistas, a CML neste momento não vai entregar nem um lote de 50m2, portanto só depois de sabermos o que temos é que podemos projectar.
Não acredito que seja autorizado alguma alteração ao Complexo do Restelo.


quarta 03 dezembro 2008
21:02 - Intercalar: Belenenses goleia e segue para os «quartos» - ABOLA.PT
O Belenenses venceu esta tarde em Torres Vedras o Torreense por 6-0, em jogo da 5.ª jornada da Zona Sul da Liga Intercalar e junta-se ao Mafra nos quartos-de-final.

21:00 - Liga Intercalar: Mafra e Belenenses nos "quartos" - CFBELENENSES.BLOGSPOT.COM
- " VITÓRIAS SOBRE E. AMADORA E TORREENSE

O Mafra, que superou o E. Amadora por 3-1, sagrou-se esta tarde campeão de Inverno da Zona Sul da Liga Intercalar, enquanto o Belenenses assegurou a outra vaga nos quartos-de-final da competição.

A equipa orientada por Filipe Ramos, que venceu o Benfica e o Sporting, triunfou hoje com golos de Bonifácio, Dário Cardoso e Cláudio Oeiras. Pelo Estrela marcou João Coito.

O Belenenses goleou fora o Torreeense por 6-0, juntando-se ao Mafra no apuramento para os quartos-de-final, que serão jogados após o Campeonato de Primavera. Os golos azuis foram marcados por João Paulo, Porta (2), Maykon, André Almeida e Sérgio Organista.

O Benfica-Sporting, que fecha a ronda e o Campeonato de Inverno, decorre neste momento no Seixal, com os leões a vencerem por 1-0 aos 15'.


10:30 - Reunião pacífica - CFBELENENSES.BLOGSPOT.COM
- "AZUIS FORAM AO SINDICATO
João Barbosa e João Freitas reuniram-se, ontem, com Joaquim Evangelista na sede do Sindicato dos Jogadores. Na sequência das notícias e entrevistas recentes, o Belenenses e a entidade sindical que representa os atletas trocaram impressões e aproximaram-se.
?Explicaram a situação do clube e a caracterização do plantel, com jogadores a mais. Têm problemas para resolver e nós garantimos todo o empenhamento e colaboração. A reunião decorreu com lisura, correcção e com total disponibilidade das partes?, referiu Joaquim Evangelista.
Em termos desportivos, o plantel fez, ontem, dois treinos. Cândido Costa treinou-se à parte devido a uma entorse no tornozelo direito contraída frente ao Marítimo, mas deve estar apto para defrontar, sábado, o Nacional.

- "Reunião com o Sindicato

Direcção azul pediu apoio para conversações que futuramente manterá com atletas O presidente João Barbosa e o director desportivo João Freitas estiveram ontem reunidos com Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores. O encontro serviu para os dirigentes azuis darem a conhecer a situação actual do clube, tendo solicitado o apoio sindical para eventuais situações em que terão de dialogar termos contratuais com os jogadores. «O Sindicato é um parceiro e pode ser útil», disse Evangelista.

- "Cândido Costa continua em dúvida para a Choupana
Cândido Costa ainda não recuperou da entorse no tornozelo direito, contraída no jogo com o Marítimo e está em dúvida para a visita ao reduto do Nacional. O lateral-direito treinou de forma condicionada nas sessões de ontem, após folga dupla
- " "El Pibe" do Restelo a crescer na serra
Diego Roque Navarro - assim se chama o argentino de 19 anos que aterrou em Portugal em Setembro do ano passado para agarrar a aventura europeia proporcionada pelo Belenenses. Vindo da escola de futebol "Crecer", uma filial do Bordéus, de França, Diego integrou-se no plantel júnior do clube do Restelo, mas apenas em Dezembro, devido a um problema burocrático, se tornou opção. A época terminou, e ao lateral-esquerdo foi dito que seria difícil que se integrasse no plantel profissional na primeira época de sénior. Não, não eram dúvidas sobre o valor do jogador: o contrato assinado por cinco épocas é a prova disso. Sendo assim, ir para o Covilhã por empréstimo, ganhar minutos e experiência, foi algo fácil de aceitar. Diferenças? "Lisboa é muito grande", atira de imediato. E há outra: o frio. Mas Diego garante já estar "habituado" e, com o amigo Scoppa, o outro argentino do plantel, passa os dias no hotel onde está hospedado, ouve música e passeia pelo centro comercial. Habituado, por força das circunstâncias, a estar longe da família, Diego não sabe como será o Natal, uma vez que poderá passá-lo em Portugal. São sacrifícios que o fã de Demichelis (Bayern) e Messi (Barcelona) aceita e entende como necessários para chegar longe, muito longe na carreira. Para já, tudo tem valido a pena.
Regresso a Belém à vista
Diego agarrou a titularidade no Covilhã na terceira jornada e desde então não mais saiu do onze. Aliás, jogou os 90 minutos de todas as partidas e pode gabar-se de não ter visto qualquer amarelo. Com a cotação a subir, já se especula sobre o seu regresso ao Belenenses na reabertura do mercado. Diego garante não saber de nada, mas parece escrito que será uma questão de tempo. Até lá, o Covilhã aproveita.

09:00 - Não Saber Matemática! Estão Explicadas as Compras por DVD - BELEMLIVRE.BLOGSPOT.COM
Relato de uma Professora:
Na semana passada comprei um produto que custou 1,58?.
Entreguei na caixa 2,00? e tirei da minha bolsa 8 cêntimos, para evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou no dinheiro e ficou a olhar para a máquina registadora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 cêntimos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou a contar isto? Porque me dei conta da evolução do ensino da matemática desde 1950,que foi assim:

1. Ensino da matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por ?100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por ?100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de
venda ou ?80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por ?100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é ? 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por ? 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é ?80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )? 20,00 ( )?40,00 ( )?60,00 ( )?80,00 ( )?100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por ? 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é ? 80,00.
O lucro é de ? 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por ?100,00.
O custo de produção é ? 80,00.
Se você souber ler coloque um X no ? 20,00.
( )? 20,00 ( )?40,00 ( )?60,00 ( )?80,00 ( )?100,00
"Belém Livre" (http://belemlivre.blogspot.com)


01:00 - A caminho da 2ª divisão - CANTOAZULAOSUL.BLOGSPOT.COM
O Cajuda é um treinador odiado ou não querido no Restelo, porque quando lhe deram a possibilidade de treinar o Belenenses, já estava imposto uma miserável equipa que acabaria por descer de divisão, sendo certo que começámos o campeonato com o Mladenov como treinador.

Ou seja, nesse ano, fosse qual fosse o treinador, o Belenenses deceria sempre de divisão e se a memória não me atraioçoa, até ficámos em último lugar.

E quem era o presidente? Ramos Lopes, o qual delineou a estartégia da descida sem grandes alaridos entre os associados, tal qual se fez este ano a permitir-se que os Sequeiras e o Ramos do costume tomassem de novo conta disto, sempre por interpostas pessoas.

