futebol
segunda 19 maio 2025
19:29 - Bruno Fernandes, o Tottenham e a final entre FC Porto e SC Braga em 2011 - ABOLA.PT


18:30 - Carlos Carvalhal deixa comando técnico do Sp. Braga: “Saio com sensação de missão cumprida” - SAPO.PT
Carlos Carvalhal já não é treinador do Sp. Braga. A saída do técnico foi oficializada esta segunda-feira pelo clube minhoto. A decisão foi tomada por mútuo acordo entre as partes e inclui também a saída de toda a equipa técnica que acompanhava Carvalhal. “O SC Braga informa que Carlos Carvalhal cessa funções enquanto treinador da Equipa Principal, numa decisão por mútuo acordo”, pode ler-se no comunicado oficial. O treinador deixa um legado marcante, sendo o técnico com mais vitórias da história do clube — 92 triunfos em 167 jogos — e responsável por conquistar a Taça de Portugal em 2020/21, ano do Centenário do clube. António Salvador, presidente do Sp. Braga, deixou palavras de gratidão ao treinador que aceitou regressar ao clube num momento difícil. “Reconheço e enalteço a coragem que teve num momento exigente para o SC Braga. O nosso entendimento de que é preciso iniciar um ciclo novo, com uma nova liderança técnica, em nada colide com o enorme apreço que temos por Carlos Carvalhal”, afirmou o dirigente. Já Carlos Carvalhal despediu-se com um sentimento de dever cumprido, sublinhando os laços afetivos com o clube e a direção. “Aceitei esta missão difícil por amor ao SC Braga e pela relação que tenho desde há décadas com o Presidente António Salvador. Chego ao final deste trajeto com a sensação de missão cumprida”, declarou o técnico. O Sp. Braga inicia agora um novo ciclo desportivo e deverá anunciar em breve o sucessor de Carvalhal, num verão que promete ser de mudanças significativas no projeto arsenalista.

18:17 - I Liga (balanço): Benfica foi a equipa com menos cartões, Sporting teve sete expulsões - SAPO.PT
O Benfica foi a equipa mais disciplina da edição 2024/25 da I Liga portuguesa de futebol, ao totalizar 66 cartões e acabar a prova como a única que não teve qualquer jogador expulso. No total, os ‘encarnados' somaram 66 amarelos, alguns estratégicos, para ‘limpar cadastro', sendo que o jogador mais visado foi o espanhol Álvaro Carreras, com nove, que valeu dois jogos de castigo, contra oito de Kökçü e sete de Florentino. O conjunto que começou a época sob o comando do alemão Roger Schmidt e foi orientado, a partir da quinta ronda, por Bruno Lage somou apenas menos dois cartões do que o Sporting de Braga, que totalizou 68. Os ‘arsenalistas' terminaram com 64 amarelos e quatro vermelhos, dois por acumulação e dois diretos, com o veterano médio João Moutinho a ser o jogador mais penalizado, com dois amarelos e dois vermelhos por acumulação. No último lugar do pódio ficou o Sporting, que foi bem mais indisciplinado na segunda volta, terminando com 70 cartões, incluindo 63 amarelos, ‘departamento' em que foi o líder, com menos dois que os ‘arsenalistas' e três face às ‘águias'. O ‘problema' foram os sete vermelhos, todos exibidos após o meio da prova. Entre os campeões, os menos ‘bem comportados' foram o ‘capitão' Hjulmand (nove amarelos e um vermelho por acumulação), Maxi Araújo (sete amarelos e um vermelho direto) e Diomande (cinco amarelos e dois vermelhos, um direto). No que respeita aos mais indisciplinados, o Santa Clara foi o primeiro, destacado, com um total de 116 cartões, 110 amarelos, três vermelhos por acumulação e três diretos. Abaixo dos açorianos, e ainda com mais de uma centena de cartões, acabaram a prova o AVS (104) e o Estrela da Amadora (101). Em termos individuais, o espanhol Jaume, do AVS, e o argentino Alan Ruiz, do Estrela da Amadora, foram os jogadores mais admoestados, com um total de 13 cartões, contra os 12 de Gustavo Assunção (AVS), Resinho (Boavista), Zé Vítor (Nacional) e do goleador Clayton (Rio Ave). Em matéria de amarelos, lideraram igualmente Jaume e Alan Ruiz, com os mesmos 13, enquanto Diomande e Moutinho foram dois dos quatro jogadores expulsos em duas ocasiões, tal como Sebastián Pérez (Boavista) e Sidney Lima (Santa Clara).

