futebol
quarta 19 março 2025
19:52 - Samu recorda infância: "Claro que houve dias em que não tinha nada para comer e isso é duro. Nenhuma criança tem de passar por isso" - SAPO.PT
Samu Aghehowa deu uma entrevista ao jornal espanhol 'ABC', onde recordou alguns momentos da sua infância como a passagem pelo centro de acolhimento no norte de África. "Todas as pessoas que vêm de África têm de passar pelo mesmo. É sempre uma história de superação. Estou muito orgulhoso da mãe que tenho e devo-lhe tudo. Lutou a vida toda para ter uma vida melhor. E, graças a Deus, tudo correu bem", relatou o avançado de 20 anos. O jogador espanhol admitiu que nunca esteve na Nigéria, o país de origem da mãe, mas revela que pretende visitá-lo um dia. "Nunca tive a sorte de ir, espero que um dia consiga ir lá de férias. Agora tenho muitos jogos e não tenho muito tempo, mas espero ir. Claro que quero conhecer as origens da minha mãe e ela também tem muita vontade de voltar. Sei que tenho muita família lá, mas não conheço ninguém. A minha mãe não fala muito sobre o assunto, mas sei que fala muito com as pessoas que deixou lá." Depois de ter estado no centro de acolhimento em Melilla, no norte de África, Samu mudou-se para Sevilha. A viver no bairro Cerezo, o ponta de lança contou de que forma é que vivia e como foram os primeiros tempos no Sevilha. "Sinceramente, não sei por que é que fomos para Sevilha. Mas não havia melhor sítio para ter crescido do que o meu bairro. É um lugar de gente humilde onde passei toda a minha infância e recordo-o sempre com muito carinho. A minha mãe tinha de trabalhar para tomar conta de mim e da minha irmã. Graças a Deus, tínhamos uma vizinha que considero uma segunda mãe. Ela e o marido, o Antonio. Foi ele que fez com que entrasse na minha primeira equipa e era ele que me levava aos treinos quando a minha mãe não podia", disse. "O Sevilha pagava-me o metro ou o autocarro. Mas claro que houve dias em que nem sequer tinha nada para comer e isso é duro. Acho que nenhuma criança tem de passar por isso. Foi complicado, muito complicado. Pensas em muitas coisas… Por que é que isto me acontece a mim e coisas assim", contou. Relativamente ao atual momento da sua carreira, Samu foi confrontado com a diminuição de golos que tem assinalado em 2025. Depois de ter tido um início fulgurante no FC Porto, o avançado tem estado menos goleador e apenas conta com dois golos desde o começo do ano. "Estou muito bem. Grato ao clube pela oportunidade, espero que as coisas continuem como estão e que possamos conquistar título. Sempre fiz golos, graças a Deus. É algo que tenho dentro de mim e a verdade é que estou a ir muito bem. O jogador que marca golos é aquele que é mais valioso, sei disso. Mas se não puder fazer golos, que ao menos ajude a equipa de outra forma, com trabalho", concluiu. Samu Aghehowa já conta com 34 presenças em jogos ao serviço dos dragões e assinalou 20 golos e três assistências na presente temporada.

19:42 - Estoril: Marqués recuperou o ‘faro' de golo - ABOLA.PT


19:38 - Martín Anselmi volta a chamar quatro jovens da formação para treino do FC Porto - SAPO.PT
FC Porto realizou mais um treino de preparação para o duelo com o Estoril, a contar para a 27.ª jornada da Primeira Liga. Esta quarta-feira, Martín Anselmi voltou a orientar o plantel azul e branco que contou com quatro reforços. A equipa do Dragão continua com sete ausências, sendo que cinco delas são relativas aos compromissos das seleções. Por outro lado, Marko Grujic e Vasco Sousa continua a não estar disponíveis para se juntarem aos restantes colegas, tendo em conta que integram o boletim clínico. Denis Gutu e Leonardo Vonic, da equipa B, e Tiago Silva e Leonardo Fajardo, dos sub-19, foram os eleitos pelo técnico do FC Porto para colmatarem as ausências. A próxima sessão de treinos do FC Porto está agendada para a manhã desta quinta-feira.

19:36 - Treino portista reforçado com elementos da B e juniores - ZEROZERO.PT
Apesar da paragem para seleções, continuam os trabalhos azuis e brancos no Olival. Esta quarta-feira, com o duelo diante do Estoril Praia no horizonte, Martin Anselmi chamou dois juniores e dois atletas da equipa B ao treino portista.

19:32 - FC Porto: Martín Anselmi repete chamada de quatro jovens para o treino - MAISFUTEBOL.IOL.PT


19:18 - Danny Namaso estreia-se pelos Camarões, mas não evita deslize - NOTICIASAOMINUTO.COM
Avançado do FC Porto foi lançado no segundo tempo, frente ao Essuatíni.

19:10 - Quer ir ver o FC Porto-Benfica? Já há novas informações para o Clássico - NOTICIASAOMINUTO.COM
Bilhetes começam a ser vendidos esta quinta-feira.