Em 2008,Fernando Sequeira ou foi uma apanha de Ramos Lopes ou uma apanha de Sequeira Nunes ou um misto de apanha dos dois, sendo certo que também estivemos em risco de descer em 2003 sendo salvos pelo Moreirense, após diversas fases de asneira do Sequeira Nunes.

Em 2006, com a asneira da contratação do Couceiro mais uns trabalhinhos por fora de alguns empresários lá fomos directos ao inferno da descida, só salvos pela questão do Mateus. Soube não há muito tempo que o Couceiro foi imposto ao Belenenses por dentro do Belenenses eque pouca margem de manobra restaria ao Cabral Ferreira na contrataçõa de outro treinador que não fosse o cliente do barbeiro do Restelo.

Ou seja, a descida de divisão do Belenenses em futebol passou a ser fenómeno ciclíco, estrutural, para fazer face aop imenso ecletismo defendido pelos dirigentes do meu Clube que se refugiam no covil dos anciãos.
Recordemos aqui os naos de descida efectiva: 1998, 2003, 2006 e o que ora se vai vendo. Ah! Não descemos em 2003 e em 2006, pois não, mas fizemos tudo para descer, tal qual se está a fazer agora tudo para descer.
Recodemos a teoria de Ramos Lopes em 1997 para descer: um passo atrás para dar dois em frente. E agora, qual é a teoria?

João Barbosa é, a meu ver, o porta-voz mais activo desse covil de malandros e é ele que se diz liderar uma Comissão de Gestão que não gere coisa alguma.

O resultado do final da conversa no que ao futebol diz respeito será a inevitável descida de divisão, podendo ele defender-se que foi o Sequeira que lixou aquilo, como já o fez na entrevista ao pasquim-mor.

Não vejo volta a dar àquela coisa chamada de equipa de futebol que não seja a descida à Vitalis.

Venha o treinador que vier e até acredito que este que lá está é apenas um treinador de sucesso ao serviço do Boavista do clâ Loureiro. Não do actual Boavista.

De resto, fora do Boavista ele já fez descer ou contribuiu decisivamente para tal para a descida do Vitória de Guimarães e supunha eu que ele chegava e punha aquela malta a jogar. Tal e qual o Cajuda por cá.

Mas não, anda em experiências.

Acabamos o campeonato em último e em experiências.

Entretanto, o chamado núcleo duro dos sócios do Belenenses que se dizem acima de qualquer suspeita, dos que vão a todas e não ficam pelo sofá, sempre terão o futsal para ir dando uns pulinhos.

E, pronto, fechem, o Futebol que é uma grande chatice para aquele conselho de anciãos, para aquela ilegal Comissão de Gestão e tivesse eu saúde já teria impugnado administrativamente a ratificação de tal eleição.

Interrogo-me quanto ao futuro das ditas grandes modalidades caso o Belenenses desça à 2ª divisão.

Merecem elas ficar nas respectivas primeiras divisões ou fecha-se a torneira do dinheiro e desvia-se finalmente, por uma vez, as atenções ao futebol?


terça 02 dezembro 2008
10:00 - Azuis discutem as crises - CFBELENENSES.BLOGSPOT.COM
- "Jaime Pacheco assustado com resultados pede reforços. Dirigentes sensíveis ao pedido vão estudar possibilidades mas o dinheiro que havia já se gastou no Verão. Assembleia para explicar passivo poderá ser ainda em 2008 .
JAIME PACHECO disse-o publicamente depois da derrota com o Marítimo em casa e também o tem feito chegar por portas mais oficiais aos dirigentes do Belenenses: precisa de reforços para retocar a péssima pintura do plantel feita esta época. Fá-lo com a legitimidade de quem nem sequer estava no clube pelo Verão.
Com o Belenenses preocupantemente nos lugares de despromoção depois do referido deslize com os madeirenses, os dirigentes vão reunir-se hoje ? tratar-se-á da habitual reunião semanal ontem adiada em virtude do feriado ? e em cima da mesa estarão, essencialmente, dois assuntos, segundo as informações recolhidas junto do clube:
- agendamento de uma assembleia geral para explicar aos sócios os números do passivo do clube (superior a dez milhões de euros) e também a debilidade financeira da SAD, ainda em real contabilização;
- a possibilidade de reforçar a equipa em Janeiro e de ir ao encontro dos pedidos de Jaime Pacheco e das carências evidentes da equipa, nomeadamente no ataque.
Resolver erros seria errar
Para lá das reuniões, ao nível dos adeptos, o que salta à vista neste Belenenses é um choque ruidoso entre as necessidades de uma equipa fraca e com resultados muito abaixo do esperado ? para não lembrar a aposta falhada em Casemiro Mior ? e a incapacidade financeira para a melhorar do pé para a mão.
No fundo, o comboio azul é um encaixe incompreensível de vagões de erros: 16 reforços que não tornaram a equipa mais forte e logo representam dinheiro perdido; mudança precoce de equipa técnica; bombinhas de maus resultados financeiros que vão estourando e ganhando corpo nas mãos de quem pegou no clube; saída da Taça de Portugal e um penúltimo lugar na Liga; descontentamento generalizado dos adeptos. Um Belenenses em recessão e, louve-se o comportamento do presidente João Barbosa, aparentemente pouco inclinado para fugas para a frente e para nova entrada de craques de meia tigela em Janeiro. Porque tentar resolver os erros dessa forma seria voltar a errar.
Consequências das palavras
Jaime Pacheco, por ter pedido jogadores, fez duas coisas: para dentro do grupo deixou passar uma mensagem de incapacidade para, tal como está, alcançar os objectivos da época; para dentro da SAD deixou passar uma outra mensagem, uma de dissimulada pressão para encontrar reforços mesmo sem dinheiro.
Só nesta especialização rara de comprar sem gastar poderá estar a solução do Belenenses para esta temporada. Vale, aqui, o conhecimento que Pacheco tem do mercado português, mas talvez nem isso sirva para encontrar soluções, sobretudo porque a maior incompetência da equipa tem sido a finalização ? seis golos em dez jogos são uma tristeza ? e bons avançados disponíveis a meio da corrida não há muitos e os que há custam o que o Belenenses não tem.
Encontra-se o Belenenses com as debilidades encontradas e assumidas pela equipa técnica, com os dirigentes sensíveis e disponíveis para as atenuar, mas cientes de que não há condições para os resolver efectivamente. Este mês será importante para perceber até que ponto Pacheco será capaz de compreender essa conjuntura e dará ou não mostras de estar absolutamente comprometido com um clube para já impossibilitado de fazer outra navegação que não à vista.
- " Paulista e Alício saem esta semana

Conversas evoluíram e soluções estão à vista para dois casos complicados no Belenenses Os jogadores Evandro Paulista e Alício Julião deverão deixar o Belenenses ainda durante esta semana, de acordo com informações recolhidas junto de fontes ligadas ao processo. Depois de um jogo de propostas e contrapropostas, estão iminentes os acordos que irão colocar fora do Restelo dois jogadores que se revelaram apostas falhadas para esta temporada.
Depois das saídas de Júnior Negão e Vanderlei, estão agora próximo de resolução mais dois problemas.
Um outro, porém, irá demorar mais tempo: Edimilson. O jogador tem defendido com cautela os seus interesses e tem-se batido com alternativas às sugestões de rescisão apresentadas pelo Belenenses. Um acordo está ainda a relativa distância. A redução da massa salarial do plantel, considerada pelos actuais dirigentes incompatível com as dificuldades financeiras crescentes, é urgente e igualmente a única forma de poder pensar em reforçar a equipa. Mesmo que entrem jogadores sem custos, será necessário pagar-lhes salários e isso apenas será possível se entretanto deixarem de ser pagos vencimentos a jogadores sem lugar.

