futebol
sábado 18 outubro 2025
14:15 - Otávio Ataíde sobre o desafio no Paris FC: “Sou a contratação mais cara, carrego um peso grande — mas é um peso bom” - SAPO.PT
Otávio Ataíde está a viver os primeiros meses da nova aventura em França. Contratado pelo Paris FC ao FC Porto por 17 milhões de euros — valor que pode chegar aos 20 milhões mediante objetivos —, o defesa-central brasileiro concedeu uma entrevista ao GloboEsporte onde falou sobre a responsabilidade, o processo de adaptação e o futuro do clube. - Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt - “Fui a contratação mais cara do Paris FC. Tenho esse peso. Ofereceram-me um projeto ambicioso: disseram-me que dentro de um ano o clube estará num patamar bem superior ao atual. Querem chegar a uma competição europeia e estão a montar um grupo para isso. Carrego um peso grande nisso, mas é um peso muito bom. Pela forma como me receberam, deixaram-me confortável para fazer o meu trabalho da melhor maneira possível. É incrível”, afirmou o defesa. Ainda em fase de adaptação a uma nova realidade, Otávio confessou que a barreira linguística tem sido um desafio, mas o ambiente ajudou a suavizar o processo: “Pela forma como o grupo e as pessoas do clube me acolheram, fizeram-me sentir importante. Não falo francês, entendo algumas coisas, sinto-me um pouco preso, mas estou a esforçar-me para aprender.” O central destacou ainda o papel decisivo de Kevin Trapp, guarda-redes alemão que fala português e cuja namorada é brasileira: “Ele tem-me ajudado bastante, traduz o que os jogadores ou o treinador dizem. Temos uma afinidade maior. Quando cheguei, estava sozinho, sem conhecer ninguém, e passava o tempo isolado no balneário ou no refeitório. Fiquei assim durante cerca de um mês, até chegar o Kevin.”

14:03 - Antigo central do FC Porto sobre o ingresso no Paris FC: «Fui a contratação mais cara, tenho esse peso» - ZEROZERO.PT
Vendido pelo {TEAM_LINK|9|FC Porto} ao {TEAM_LINK|3852|Paris FC} no último verão, {PLAYER_LINK|687156|Otávio Ataíde} concedeu uma entrevista ao Globo Esporte, portal brasileiro para o qual falou dos primeiros meses vividos em França. Além disso, o atleta que, em Portugal, também representou o Famalicão, deixou uma garantia sobre o montante pelo qual foi transferido.

13:50 - Craque Neto rende-se a Abel Ferreira, apesar das diferenças pessoais: “É o maior treinador que já vi” - SAPO.PT
José Ferreira Neto, mais conhecido como Craque Neto, não poupou elogios a Abel Ferreira. O antigo internacional brasileiro e atual comentador da ESPN Brasil, habitualmente crítico e de opiniões fortes, surpreendeu ao colocar o técnico português no topo dos treinadores que já viu atuar… enquanto jornalista. - Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt - “O Abel Ferreira é uma coisa de outro mundo. É o maior treinador que eu vi na minha carreira enquanto apresentador e comentador. Como jogador há outros, claro. Mas é impressionante o que ele faz com o Palmeiras e com os jogadores. Todos os golos do Palmeiras são trabalhados”, destacou, num vídeo divulgado pela emissora brasileira. No comando do Palmeiras desde 2020, Abel Ferreira soma títulos e consistência num projeto raro de longevidade no futebol sul-americano. Está já na sexta época à frente do clube paulista, e, embora a direção deseje a renovação, o treinador de 46 anos ainda não definiu o futuro. Para Craque Neto, o próximo passo tem de ser em grande: “O Abel Ferreira era para estar no Manchester City, Liverpool, Benfica ou FC Porto. Do Palmeiras, o rumo dele vai ser esse — isso se não for treinador de uma seleção no Mundial. Ele é muito bom.” Apesar de reconhecer o talento, o comentador manteve a franqueza habitual e admitiu não simpatizar com o português fora das quatro linhas. “Chato, não gosto e não suporto. Não tenho amizade e nunca vou ter. Não concordo com as coisas que ele faz, mas ele como treinador é muito bom”, rematou.

13:48 - E esta? Jogador de Abel Ferreira brilha... na São Paulo Fashion Week - NOTICIASAOMINUTO.COM
Impedido de dar o seu contributo a Abel Ferreira, no Palmeiras, devido a uma lesão na perna direita, Paulinho trocou os relvados pela passarela e deu nas vistas, na São Paulo Fashion Week.