18:08 - Oficial: Carlos Carvalhal já não é treinador do SC Braga - SICNOTICIAS.PT
O técnico de 59 anos tinha regressado ao Minho no início desta temporada para suceder Daniel Sousa, que fez apenas um jogo no campeonato

18:03 - Carlos Carvalhal já não é treinador do SC Braga - ZEROZERO.PT
O SC Braga anunciou, esta segunda-feira, a saída de Carlos Carvalhal. O técnico de 59 anos despede-se dos arsenalistas após uma época no clube.

18:02 - Mercado: SC Braga oficializa saída de Carlos Carvalhal - ABOLA.PT


18:02 - ÚLTIMA HORA Mercado: SC Braga oficializa saída de Carlos Carvalhal - ABOLA.PT


18:00 - OFICIAL: Carlos Carvalhal deixa o Sporting de Braga por mútuo acordo - MAISFUTEBOL.IOL.PT


18:00 - OFICIAL: Carlos Carvalhal deixa o Sp. Braga por mútuo acordo - MAISFUTEBOL.IOL.PT


17:40 - Benfica confirma que Di María disputará o Mundial de Clubes - SICNOTICIAS.PT
Angel Di María, que regressou ao Benfica na época 2023/2024, anunciou nas redes sociais, no final da última partida do campeonato, no sábado, frente ao SC Braga (1-1), que esse foi o último encontro que disputou de águia ao peito a contar para a Primeira Liga

17:04 - Oficial: Carlos Carvalhal já não é treinador do Sporting de Braga - NOTICIASAOMINUTO.COM
Experiente treinador português regressou aos arsenalistas na reta inicial desta temporada, mas está novamente de saída.

16:50 - Benfica quer Di María no Mundial de Clubes, mas o argentino tem outra ideia - SAPO.PT
Benfica e Di María já sabem que o jogador vai deixar o clube, contudo, as duas partes parecem estar em desacordo relativamente ao momento exato dessa despedida. Antes do embate dos encarnados com o SC Braga, o treinador Bruno Lage afirmou publicamente que contava com o argentino para o Campeonato do Mundo de Clubes, um cenário também deixado em aberto por Rui Costa após o jogo no Minho. Nesse mesmo dia, Di María deixou uma publicação nas suas redes sociais oficiais, onde afirmava que tinha feito o último jogo com a camisola das águias para o campeonato. De acordo com a edição desta segunda-feira do diário desportivo 'Record', o extremo argentino está mesmo decidido em colocar ponto final na ligação com o Benfica após a final da Taça de Portugal do próximo domingo diante do Sporting. Uma informação que também é veiculada por Fabrizio Romano, jornalista italiano especialista no mercado de transferências. Trata-se de uma ideia que contraria a vontade dos responsáveis do clube, que procuravam manter o jogador durante a competição que terá lugar nos Estados Unidos entre os meses de junho e julho. Quanto ao futuro, o mesmo poderá passar por um regresso à Argentina, mais propriamente ao Rosário Central, existindo ainda a possibilidade de Di María se juntar a Lionel Messi no Inter Miami.