- "Pior registo do século à 10.ª jornada da Liga
PACHECO TEM 20 JOGOS PARA INVERTER ESTATÍSTICA ADVERSA
O Belenenses está a rubricar o pior arranque deste século na Liga. Pela primeira vez neste período os azuis chegam à 10.ª jornada com uma pontuação só de um dígito (7), repetindo o 15.º lugar da época de 2005/06. Então, a equipa orientada por Carlos Carvalhal e José Couceiro acabou nessa posição salvando-se da despromoção devido ao célebre Caso Mateus, o qual empurrou o Gil Vicente para a descida.
Na altura, o campeonato era disputado por 18 equipas pelo que o cenário agora ? numa Liga a 16 ? é mais negro já que os azuis estão à frente de apenas uma equipa (Rio Ave) em vez de três e há menos 4 jornadas para recuperar na tabela.
Jaime Pacheco tem, por isso, uma tarefa dura pela frente até porque o calendário até final da 1.ª volta é complicado. Se não, vejamos: Nacional (F), Trofense (C), Sp. Braga (F), Rio Ave (F) e Benfica (C). Urge, portanto, reagir para encetar a tão desejada recuperação de modo a evitar o que aconteceu em 1997/98, época da última despromoção. Então, os azuis eram orientados por Manuel Cajuda e chegaram à jornada 10 na 17.ª e penúltima posição com 8 pontos. Ou seja, mesmo nessa temporada para esquecer, o Belenenses tinha mais pontos do que agora. Tão longe dos 19 que Marinho Peres tinha em 2000/01.
Mais informação na edição impressa de Record

- " Início semelhante à última descida
Após dez jogos, o Belenenses soma apenas sete pontos e está em lugar perigoso na classificação. É preciso recuar até à época 1997/1998 para encontrar um arranque tão pobre. Uma temporada de má memória para a formação do Restelo, que acabou por descer de divisão, fruto do último lugar na tabela classificativa. À 10ª jornada, os azuis ocupavam também a penúltima posição no campeonato, com apenas mais um ponto que a equipa agora treinada por Jaime Pacheco. As semelhanças não se ficam por aqui. Por essa ocasião, já tinha havido troca de treinadores em Belém, com Manuel Cajuda a substituir o búlgaro Stoycho Mladenov à 7ª jornada. Em termos de golos, o Belenenses apenas marcou seis golos - é um dos piores ataques da Liga -, números iguais ao da equipa de então, que tinha consentido doze tentos, menos dois que neste momento. Refira-se, contudo, que em 2006/2007, temporada em que os azuis do Restelo se classificaram para a Taça UEFA, a formação comandada por Jorge Jesus tinha apenas mais um golo. Para tentar inverter esta situação negativa, o plantel do Belenenses regressa hoje aos treinos, para preparar o jogo, do próximo sábado, contra o Nacional.

09:00 - Tempos Modernos (V) - BELEMLIVRE.BLOGSPOT.COM
Modalidades? Sim... mas poucas.
Penso que estamos chegados a um ponto sem retorno da nossa história azul sem riscas não nos restando outras alternativas senão repensar estruturalmente o clube. Tal passa sem dúvida, em meu entender, por fazermos uma suspensão do juízo e escolhermos realmente que tipo de clube é que queremos ser e ter. Debater com elevação sobre o clube, independentemente, das sensibilidades, das incomodidades, das igrejinhas, das paróquias, das capelinhas, das facções, das secções. O clube é só um, não é de ninguém sendo, simultaneamente, de todos!

O CFB não soube conviver com a implantação de outros clubes em Lisboa e o seu acentuado sucesso desportivo, quer isso se deva ao mérito desportivo, ao poderio económico, aos favores políticos e a outras cambiantes menos claras. O CFB cresceu, mas de certo modo deixou de saber qual o melhor rumo. Envelheceu antes de tempo e foi perdendo referências de juventude na sua massa associativa com sucessivas direcções a dirigir para dentro?privilegiando interesses «familiares» ocultos.

Por outro lado e por uma questão de natureza não - conjuntural, mas própria do estar e do sentir singular de um clube que, surge em 1919 e, teve que conquistar espaço no panorama desportivo, cultural e de formação humana de homens e mulheres ligados ao fenómeno desportivo. Não se estranha neste sentido que surgisse uma vaga de modalidades, traduzindo as diferentes sensibilidades desportivas, dessas nossas gentes azuis sem riscas, dos tempos da fundação.
Essa foi decididamente uma opção estratégica. Promover a proliferação das diferentes modalidades e disciplinas desportivas como forma também de ir ao encontro do maior número possível de adeptos e assim construir uma base sólida de fiéis seguidores.

Mas tudo isto sucede num tempo em que imperava o amadorismo e um certo espírito olímpico nestas realidades e o fenómeno desportivo estava ainda a léguas de ser aquilo que hoje representa para as nações, sociedades humanas, para o universo económico e financeiro, para a comunicação humana, clubes, atletas e população em geral.

A existência ou não das chamadas modalidades é uma opção estratégica que não deve depender das conjunturas. Todavia podemos talvez, hoje, ao fim de 89 anos de existência equacionar seriamente (caso entendamos que a experiência passada nos pode ajudar a iluminar o futuro) se, para estabilizar desportiva, financeira, administrativa, infra-estrutural e humanamente o Belenenses, o modelo de gestão desportiva do clube não deverá contemplar uma redução séria das ditas modalidades ainda por cima ditas amadoras?

Que clube se pode permitir, qual aristocrata falido, albergar uma miríade de modalidades e ainda assim, contra todos os ventos e marés, persistir numa inane teimosia eclética? Será que é por aí o caminho viável do CFB? É isso que uns e outros querem? Ou melhor é isso que a vaidade e os interesses pessoais, as mesquinhas lutas de poder que grassam no clube almejam? Acaso o Belém pertence a esses que dele gostam apenas, o suficiente para se porem nos bicos dos pés que não têm ou, dele fazerem trampolim para actividades impróprias ao belenensismo?

Sou do Belém desde que nasci e antes de mim já o meu pai e o meu avô também o eram. Por certo, tal como muitos de nós que aqui escrevem e tal como muitos dos azuis sem riscas que não vergam à estarolo - dependência. Também gostava que o Belém tivesse modalidades que fossem do Futebol ao Berlinde, do Rugby ao Chinquilho e sempre?SEMPRE? para ganhar em qualquer campo fazendo alarde da grandeza da cruz de cristo!