13:37 - Imperdível: filha de Sudakov grita pelo pai e pelo Benfica - MAISFUTEBOL.IOL.PT


13:29 - Martim Mayer deixa garantia sobre Bernardo Silva e esclarece: «João Félix não é prioritário» - ZEROZERO.PT
Candidato às eleições do próximo dia 25 de outubro no {TEAM_LINK|4|Benfica}, Martim Meyer concedeu uma entrevista ao diário espanhol, Marca, publicação para a qual abordou os vários assuntos da atualidade encarnada. Entre os vários temas, sobressaem as conversas sobre um eventual regresso de {PLAYER_LINK|284412|João Félix} e {PLAYER_LINK|74953|Bernardo Silva}, assim como o facto de, entre os jogadores formados no clube, António Silva ser o único titular.

13:17 - Neto: «Abel Ferreira? Era para estar no Manchester City, Liverpool…» - MAISFUTEBOL.IOL.PT


12:53 - Onze provável do FC Porto frente ao Celoricense: Farioli prepara rotação total na Taça de Portugal - SAPO.PT
O FC Porto regressa este sábado à Taça de Portugal com uma visita ao Celoricense, em jogo da 3.ª eliminatória, e Francesco Farioli deverá aproveitar o encontro para fazer várias alterações no onze titular. O apito inicial está marcado para as 18h00, no Estádio Municipal de Barcelos. - Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt - A ideia do técnico italiano passa por dar descanso aos habituais titulares e permitir que os jogadores com menos minutos possam mostrar serviço. Numa fase em que o calendário começa a apertar, a gestão física e emocional do grupo torna-se fundamental — e a partida frente a um adversário dos escalões inferiores surge como o momento ideal para testar soluções. Farioli procura manter a equipa competitiva, mas também equilibrada, numa eliminatória em que o favoritismo dos dragões é inegável. A rotação deverá permitir avaliar alternativas e preparar o plantel para os compromissos decisivos que se aproximam, tanto na Liga como nas competições europeias.

12:46 - Ex-FC Porto e a mudança para Paris: «Tenho o peso de ser o mais caro» - MAISFUTEBOL.IOL.PT


12:38 - Onze provável do Sporting frente ao Paços: rotação na Taça e nova oportunidade para Matheus Reis - SAPO.PT
O Sporting fecha este sábado a terceira eliminatória da Taça de Portugal frente ao Paços de Ferreira, num jogo marcado para as 20h30, na Capital do Móvel. O encontro deverá servir para Rui Borges promover alguma rotação, depois de semanas intensas na I Liga e nas competições europeias. - Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt - Entre as possíveis alterações destaca-se Matheus Reis, que deverá regressar ao onze inicial. O lateral-esquerdo tem perdido espaço na hierarquia leonina — atrás de Ricardo Mangas, Maxi Araújo e do regressado Nuno Santos — e poderá deixar o clube no mercado de janeiro, caso surja uma proposta vantajosa. O treinador dos leões deverá ainda dar minutos a João Simões, que se perfila como titular no meio-campo, e a Alisson Santos, que deverá voltar a ocupar uma das alas ofensivas. Num duelo em que o favoritismo é claro, o Sporting deverá aproveitar para testar soluções e reforçar a dinâmica do grupo antes da reta final do ano e da reabertura do mercado de transferências.

12:26 - Martim Mayer: «Mourinho é o meu treinador enquanto o Benfica ganhar» - MAISFUTEBOL.IOL.PT


12:15 - Mourinho e Rui Costa reencontram Robocop do Benfica (foto) - ABOLA.PT


11:52 - Ivan Lima e a estreia no Benfica: «Clube que me viu crescer, jamais irei esquecer» - ABOLA.PT


11:44 - Mayer quer Benfica virado para a formação: «Mourinho terá de se adaptar» - ABOLA.PT


11:16 - Comunhão entre os adeptos e a equipa e os autógrafos de Rui Costa: as imagens da festa da Taça em Chaves - ZEROZERO.PT
As melhores imagens da festa da Taça de Portugal no GD Chaves x SL Benfica.

11:15 - "Mourinho é o meu treinador enquanto o Benfica ganhar" - FUTEBOL365.PT
O candidato à liderança do Benfica admitiu manter a aposta no atual técnico José Mourinho durante muitos anos, ainda que realçando que, tal cenário, depende da conquista de troféus em Portugal e de boas campanhas europeias.

11:02 - Martim Mayer avisa Mourinho e aponta a Bernardo Silva: "Respira Benfica" - NOTICIASAOMINUTO.COM
Martim Mayer, candidato às eleições de 25 de outubro, assume, ainda, o desafio de superar o avô, Borges Coutinho: "Gostaria de ter oito campeonatos, isso seria fenomenal para o Benfica".