16:48 - Estoril e Famalicão foram únicos a subir na classificação - SAPO.PT
O Estoril Praia, do escocês Ian Cahtro, e o Famalicão foram as únicas equipas que conseguiram uma melhor classificação na I Liga portuguesa de futebol 2024/25 em comparação com a tabela da época passada. A formação ‘canarinha' foi, de longe, a equipa que mais cresceu face a 2023/24, ao apresentar um aumento de 13 pontos (46 contra 33), que lhe permitiram ‘trepar' do 13.º para o oitavo lugar. Curiosamente, o conjunto da Linha melhorou substancialmente o seu desempenho sem que isso se tenha refletido nos golos: acabou com cinco negativos (48-53), contra os nove da época passada (49-58), somando mesmo menos um golo marcado. A grande diferença esteve nas prestações fora de casa, já que em 2024/25 o Estoril Praia arrebatou 21 pontos como visitante (cinco vitórias e seis empates), contra os escassos cinco de 2023/24 (um triunfo e cinco igualdades). Por seu lado, o Famalicão, que começou a época com Armando Evangelista e acabou liderado por Hugo Oliveira, ostenta mais cinco pontos (47 contra 42), suficientes para subir do oitavo para o sétimo posto. Em termos pontuais, o Casa Pia foi o segundo que mais cresceu, ao ostentar mais sete pontos (45 contra 38), ainda assim insuficientes para melhorar o nono lugar. Como os casapianos, mais cinco equipas replicaram as suas classificações de 2023/24, nomeadamente os quatro primeiros, o Sporting (primeiro), o Benfica (segundo), o FC Porto (terceiro) e o Sporting de Braga (quarto). Entre os que fizeram pior, destaque para o Moreirense, que perdeu 15 pontos, caindo dos 55, que valeram o sexto lugar, para os 40, quatro posições abaixo, e para o Farense, o que perdeu mais lugares, sete, de 10.º para 17.º, com menos 10 pontos. - Diferença 2023/24 para 2024/25: Pontos Estoril Praia +13 Casa Pia +7 Famalicão +5 Rio Ave +1 Benfica 0 FC Porto -1 Sporting de Braga -2 Gil Vicente -2 Estrela da Amadora -4 Sporting -8 Arouca -8 Boavista -8 Vitória de Guimarães -9 Farense -10 Moreirense -15 Lugares Estoril Praia +5 Famalicão +1 Sporting 0 Benfica 0 FC Porto 0 Sporting de Braga 0 Casa Pia 0 Rio Ave 0 Vitória de Guimarães -1 Gil Vicente -1 Estrela da Amadora -1 Boavista -3 Moreirense -4 Arouca -5 Farense -7 Nota: Santa Clara, Nacional e AVS não entram nestas contas porque não estavam na I Liga em 2023/24.