No Belém não pode haver outra mentalidade que não seja uma cultura de vitória porque a alternativa a esta cultura de vitória é a mediocridade e por aí já nós andamos há demasiado tempo. Não é, por isso, possível nem sensato ter tantas modalidades e todas ganhadoras por igual porque não somos adversários de nós próprios. Mas também porque não é exequível e o expansionismo eclético nunca foi sinónimo de crescimento, progresso e desenvolvimento por si só.

No plano desportivo contemporâneo e, se as aprendizagens que fazemos com os outros, também servem para melhor vislumbrarmos o rumo estratégico a delinear, talvez devamos perceber que é incomportável alimentar, para além do futebol, muito mais do que 3 ou 4 modalidades com condições de gestão que permitam navegabilidade segura e em qualidade. Sendo que essas modalidades deverão funcionar como unidades de negócio autónomas, mas supervisionadas pelo clube.

Ter muitas opções num plantel de uma equipa de futebol não significa, necessariamente, ter qualidade nesse plantel. Ter muitas modalidades não significa, necessariamente, que somos um clube rico ou até um rico clube. É precisamente por não sermos um clube de nababos das arábias que urge travar a fundo nas modalidades e delas colher apenas as que são viáveis económica e financeiramente e com proventos desportivos acima de qualquer suspeição.

Talvez por isso, em virtude de muitos delírios com os ecletismos menos coerentes com a viabilidade do projecto cultural e desportivo do Belenenses, chegamos a 2008 em plena crise existencial! Porque o nosso grande deficit estratégico é não sabermos ainda o clube podemos e queremos ser! Vivemos uma crise de identidade clubística que tem sido perversa e auto - fágica!

Julgo ser chegado o momento de nos decidirmos a respeito do rumo que queremos trilhar pois, só assim saberemos se alguma vez chegaremos a ser o que escolhemos ser! Modalidades ganhadoras serão todas. Humana e institucionalmente. Mas desportivamente só algumas! São essas que teremos que considerar seriamente pois, deverão afinar por um registo competitivo de altíssima qualidade. O que significa não só ganharmos títulos nas competições em que participarmos, mas fundarmos nessas modalidades toda uma filosofia de jogo e formação à Belenenses!
"Belém Livre" (http://belemlivre.blogspot.com)


01:00 - Clube, 7 - SAD, 2 - CANTOAZULAOSUL.BLOGSPOT.COM
Tive a paciência de ler a entrevista a entrevista ao actual líder da Comissão de Gestão do meu Clube para averiguar que novidades ele me traria de diferente da realidade por mim conhecida e bastas vezes aqui denunciada vezes sem conta do estado actual das finanças do meu Clube.

Se os consócios julgam que nesta matéria eu era fiel ao pensamento de Cabral Ferreira, seria bom que me tivessem lido, porque até ele sabia que eu não concordava com o laisser-faire laisser- passer existente no Clube.

Vejamos que nos últimos anos, mandatos de Sequeira Nunes e Cabral Ferreira, foi um fartar de vilanagem para acabar com o que restava da saúde finaceira do nosso Clube, dado que o Triatlo, a Natação de Competição, o Futsal e o Basquetebol profissional tiveram o cunho dos mandatos dos dois últimos presidentes, execeptuando aqui o fugitivo, o qual, espero bem, que não metam lá o quadro com a foto dele, ou quanto muito da bandeira dos piratas do Reino do Peter-Pan.

O caso basquetebol assumiu, antes da cosumação do despesismo, raias de rídiculo protagoniozados justamente por João Barbosa, o qual teve o condão de levar por 3 anos consecutivos da 2ª à 1ª divisão, uma equipa que para la tinha descido por efeitos da competição.
SE acaso descermos no futebol espera-se idêndito afinco do João Barboa para amnter o Clube na I Liga e recordo, para já, que devíamos jogar o resto do campeonato sob protesto, dado que há equipas que já não cumprem com os seus deveres salariais.

As modalidades custam dinheiro e vem agora João Barbosa desdizer parcialmente aquilo que já se sabia, ou seja, vai ser instituído a figura do referendo para que sejam os sócios a decidirem em nome das direcções se fechamos ou não com amadoras de competição profissional que nos levam anualmente, pelo menos, cerca de 2 milhões de euros aos quais há a adicionar os custos indirectos de instalações e pessoal, coisa que fica em algo como mais ou menos mais de 5 milhões ao ano.

Vale isto por dizer que nenhuma direcção passa a ser autónoma nas sus linhas programáticas em conceber um modelo de gestão para o Clube na óptica de quem concorre, mas sim na óptica de João Barbosa, que é como quem diz, a generalidade dos membros afectos aos Coronéis, Sequeira Nunes e Ramos Lopes e afilhados.

Como todos sabemos e João Barbosa teve o cuidado de acentuar este estúpido serviço à sociedade civil e à cidade de Lisboa que, pelos vistos, apenas tem a contrapartida da despesa por parte do Belenenses.
Queremos depois contestar que estamos a ser lesados por SAD's fiananciadas pelas autarquias, quando é certo que nem nós finaciamos o futebol.

E neste capítulo João Barbosa está caduco e fora de tempo, porque não é concebíbel que um clube fundado para o futebol tenha as suas amarras e a sua sobrevivência colocada em causa pelas modalidades de competção.

Também se fica a saber que neste momento, após a rescisão dos craques deo fugitivo, o passivo do Clube bate o passivo da SAD pela marca de 7-2, valores em milhões de euros.

E ficou-se a saber que a auditoria encomendada apenas abrangia o ano de 2007, o qual nem sei como podia ser auditado, por inexistência de fecho de contas e muito menos que as mesmas tivessem sido aprovadas pelso seus representantes, isto é, os associados.

Mas cabe aqui reflectir de quem devia ser objecto de umprocesso crime por gestão danosa.
Se o ano de 2007, se o curto mandato dos fugitivos, já que ficou provado na última AG da SAD que esta teve lucro e de repente com a assinatutura de Jaime Freitas, F. Sequeira e com o beneplácito de Nélson Soares, lá um prejuizito de 3 milhões para compruir...

E 3 milhões em quê? Em pernas de pau.
Ora tomem lá os ditos, aos quais se podiam somar os centrais todos que lá temos.

Pobre Clube este que volta que volta fica à mercê, com o beneplácito de um grupo de associados, os mesmos que quiseram correr com Cabral Ferreira, de aventureiros e até fizeram, alguns deles de mestres de cerimónia do enterro do Futebol Profissional.

Parece que vai ser marcada uma Assembleia Geral para Janeiro, o que já se faz tarde, devendo nessa AG decidir-se pela viabilidade financeira do Clube acabando-se de vez com o que nos trás má saúde e nos mina por dentro.