11:01 - EM DIRETO: Nottingham Forest recebe Chelsea (à atenção do FC Porto) - NOTICIASAOMINUTO.COM
Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a par e passo, as principais incidências da oitava jornada da Premier League, que terá em ação estrelas portuguesas como Bernardo Silva, Bruno Fernandes ou Pedro Neto.

11:00 - O craque que une Bragança e Braga - ABOLA.PT


11:00 - Análise GD Chaves 0-2 Benfica: Arte grega salva desinspiração encarnada em Trás-os-Montes - SAPO.PT
O Benfica foi até Trás-os-Montes para vencer o GD Chaves e rumar à quarta eliminatória da Taça de Portugal. O objetivo foi cumprido com um triunfo por 2-0, mas a exibição voltou a ficar aquém do desejado e os encarnados continuam a não impressionar. Em contrapartida, o Chaves enfrentou as águias 'olhos nos olhos' e não se inibiu de mudar a estratégia depois do golo sofrido aos 8', tendo partido para a superioridade na 1.ª parte com várias oportunidades para chegar ao empate. Contudo, o golo não apareceu e a segunda parte foi mais morna e menos intensa, com algum desgaste caseiro, promovendo o conforto no resultado ao Benfica, principalmente depois do bis de Pavlidis. Assim, as águias estão apuradas para a 4.ª eliminatória, onde vão encontrar o vencedor do duelo entre o Atlético, da Liga 3, e o Felgueiras, da II Liga. Veja as melhores fotos do GD Chaves-Benfica Inspiração grega e mérito flaviense Ao contrário do que é habitual nesta fase da prova-rainha, foi a equipa de escalão inferior que mais mexeu na equipa. José Mourinho promoveu apenas três mexidas (Samuel Soares, Tomás Araújo e João Rego) contra as sete de Filipe Martins. Com as mudanças no Benfica, a equipa encarnada apresentou-se num 4-3-3 com Rego no corredor esquerdo, Lukebakio no direito e Sudakov no meio, mas com várias alterações táticas na construção ao longo do encontro. A estratégia passou por tomar conta da posse de bola e procurar estender as alas até à linha lateral, de forma a criar espaços entre os defesas. Contudo, o plano não correu tão bem como no papel, uma vez que os laterais não colaboraram e o jogo interior praticamente não existiu. No lado do Chaves, a equipa alinhou-se tal como se previa em 3-4-3 em momento ofensivo, mas com linhas muito baixas em momento defensivo (5-4-1). A organização compacta com muitos jogadores a defender e com o corredor central bem preenchido criou dificuldades aos encarnados. Contudo, tudo mudou aos 8 minutos com um erro da defesa flaviense, que resultou num golaço de Pavlidis que deixou o Chaves à mercê de uma reação. A estratégia já não podia ser a mesma com o golo sofrido e a equipa da casa subiu as linhas e pressionou numa zona mais adiantada no terreno. Corria o risco de ficar mais permeável no eixo defensivo com a hipótese de o Benfica explorar as costas dos defesas, mas o mesmo não se verificou. Em contrapartida, a pressão na saída de bola foi positiva porque colocou o Chaves na disputa de bola e do resultado. As águias foram surpreendidas com vários lances de perigo e o Chaves podia mesmo ter chegado ao empate, até porque Samuel Soares não esteve nos seus dias e ia 'oferecendo' o golo ao adversário depois de três más saídas aéreas. Para além disso, a formação de Filipe Martins soube fechar bem os espaços e o Benfica teve muitas dificuldades em chegar ao último terço. No segundo tempo, pouco mudou e as dificuldades mantiveram-se para ambas as equipas. O ritmo de jogo foi lento e sem grande intensidade, com exceção dos momentos de contra-ataque. As águias continuaram a não estar confortáveis com o poderio defensivo flaviense, mas conseguiu chegar ao golo em mais um belo momento de Pavlidis. As mudanças no Benfica, nomeadamente com a entrada de Schjelderup, melhoraram o jogo da equipa e o ataque tornou-se mais fluído e algumas oportunidades foram criadas. Contudo, o Chaves punha muitos jogadores na área e Marko Gudzulic foi uma autêntica muralha na baliza. Ainda assim, tudo culminou no 2-0 aos 79 minutos, por intermédio de Pavlidis que voltou a marcar em grande estilo. Com o golo, o Benfica tranquilizou e geriu o resultado, aproveitando algum desgaste do Chaves. Nota para a entrada de Ivan Lima, em estreia pelo Benfica, aos 89 minutos. Momento do jogo: Golo da tranquilidade Se o primeiro golo do Pavlidis alterou a dinâmica do Chaves e provocou muitas dificuldades ao Benfica com uma maior intensidade dos flavienses, o segundo tento deu tranquilidade e colocou um ponto final na discussão do resultado. O golo surgiu a partir de mais um bom momento do avançado grego, que brilhou em mais uma partida encarnada, sendo determinante na vitória. A Figura: Pavlidis O avançado grego voltou a ser a grande figura do Benfica e a única com momentos de inspiração. Pavlidis mostrou que o instinto goleador vai estando afinado e a classe também com dois belos golos. Apesar de ter tentado faturar mais vezes, o grego não desperdiçou as grandes oportunidades e conseguiu colocar o Benfica na frente. Tendo em conta as fracas exibições dos companheiros, a verdade é que foi novamente o avançado a oferecer uma vitória. Outros destaques João Rego (Benfica) - O jovem avançado teve a possibilidade de ser titular frente ao Chaves, mas não a aproveitou da melhor forma. Rego alinhou no corredor esquerdo e não foi eficaz nos momentos de desiquilíbrio, tendo-se mantido longe dos lances perigos encarnados. Por isto, a oportunidade não foi agarrada, de tal forma que saiu ao intervalo para a entrada de Schjelderup. Samuel Soares (Benfica) - O guarda-redes foi pela primeira vez titular com José Mourinho ao leme e mostrou estar num dia 'não'. Depois de provas dadas em encontros anteriores, Samuel Soares esteve aquém e com vários erros - e algum nervosismo à mistura - e podia ter comprometido o resultado às águias. Schjelderup (Benfica) - O norueguês entrou para o lugar de João Rego ao intervalo e a evolução no Benfica foi notória. O jovem tem mais consistência do que Rego e tornou o lado esquerdo mais útil no momento ofensivo. Combinou bem com Dahl e as subidas no terreno foram mais perigosas. Marko Gudzulic (GD Chaves) - O guarda-redes flaviense foi a grande figura da equipa da casa com vários golos negados aos encarnados. Tanto na 1.ª parte como na 2.ª, o sérvio mostrou as garras com boas intervenções e foi uma muralha necessária. Negou o golo por duas vezes a Lukebakio, bem como a Enzo e também Pavlidis. Reações José Mourinho e o triunfo frente ao Chaves: "Esperava um bocadinho mais hoje" Pavlidis: "Não foi a melhor exibição, mas foi boa. Ainda temos de evoluir em muitas coisas" Filipe Martins após eliminação com o Benfica: “Foi um resultado justo, mas levamos sinais de evolução”