16:42 - Lusitano de Évora sonha com ‘voos mais altos' após garantir subida à Liga 3 - SAPO.PT
Com mais de um século de existência, o histórico Lusitano de Évora prossegue o renascimento, desde o distrital à Liga 3 em futebol, e até sonha com ‘voos mais altos', mas com ‘pés assentes na terra'. “Não vamos para a Liga 3 para nos virmos embora, queremos ficar e penso que está a chegar o momento em que algo mais tem que ser feito”, afirmou hoje o presidente do Lusitano de Évora, Pedro Caldeira, em declarações à agência Lusa. O clube alentejano, fundado em 1911 e que chegou, nas décadas de 1950 e 1960, a militar 14 épocas seguidas na então primeira divisão nacional, garantiu, no sábado, a subida à Liga 3, ao vencer, por 1-0, na visita ao Fátima. A faltarem duas jornadas na Série B da fase de subida do Campeonato de Portugal, o Lusitano já garantiu matematicamente o primeiro lugar, que dá direito, além da ascensão de divisão, a disputar a final de apuramento do campeão, no Estádio Nacional, em Oeiras. Nas declarações à Lusa, o presidente do clube considerou que os sentimentos que reinam na equipa são de “alegria e missão cumprida, acima de tudo”, lembrando que a subida à Liga 3 era o objetivo desde o início da época desportiva. “Mas ainda não acabou”, pois “há um título para conquistar e estamos todos focados em honrar os pergaminhos do Lusitano nos dois jogos que faltam desta fase e em ir ao Jamor com a missão de nos tornarmos campeões nacionais”, salientou. Lembrando que o clube possui um título de campeão nacional, aquando da conquista da segunda divisão na década de 1950, Pedro Caldeira disse esperar que o clube possa fazer a festa no jogo de apuramento do campeão do Campeonato de Portugal. “A subida à Liga 3 foi um dia importante na vida do clube, mas, se formos campeões no Jamor, será um dia histórico e uma das mais importantes páginas dos 113 anos da história do Lusitano”, sublinhou. Numa retrospetiva dos seis anos de presidência, o dirigente frisou que “o Lusitano esteve à beira do fim, com várias situações muito complicadas”, entretanto, já ultrapassadas, e a equipa sénior teve que recomeçar na segunda divisão distrital. “A equipa subiu da segunda à primeira distrital e, depois, ao Campeonato de Portugal”, recordou Pedro Caldeira, considerando que, nos primeiros anos da sua presidência, foram criadas “as bases para o sucesso” alcançado esta época. Além de já ter garantido a subida à Liga 3, o Lusitano de Évora fez ‘boa figura' na Taça de Portugal, ao eliminar o AVS e o Estoril Praia, ambos da I Liga, e o Académico de Viseu, da II Liga, caindo em casa do Sporting de Braga, nos oitavos de final da prova. Quanto ao futuro, o presidente do clube alentejano avisou que é preciso “ter sempre os pés bem assentes na terra” e que, apesar da ambição, a subida à Liga 3 “não deve pôr em causa a sustentabilidade financeira”. “Vamos competir com clubes que têm SAD [Sociedade Anónima Desportiva] e equipas com investidores”, realçou, insistindo que o Lusitano de Évora não vai subir ao terceiro escalão do futebol português para descer na época seguinte. Porém, apontou Pedro Caldeira, é necessário “pensar o modelo financeiro do clube, porque não há milagres”, já que, neste nível competitivo, “o dinheiro que é preciso ter é mais do que aquele que se precisava antes”. “Se queremos crescer, se queremos ir para outros voos, não vão ser suficientes” as receitas de que o clube dispõe atualmente, pelo que é “vamos ter que ter mente aberta e perceber qual o caminho a percorrer”, acrescentou. O Lusitano ainda vai defrontar o Amora e o Elvas, na fase de subida do Campeonato de Portugal, enquanto o título de campeão do Campeonato de Portugal será disputado com o vencedor da Série A, no Estádio Nacional, em Oeiras.

15:59 - No pós-Benfica, SC Braga repudia «teses de um bi-clubismo» - ABOLA.PT


15:51 - Os campeões, os apurados para provas da UEFA e os despromovidos das principais provas nacionais de futebol - SAPO.PT
Caiu o pano sobre os principais campeonatos nacionais de futebol, com destaque para as ligas profissionais. No primeiro e segundo escalões está quase tudo definido, faltando apenas apurar-se a última equipa que sobe/mantém-se, no play-off entre o Avs, antepenúltimo da I Liga, e o Vizela, 3.º colocado da Segunda Liga. Também falta definir o último emblema que irá disputar a Segunda Liga 2025/26. O play-off será entre o Paços de Ferreira, 16.º da Segunda Liga, e o CF Os Belenenses, 3.º da Liga 3. No campeonato de Portugal já temos os dois primeiros promovidos (Lusitano de Évora e Vitória Sport Clube B), faltando apurar os dois últimos que se vão conhecer nas duas últimas rondas. Primeira Liga Apurados para as provas europeias Campeão: Sporting (entrada direta na Champions)Vice-campeão: Benfica (2.ª eliminatória de acesso à fase Liga da Champions)FC Porto (3.º lugar): entrada direta na Liga EuropaSC Braga (4.º colocado): 2.ª eliminatória de acesso à fase Liga da Liga Europa)Santa Clara (5.º posto): 2.ª eliminatória de acesso à Liga Conferência) Descem à Segunda Liga: Boavista e FarensePlay-off manutenção: AVS frente ao Vizela (3.º da II Liga) Segunda Liga Subiram: Tondela (campeão) e AlvercaPlay-off de subida: Vizela diante do AVS (16.º da I Liga)Play-off manutenção: Paços de Ferreira diante do Belenenses (3.º da Liga 3)Desceram à Liga 3: Mafra e Oliveirense Liga 3 Subiram à Segunda Liga: Lusitânia de Lourosa (campeã) e Sporting BPlay-off subida: Belenenses diante do Paços de Ferreira (16.º da II Liga)Descem ao Campeonato de Portugal: Anadia, Vilaverdense, Oliveira do Hospital e Lusitânia dos Açores Campeonato de Portugal Sobem à Liga 3: Vitória de Guimarães B, Lusitano de Évora (faltam duas jornadas para se encontrar os dois últimos promovidos) Despromovidos aos campeonatos distritais Série A: GD Joane (AF Braga), Pevidém SC (AF Braga), Os Sandinenses (AF Braga), Dumiense/CJP II (AF Braga), Atlético dos Arcos (AF Viana do Castelo); Série B: Guarda FC (AF Guarda), Gondomar SC (AF Porto), SC Coimbrões (AF Porto), Marítimo B (AF Madeira), SC Régua (AF Vila Real); Série C: SC Pombal (AF Leiria), União 1919 (AF Coimbra), Sertanense (AF Castelo Branco), Alcains (AF Castelo Branco), Pêro Pinheiro (AF Lisboa); Série D: Fabril Barreiro (AF Setúbal), Moura (AF Beja), Operário Lagoa (AF Ponta Delgada), Barreirense (AF Setúbal), Estrela FC (AF Évora);