Já agora, será necessário que Nélson Soares tenha lugar como funcionário do Clube ou bastaria o pagamento de uma avença?


segunda 01 dezembro 2008
19:02 - Belenenses 0-0 Inst.D.João V (1ª parte a decorrer) - CFBELENENSES.BLOGSPOT.COM
Jogo da 8ª jornada do Campeonato FUTSAGRES

Pavilhão do Restelo

Árbitros: Rui Carmo e Helder Pinto da AF do Algarve

Belenenses: Marcão, Jardel, Miguel Almeida, Pedro Cary e Diego Sol

Marcha do marcador: 0-0

Incidências:
- Dificuldades da equipa Azul entrar na muralha defensiva adversária.
Ao minuto 4, o marcador regista, 0-0.
- minuto 4 e 20 seg assinalada a primeira falta ao Belenenses por corte de Pedro Cary.
- minuto 5 sai Pedro Cary, entra Caio Japa e é assinalada a 1ª falta ao Inst.D.João V.


19:02 - DIRECTO: Belenenses 3-1 Inst. D.João V (2ª parte a decorrer) - CFBELENENSES.BLOGSPOT.COM
Jogo da 8ª jornada do Campeonato FUTSAGRES

Pavilhão Acácio Rosa

Árbitros: Rui Carmo e Helder Pinto da AF do Algarve

Belenenses
- Equipa Inicial: Marcão, Jardel, Miguel Almeida, Pedro Cary e Diego Sol
Entraram: Caio Japa, Marcelinho, Drula, Renato, Paulinho

Marcha do marcador: 1-0 por Drula aos 10'; 2-0 por Renato Barbosa aos 11'; 2-1 por Miguel aos 19'; 3-1 por Renato Barbosa aos 31'

Incidências:
- Dificuldades da equipa Azul entrar na muralha defensiva adversária.
Ao minuto 4, o marcador regista, 0-0.
- minuto 4 e 20 seg assinalada a primeira falta ao Belenenses por corte de Pedro Cary.
- minuto 5 sai Pedro Cary, entra Caio Japa e é assinalada a 1ª falta ao Inst.D.João V.
- Minuto 6, 2ª falta assinalada contra o Belenenses. Saiu Diego e entrou Marcelinho.
- Saiu Jardel entrou Drula.
- Excelente remate de Miguel Almeida a que o guardião contrário correspondeu com boa defesa. Na jogada de resposta boa defesa de Marcão .
- Minuto 10, GOOOOOLLLLLLOOOO DE DRULA !!! Num potente remate a meio do meio campo adversário.
- Minuto 11 assinalada 2ª falta ao Inst.D.João V, na sequência da falta remate directo de RENATO BARBOSA E .....GOOOOOLLLLLLOOOO !!!!!
- Nos últimos minutos rotação da equipa por parte de Alípio Matos com constantes entradas e saídas.
- Minuto 14 assinalada a 3ª falta à equipa adversária. Excelente contra-ataque Azul com Paulinho a rematar a escassos centímetros do poste
- Minuto 15, Contra-ataque de Jardel com um defesa adversário quase a introduzir a bola na própria baliza.
- Minuto 17 assinalada 4ª falta ao Inst. D. João V, passados 20 segundos assinalada a 5ª falta
- Minuto 18, assinalada a 4ª falta ao Belenenses. Desconto de tempo por parte do Inst. D. João V
quando falta um minuto e dezasseis segundo para o intervalo, com o Belenenses a vencer por 2-0.
- Minuto 19, bom remate de Renato a que o guardião contrário correspondeu com boa defesa.
- Quando falta 16 seg. para o final o Inst.D.João V reduz para 2-1 por intermédio de Miguel.

INTERVALO: Belenenses 2-1 Inst. D. João V

Comentário:
Resultado escasso para tanto domínio e oportunidades fabricadas. O Instituto chegou ao golo numa jogada de contra-ataque originado por uma perda de bola no ataque Azul. A nossa equipa demonstrou paciência e calma para conseguir entrar na férrea defesa adversária.
-2ª parte iniciada
- 1ª falta assinalada ao Belenenses.
- ao minuto 22, assinalada a 2ª falta ao Belenenses.
- Bola na trave da baliza de Marcão, no seguimento dum pontapé de baliza e desvio de cabeça dum jogador do Instituto.
- Minuto 24, assinalada 3ª falta ao Belenenses. Decorridos 25 segundos e ....assinalada a 4ª falta ao Belenenses.
Belenenses a dar-se mal com o pressing da equipa adversária.
- Minuto 25 excelente remate de Miguel Almeida com grande defesa do guardião pombalense.
- Minuto 27, 1ª falta assinalada ao Instituto e cartão amarelo a Batalha por agarrar Jardel quando este se isolava só com o guardião pela frente.
- Minuto 29, Renato na marca de penalty recebe a bola, roda e remata para defesa apertada do guardião adversário.
- Minuto 30, assinalada a 2ª falta ao Instituto, Renato desfere potente remate.
- Minuto 31, GGGGOOOOOLLLLLO de RENATO BARBOSA !!!! O guarda-redes André defende a bola já dentro da baliza e após protestos vê o cartão Amarelo.
- Minuto 32, assinalada a 3ª falta ao Instituto.
- Minuto 33, assinalada a 4ª falta ao Instituto.


19:02 - DIRECTO: Belenenses 4-1 Inst. D.João V - CFBELENENSES.BLOGSPOT.COM
Jogo da 8ª jornada do Campeonato FUTSAGRES

Pavilhão Acácio Rosa

Árbitros: Rui Carmo e Helder Pinto da AF do Algarve

Belenenses
- Equipa Inicial: Marcão, Jardel, Miguel Almeida, Pedro Cary e Diego Sol
Entraram: Caio Japa, Marcelinho, Drula, Renato, Paulinho

Marcha do marcador: 1-0 por Drula aos 10'; 2-0 por Renato Barbosa aos 11'; 2-1 por Miguel aos 19'; 3-1 por Renato Barbosa aos 31'; 4-1 por Drula aos 37'

Incidências:
- Dificuldades da equipa Azul entrar na muralha defensiva adversária.
Ao minuto 4, o marcador regista, 0-0.
- minuto 4 e 20 seg assinalada a primeira falta ao Belenenses por corte de Pedro Cary.
- minuto 5 sai Pedro Cary, entra Caio Japa e é assinalada a 1ª falta ao Inst.D.João V.
- Minuto 6, 2ª falta assinalada contra o Belenenses. Saiu Diego e entrou Marcelinho.
- Saiu Jardel entrou Drula.
- Excelente remate de Miguel Almeida a que o guardião contrário correspondeu com boa defesa. Na jogada de resposta boa defesa de Marcão .
- Minuto 10, GOOOOOLLLLLLOOOO DE DRULA !!! Num potente remate a meio do meio campo adversário.
- Minuto 11 assinalada 2ª falta ao Inst.D.João V, na sequência da falta remate directo de RENATO BARBOSA E .....GOOOOOLLLLLLOOOO !!!!!
- Nos últimos minutos rotação da equipa por parte de Alípio Matos com constantes entradas e saídas.
- Minuto 14 assinalada a 3ª falta à equipa adversária. Excelente contra-ataque Azul com Paulinho a rematar a escassos centímetros do poste
- Minuto 15, Contra-ataque de Jardel com um defesa adversário quase a introduzir a bola na própria baliza.
- Minuto 17 assinalada 4ª falta ao Inst. D. João V, passados 20 segundos assinalada a 5ª falta
- Minuto 18, assinalada a 4ª falta ao Belenenses. Desconto de tempo por parte do Inst. D. João V
quando falta um minuto e dezasseis segundo para o intervalo, com o Belenenses a vencer por 2-0.
- Minuto 19, bom remate de Renato a que o guardião contrário correspondeu com boa defesa.
- Quando falta 16 seg. para o final o Inst.D.João V reduz para 2-1 por intermédio de Miguel.