Tsypun destaca
"Não me considero herói", afirmou o guarda-redes Kryrylo Tsypun após contribuir para a passagem da Ucrânia aos quartos-de-final; a anfitriã Bélgica saiu com "orgulho".
Fiorentina volta a perder, Milan empata
A Fiorentina perdeu pela primeira vez em sete jornadas ao ser batida por 1-0 pelo Cagliari, num dia em que o Milan não foi além de um empate 1-1 em casa frente ao Torino.
Gil trava Benfica, Marítimo bate Porto
O Benfica empatou 1-1 no terreno do Gil Vicente num jogo em que Óscar Cardozo falhou uma grande penalidade nos descontos, enquanto o Porto perdeu fora com o Marítimo.
Rússia e Portugal reflectem sobre empate
Eder Lima marcou um excelente golo e valeu à Rússia um empate 4-4 e o primeiro lugar no Grupo B, mas ficou frustrado por a sua equipa ter sofrido quatro golos. Jorge Braz elogiou Portugal.



Portugal empata e termina em segundo
Portugal 4-4 Rússia
Uma emocionante igualdade a quatro bolas viu os russos terminarem no primeiro lugar do Grupo B e Portugal no segundo.
Mónaco perde força com empate em Lorient
O Mónaco ficou a cinco pontos do líder Paris Saint-Germain na luta pelo título e precisou de um golo apontado perto do fim para sair do terreno do Lorient com um empate 2-2.
Stoke surpreende Manchester United
Charlie Adam marcou os dois golos com que o Stoke infligiu ao Manchester United a terceira derrota na Premier League, num dia em que o Sunderland venceu o Newcastle por 3-0.


PARCEIROS : casa em portugal  | foot  | Mercato  |
Contacto     | © Copyright of DirectoFutebol.com