15:01 - Moutinho: «Quero construir mais um ano com a ambição de tornar o SC Braga campeão» - ZEROZERO.PT
Após o anúncio da renovação, João Moutinho, que prolongou o seu vínculo com o SC Braga até junho de 2026, falou à NEXT, o canal oficial do clube. 

14:35 - Palmeiras vence Bragantino e amplia liderança no Brasileirão - FUTEBOL365.PT
O Palmeiras, sob comando de Abel Ferreira, venceu o Bragantino por 2-1 e aumentou para quatro pontos a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro.

14:13 - João Moutinho alinhado com António Salvador: «Tornar o SC Braga campeão» - ABOLA.PT


14:12 - João Moutinho renova com o Braga e fica até 2026 - FUTEBOL365.PT
João Moutinho garantiu a sua permanência no Sporting Braga até 2026, reforçando o meio-campo dos arsenalistas com a sua experiência e qualidade.










Tsypun destaca
"Não me considero herói", afirmou o guarda-redes Kryrylo Tsypun após contribuir para a passagem da Ucrânia aos quartos-de-final; a anfitriã Bélgica saiu com "orgulho".
Fiorentina volta a perder, Milan empata
A Fiorentina perdeu pela primeira vez em sete jornadas ao ser batida por 1-0 pelo Cagliari, num dia em que o Milan não foi além de um empate 1-1 em casa frente ao Torino.
Gil trava Benfica, Marítimo bate Porto
O Benfica empatou 1-1 no terreno do Gil Vicente num jogo em que Óscar Cardozo falhou uma grande penalidade nos descontos, enquanto o Porto perdeu fora com o Marítimo.
Rússia e Portugal reflectem sobre empate
Eder Lima marcou um excelente golo e valeu à Rússia um empate 4-4 e o primeiro lugar no Grupo B, mas ficou frustrado por a sua equipa ter sofrido quatro golos. Jorge Braz elogiou Portugal.



Portugal empata e termina em segundo
Portugal 4-4 Rússia
Uma emocionante igualdade a quatro bolas viu os russos terminarem no primeiro lugar do Grupo B e Portugal no segundo.
Mónaco perde força com empate em Lorient
O Mónaco ficou a cinco pontos do líder Paris Saint-Germain na luta pelo título e precisou de um golo apontado perto do fim para sair do terreno do Lorient com um empate 2-2.
Stoke surpreende Manchester United
Charlie Adam marcou os dois golos com que o Stoke infligiu ao Manchester United a terceira derrota na Premier League, num dia em que o Sunderland venceu o Newcastle por 3-0.


PARCEIROS : casa em portugal  | foot  | Mercato  |
Contacto     | © Copyright of DirectoFutebol.com