INTERVALO: Belenenses 2-1 Inst. D. João V

Comentário:
Resultado escasso para tanto domínio e oportunidades fabricadas. O Instituto chegou ao golo numa jogada de contra-ataque originado por uma perda de bola no ataque Azul. A nossa equipa demonstrou paciência e calma para conseguir entrar na férrea defesa adversária.
-2ª parte iniciada
- 1ª falta assinalada ao Belenenses.
- ao minuto 22, assinalada a 2ª falta ao Belenenses.
- Bola na trave da baliza de Marcão, no seguimento dum pontapé de baliza e desvio de cabeça dum jogador do Instituto.
- Minuto 24, assinalada 3ª falta ao Belenenses. Decorridos 25 segundos e ....assinalada a 4ª falta ao Belenenses.
Belenenses a dar-se mal com o pressing da equipa adversária.
- Minuto 25 excelente remate de Miguel Almeida com grande defesa do guardião pombalense.
- Minuto 27, 1ª falta assinalada ao Instituto e cartão amarelo a Batalha por agarrar Jardel quando este se isolava só com o guardião pela frente.
- Minuto 29, Renato na marca de penalty recebe a bola, roda e remata para defesa apertada do guardião adversário.
- Minuto 30, assinalada a 2ª falta ao Instituto, Renato desfere potente remate.
- Minuto 31, GGGGOOOOOLLLLLO de RENATO BARBOSA !!!! O guarda-redes André defende a bola já dentro da baliza e após protestos vê o cartão Amarelo.
- Minuto 32, assinalada a 3ª falta ao Instituto.
- Minuto 33, assinalada a 4ª falta ao Instituto.
- Minuto 34, assinalada a 5ª falta ao Belenenses.
- Minuto 35, desconto de tempo pedido pelo Instituto D. João V. E a partir do qual esta equipa passou a jogar com guarda-redes avançado.
- Minuto 37, excelente contra-ataque de Paulinho que serve primorosamente DRULA e .... GGGGGOOOOOOOOLLLLLOOOOO !!
- Minuto 40, assinalada 5ª falta ao Instituto e cartão amarelo a Nino

FINAL: BELENENSES 4-1 Instituto D. João V



15:31 - A Quem Interessar - BELEMLIVRE.BLOGSPOT.COM
Um grupo de jovens licenciados, todos bem sucedidos nas carreiras, decidiram fazer uma visita a um velho professor da faculdade, agora reformado. Durante a visita, a conversa dos jovens alongou-se em lamentos sobre o imenso stress que tinha tomado conta das suas vidas e do seu trabalho (mesmo o voluntário). O professor não fez qualquer comentário sobre isso e perguntou se gostariam de tomar uma chávena de chocolate quente.

Todos se mostraram interessados e o professor dirigiu-se à cozinha, de onde regressou vários minutos depois com uma grande chaleira e uma grande quantidade de chávenas, todas diferentes - de fina porcelana e de rústico barro, de simples vidro e de cristal, umas com aspecto vulgar e outras caríssimas. Apenas disse aos jovens para se servirem à vontade.

Quando já todos tinham uma chávena de chocolate quente na mão, disse-lhes- Reparem como todos escolheram as chávenas mais bonitas e dispendiosas, deixando ficar as mais vulgares e baratas... Embora seja normal que cada um pretenda para si o melhor, é isso a origem dos vossos problemas, e stress, muito stress!

A chávena por onde estais a beber não acrescenta nada à qualidade do chocolate quente. Na maioria dos casos é apenas uma chávena mais requintada e algumas nem deixam ver o que estais a beber. O que vós realmente queríeis era o chocolate quente, não a chávena, mas fostes conscientemente para as chávenas melhores... Enquanto todos confirmavam, mais ou menos embaraçados, a observação do professor, este continuou:

- Considerai agora o seguinte: "A vida é o chocolate quente, o dinheiro e a posição social são as chávenas. Estas são apenas meios de conter e servir a vida. A chávena que cada um possui não define nem altera a qualidade da vossa vida. Por vezes, ao concentrarmo-nos apenas na chávena acabamos por nem apreciar o chocolate quente que alguém nos ofereceu.

As pessoas mais felizes nem sempre têm o melhor de tudo, apenas sabem aproveitar ao máximo tudo o que têm. Vivei com simplicidade. Amai generosamente.

Ajudai-vos uns aos outros com empenho. Falai com gentileza, deixai-vos de hipocrisias. E apreciai o vosso chocolate quente.
"Belém Livre" (http://belemlivre.blogspot.com)


12:31 - Prémios Prestígio - Nomeações 10ª. Jornada - BELEMLIVRE.BLOGSPOT.COM
Atendendo ao somatório das situações vividas durante a última semana e prestações no jogo Belenenses - S. C. Marítimo, o «Belém Livre» nomeou para os prémios em compita, as seguintes Personalidades:

Coração Azul

? Mano;
? Cândido Costa;
? Roncatto;
? Marcelo;
? Jaime Pacheco;


Bundão Azul

? Silas;
? José Pedro;
? China;
? Carciano;
? Júlio César;


PS: Fica ao critério dos Companheiros votarem na Personalidade que entenderem merecer tal distinção esta semana, apenas um nomeado por categoria, podendo ou não justificar as respectivas escolhas. Apenas contarão os votantes devidamente identificados (Nome e Nº de associado ou indicação - Adepto), que votarem directamente nesta caixa de comentários ou utilizando o endereço de email belem. livre@gmail.com, até às 00:00 da próxima sexta-feira.

PS2: O critério de nomeação semanal é da exclusiva responsabilidade do «Belém Livre», somados todos os vectores que entendemos relevantes, verificados ou apurados durante a semana de trabalho do grupo, que culmina com a prestação no jogo da liga. Não existem preconceitos ou candidatos crónicos a cada um dos prémios, o conceito destes prémios, é: mostrem por palavras e actos que honram o Único Clube do Mundo Que Mais Santos (Sócios e Adeptos) Possui Por cm2;
"Belém Livre" (http://belemlivre.blogspot.com)


11:00 - HOJE HÁ FUTSAL !!! - CFBELENENSES.BLOGSPOT.COM
PAVILHÃO ACÁCIO ROSA
Hoje ás 18h
Belenenses- Instituto D.João V


10:45 - Défice de golos agudiza a crise - CFBELENENSES.BLOGSPOT.COM
- " FALTA UM "MATADOR" NO RESTELO
A dificuldade em marcar golos tem sido uma das grandes lacunas do Belenenses, equipa que apresenta um dos piores ataques da prova, com 6 golos em 10 jogos. Basta dizer que dos quatro jogadores já utilizados a ponta-de-lança na Liga, apenas Porta conseguiu marcar (fez o 1-1 frente à Naval). Ou seja, falta um ?matador? à imagem de Garcés, Dady ou Meyong.
Olhando para a estatística, constata-se que Roncatto e João Paulo são os menos produtivos já que continuam em branco após 8 jogos. O uruguaio Porta fez 1 golo nos 7 jogos em que foi utilizado, restando então Marcelo.
O ponta-de-lança brasileiro alinhou apenas em 2 jogos, está em branco, mas a forma como mexeu no jogo diante do Marítimo ? obrigou Marcos a uma defesa de recurso e ganhou uma série de lances ? podem valer-lhe a entrada na luta pela titularidade.
Refira-se que Zé Pedro (2), Rodrigo Arroz, Vinícius e Wender fizeram os restantes golos dos azuis.
-" Evangelista: «Sindicato nunca se furtou ao diálogo»

MOSTRA DISPONIBILIDADE PARA FALAR COM O BELENENSES
O Sindicato de Jogadores está ?disponível? para conversar com o Belenenses. A garantia é dada por Joaquim Evangelista depois de JoãoBarbosa, presidente da Comissão de Gestão e da SAD dos azuis, ter estranhado e criticado a indisponibilidade do líder sindical.
Barbosa declarou, em entrevista ao Record publicada na nossa edição de ontem, estar à espera de uma reunião com Evangelista. ?Conforme nosso pedido há muito tempo?, esclareceu João Barbosa. O presidente do Sindicato de Jogadores confirma, por seu turno, ter sido contactado no âmbito do processo dos jogadores que foram dispensados, mas que a partir daí também ele ficou à espera...
?Tenho todo o gosto em reunir com oBelenenses?, disse-nos Joaquim Evangelista. ?Não há má vontade. Pelo contrário. Aliás, o Sindicato nunca se furtou ao diálogo com os clubes.?







02:31 - Belenenses ? A situação financeira - FUTEBOLFINANCE.COM
Em entrevista ao jornal Record, o Líder da comissão de gestão do clube, João Barbosa que tomou posse em Setembro, fala da situação financeira que encontrou no clube do Restelo. Confirmando desta forma que o défice de tesouraria nesta temporada ascende aos 3 milhões de Euros. No inicio da época com a intenção de reduzir [...]

01:00 - O prenúncio da fuga dos "fugitivos" - CANTOAZULAOSUL.BLOGSPOT.COM
O signatário e outros bloguistas mantiveram uma relação o mais cordial possível com a menina Tânia Tadeu, a profissional indigitada pela Media Consulting, para imaginem a acreditação dos editores bloguistas a poderem fazerem comentários nos seus blogues pessoais a um mero jogo de futebol.

Para se fazer a idéia de como a Media Consulting procurava monotorizar, leia-se controlar, a opinião dos diversos bloguistas entendia a MC que nós para tecer comentários sobre jogos do nosso Clube, teríamos de ser acreditados, tal e qual como se fossemos um repórter de uma publicação qualquer, desde jornais, revistas ou televisão.

Daí a tal mesa de cronometragem que foi instalada junto à linha lateral, para que a MC pudesse controlar tudo e todos.

Aliás, para a Media Consulting e, em especial para a Tânia Tadeu, apesar de instada a pronunciar-se sobre o crivo á maioria dos blogues dedicados à causa azul, apenas dois foram contemplados na missão de informar o que a MC pretendia fazer ou que se pretendia em cada momento, sendo este blogue um caso de eficiente exclusão, como é óbvio.

Veja-se, por exemplo, este e-mail de MC/Tânia Tadeu dirigido a vários bloguistas no passado dia 18 de Agosto:

Bom dia a todos!

Regressei hoje de férias e percebi que as coisas não correram bem no jogo de apresentação.

Antes de ir de férias enviei toda a informação que tinha sobre pedidos de acreditação às Relações Públicas do Clube.

O mais que posso dizer é que vamos tentar que tudo corra melhor no próximo jogo.

Se desejarem enviarem os nomes das pessoas que pretendem que estejam presentes no próximo jogo em casa estamos à disposição.

Alguma questão não hesite em contactar.

Obrigada.

Atentamente,

Tânia Tadeu

Consultora de Comunicação

Depois, em 19 de Agosto, e face a questões que lhe foram colocadas por dois bloguistas, eis a resposta da D. Tãnia Tadeu:

Sinceramente existem assuntos de que fala que não faço ideia do que seja e acredite que não se trata de não me ?querer fazer entendida?, ?encomendas que não sei se são patrocinadas pela cara Tânia, onde o MAIS FUTEBOL??, enfim?

Quero que compreenda que as acreditações são tratadas por quem sempre o fez no Clube. O que eu faço é passar os pedidos que me chegam, não mando, nem ambiciono isso.

Concordo inteiramente quando diz que não é imprensa e percebo igualmente a vossa determinação e empenho no que diz respeito ao acompanhamento que efectuam nas mais variadas áreas e modalidades do Clube.

Creio que já tinha referido noutro e-mail, que não existe qualquer tipo de tentativa em afastar os blogs da sua função e vontade. São um meio essencial para o Clube, onde os adeptos têm a oportunidade de exporem as suas ideias e se manifestarem.

Não entendo, qual é o problema de enviarem os nomes para a acreditação? Todas as entidades o fazem. Logicamente que no último jogo existiu uma falha, assim como eu no próprio dia do jogo com o Sp. Covilhã vi acontecer com um OCS. Quanto à questão do free pass não tenho nada em contrário, mas como calcula não sou eu que decido e o legitimo.

Quando fala em credibilidade e boa fé, não entendo o que pretende?! Nem vou falar da minha cor clubista, pense que como qualquer pessoa, quero fazer o meu trabalho da melhor forma possível, mesmo com dificuldades de diversas ordens (nem vale a pena falar delas, pois de certo que as conhece melhor que eu). Não personalize culpas, cada um dá o seu melhor, pode ser pouco, mas acredite que sim. A Direcção que agora está, possivelmente dentro de meses já não será a mesma, e independentemente de más opções que possam ter tomado, a situação com que se depararam quando aqui chegaram era de facto inacreditável e nenhuma decisão tomada foi fácil. Com isto não estou a remeter culpas para anteriores Direcções, apenas digo que ninguém muda um Clube em tão pouco tempo.

Trabalho para o Clube de Futebol Os Belenenses e não para a Direcção A ou B, e é isso que gostaria que compreendesse. Mas como calcula vou conhecendo um pouco da realidade do clube e acredite que as poucas pessoas que trabalham nele e para ele dão 200%.

Pessoalmente leio centenas de criticas, mas enquanto este Clube não construir uma estrutura com recursos humanos suficientes e qualificados, dificilmente irá crescer e obter resultados desportivos positivos e de forma constante.

Concluindo, que eu tenha conhecimento ninguém pretende bloquear a vossa actuação e vontade de informar os adeptos do que se passa no Clube. Peço, por isso um pouco de compreensão e espero que já no próximo jogo as coisas corram melhor.

Alguma questão não hesite em contactar.

Obrigada.

Atentamente,
Tânia Tadeu

Consultora de Comunicação


Depois, em 20 de Agosto, coinsumou-se a fuga da D. Tãnia tadeu e, eventualmente, da MC. E foi assim com este mail:
Meus senhores,

Não percebo a vossa implicância?eu desisto!!!

Sinceramente não me interessa o que pensam, sobre a empresa para a qual trabalho, ou provavelmente estou a ser enganada e a própria nem existe!!!

Teorias da conspiração?a todos os níveis.

Se soubesse que responder aos vários e-mail ia dar neste tipo de comentários?percebo que por mais que escreva a vossa postura será sempre a mesma.

Não tenho de me defender de nada, sou uma mera colaboradora de uma empresa que trabalha para o vosso Belenenses.

Assim me despeço?

Atentamente,

Tânia Tadeu

Consultora de Comunicação


domingo 30 novembro 2008
18:46 - Entrevista a João Barbosa - CFBELENENSES.BLOGSPOT.COM



NDR: Para terem acesso a ver mais em detalhe, e permitir ler a entrevista, clicar em cima de cada foto.


01:00 - RIP - CANTOAZULAOSUL.BLOGSPOT.COM
Os sócios ditaram Fernando Sequeira à presidência.
<
div align="justify">
Os sócios ditaram a existência de um empréstimo que nos condiciona diariamenmte a tesouraria e tenhamos de rezar para que as receitas do bingo não desçam muito mais.

Os sócios ditaram a lei do conselho de anciãos.

Os sócios permitiram que esta Comissão de Gestão tivesse sido eleita ilegalmente, mesmo com muitos juristas lá presentes.

Os anciãos nunca escndderam que querem nitidamente que o nosso destino este ano seja a LIga Vitalis.
Nunca souberam gerir melhor que mandar-nos para a 2ª Divisão, coisa que foi superada por um Moreirense.

Os sócios estão nada preocupados com as contas, com a falta de transparência no Clube e com este a gastar tudo o que tem e não tem nas amadoras.

SE pensarmos que do tal empréstimo, cerca de 2 milhões foram ressarcidos pela SAD de então, logo concluiremos que para o ano não haverá outro empréstimo, logo não haverá a quota parte do Clube para a SAD.

O resultado desta política está na equipa de futebol que lá temos. E que vai piorar.

Não há jogo em que sejamos gozados.

Não somos capazes de gerar uma qualquer preocupação ao adversário, sendo o Restelo um local de passeio para quem lá vai, alguns deles de borlas, outros para saberem que perder no Restelo é coisa do outro mundo.

Isto é o gozo supremo de Sequeira Nunes, Ramos Lopes, Coronéis e afilhados.

E no fim desta parte parte da hiistória, João Barbosa sucede a João Barbosa.

Os sócios encontrarão uma qualquer modalidade que lhes dê gozo e vão abandonando o futebol, coisa já prevista pelso anciãos há muito tempo.

Rest in peace, Belenenses.


sábado 29 novembro 2008
23:23 - André Almeida: «Trocava a estreia pela vitória do Belenenses» - MAISFUTEBOL.IOL.PT
Belenenses-Marítimo, 0-2 (reportagem)

23:21 - Marcos: «União fez com que chegássemos ao terceiro lugar» - MAISFUTEBOL.IOL.PT
Belenenses-Marítimo, 0-2 (reportagem)

22:57 - Marítimo bate Belenenses e assume a terceira colocação - GLOBO.COM
Fora de casa, time de Lori Sandri faz 2 a 0 pela décima rodada

22:45 - Jaime Pacheco: «Não podemos entrar já em desespero» - MAISFUTEBOL.IOL.PT
Belenenses-Marítimo, 0-2 (reportagem)

22:30 - Opinião dos intervenientes - CFBELENENSES.BLOGSPOT.COM
- "Pacheco quer «mudar algumas coisas»,
Jaime Pacheco e Lori Sandri, em declarações à flash interview da SporTV, concentraram as suas declarações em pontos diferentes. Pacheco aceitou a vitória do Marítimo e fala na mudança de algumas coisas no Belenenses; Sandri mostrou-se satisfeito por ver o seu trabalho a dar frutos.
Jaime Pacheco, treinador do Belenenses:
«É preciso mudar algumas coisas e ter mais sorte. Não encaixámos bem no esquema do Marítimo. Tivemos sempre muitos jogadores atrás e o Marítimo tomou conta do jogo. Por aquilo que as duas equipas fizeram na primeira parte, o Marítimo mereceu sair a vencer para o intervalo. Na segunda parte tivemos muitas oportunidades, não fizemos golo e o Marítimo decidiu tudo num pontapé de canto. As coisas estão difíceis, mas com trabalho e união podemos sair desta situação. Acredito neste projecto. Eu quero que as minhas equipas se entreguem de corpo e alma. Hoje trabalhámos muito.»
- "Jaime Pacheco: «Não podemos entrar já em desespero»
O Belenenses perdeu pelo segundo jogo consecutivo e no final Jaime Pacheco fez a seguinte análise à derrota em casa, por 2-0, frente ao Marítimo:
«Não estou satisfeito porque não ganhei. Não encaixámos no adversário. Ao intervalo o resultado era justo. Na segunda parte reajustámos e tivemos mais perto do golo, mas não conseguimos. Trabalhámos muito e bem, mas não tivemos sorte para marcar. A sorte também decide a qualidade das equipas.
A crítica que nós fizemos [após a derrota no Bonfim, 2-0] foi para as pessoas perceberem que alguma coisa tem de mudar, para acreditarem no trabalho que estamos a fazer. Hoje trabalhámos muito. Começámos mal e a ansiedade também se apodera dos jogadores. É necessário alguma ansiedade para traduzir os golos.
Temos é de dar continuidade ao trabalho para acreditarmos que com calma vamos alterar isto. Não podemos entrar já em desespero. O campeonato ainda nem vai a meio.»
- "Silas: «Acho que nos falta sobretudo um pouco de sorte»
Silas, capitão do Belenenses, em declarações à Sporttv no final da derrota (0-2) caseira com o Marítimo:
«Na primeira parte não jogámos bem, mas na segunda reagimos e estivemos bem. Criámos várias ocasiões de golo, mas infelizmente não conseguimos concretizar nenhuma. O caminho é o trabalho. Temos de levantar a cabeça e continuar a fazer o nosso melhor, porque o campeonato é longo. O que falta? Falta um pouco de sorte. Corremos, lutámos, fizemos tudo, mas não conseguimos marcar golos».

22:12 - "Singin" in the Rain (Final 0 - 2) - BELEMLIVRE.BLOGSPOT.COM

E lá começamos a segunda parte de tamanquinhas, continuando a dar baldas, China e Carciano a dormir, Pedraza sempre descompensado (basta arrastar-se em campo e esperar o dia seguinte e ler as crónicas dos amigo), Silas a rematar para o futsal...

Marcelo a desperdiçar uma e outra vez (que falta de categoria)! Roncato, imita...e China leva um amarelo (ma