18:57 - Gil Vicente anuncia lotação esgotada para receção ao Benfica - NOTICIASAOMINUTO.COM
Já não há mais bilhetes para o jogo em atraso na I Liga, referente à 24.ª jornada.

18:44 - FC Porto: Vonic, Gutu e dois juniores às ordens de Martín Anselmi - ABOLA.PT


18:35 - Portugal vence Hungria e lidera grupo da ronda decisiva para Europeu sub-17 - SAPO.PT
A seleção portuguesa masculina sub-17 derrotou hoje a Hungria por 2-0, no seu primeiro jogo a contar para a segunda e decisiva ronda de apuramento para o Euro2025, que vai decorrer na Albânia, e comanda o Grupo 4. A equipa das ‘quinas' chegou ao intervalo a vencer por 1-0, com o golo de Gil Neves, aos 38 minutos, a ‘coroar' uma primeira parte de domínio pleno, e ampliou a vantagem por Anísio Cabral, aos 60, numa partida disputada na Cidade Desportiva do Sporting Clube de Braga. Vencedor do Grupo 5 na primeira ronda de qualificação, disputada em novembro de 2024, o conjunto orientado pelo selecionador Bino Maçães lidera o seu grupo na segunda ronda, com três pontos, os mesmos da Sérvia, que é segunda após derrotar hoje os Países Baixos por 1-0, em Guimarães. Na primeira parte, Portugal jogou quase sempre na metade adversária do campo, com ataques conduzidos por ambas as alas e subidas dos laterais, em busca dos espaços para cruzar, mas foi preciso esperar mais de 20 minutos para as ocasiões de golo aparecerem. Depois de rematar por cima, aos 21 minutos, o extremo Duarte Cunha criou desequilíbrios na ala direita e serviu Gil Neves para um remate por cima, junto à pequena área, aos 27, antes de assistir novamente o médio, aos 38, para um remate no limite da área, indefensável para o guarda–redes Márk Balogh. A formação magiar atacou mais, no início da segunda parte, sobretudo pela ala esquerda, mas a equipa lusa anulou essa reação ainda no primeiro quarto de hora, com Anísio Cabral a cabecear ao lado, aos 59, um minuto antes de marcar, num lance em que contornou o guarda-redes ainda fora da área e atirou para o fundo das redes, descaído para a direita. Os anfitriões abrandaram o ritmo na última meia hora, período em que os húngaros ameaçaram a reduzir a desvantagem, num remate à trave de Benjamin Gólik, aos 71, antes de João Aragão acertar no poste da outra baliza, aos 84, e de Mateus Mide obrigar Márk Balogh a negar o 3-0, nos descontos. Portugal defronta os Países Baixos no sábado, às 16h00, no Estádio do Futebol Clube de Vizela, no segundo jogo do Grupo 4, numa ronda de apuramento em que os primeiros classificados dos sete grupos se apuram para o Euro2025, juntando-se à seleção da Albânia entre 19 de maio e 1 de junho.

18:27 - Renato Sanches vezes 50 no Benfica (fotos) - ABOLA.PT


18:17 - David Simão fratura a tíbia e não joga mais esta época - ZEROZERO.PT
  David Simão, jogador do FC Arouca, anunciou que não joga mais até ao final da temporada, depois de ter sido operado devido a uma fratura na tíbia da perna direita. O meio-campista foi submetido a uma intervenção cirúrgica, na sequência de um choque com um adversário no jogo frente ao Estoril Praia.

18:13 - Martín Anselmi volta a chamar quarteto da formação ao treino do FC Porto - NOTICIASAOMINUTO.COM
Azuis e brancos continuam a preparar o duelo contra o Estoril.

18:05 - Samu recorda infância difícil: "Houve dias em que não tinha o que comer" - NOTICIASAOMINUTO.COM
Avançado do FC Porto passou em revista o início de carreira.

18:04 - Trubin e os rumores de interesse do Manchester City: "Não sei... Vi na Internet. Estou completamente focado no Benfica" - SAPO.PT
Trubin reagiu aos rumores que dão conta de uma possível mudança para a Premier League, para representar o Manchester City. O guarda-redes do Benfica disse estar focado no clube da Luz. "Não sei... Vi na Internet, tal como vocês. Por enquanto, estou completamente focado na seleção nacional, e, depois, no Benfica, porque há um ciclo importante pela frente, no campeonato e na Taça de Portugal, e tudo o resto deve ser adiado para depois", começou por dizer ao portal ucraniano 'Sport'. Anatoliy Trubin falou sobre a experiência de estar na equipa encarnada, admitindo que é uma boa oportunidade de competir ao mais alto nível. "O Benfica foi uma fase nova na minha vida. Por um lado, é muito difícil, mas, por outro, é extremamente importante. É claro que um clube forte como o Benfica deveria vencer todas as provas em que participa. Infelizmente, não conseguimos fazê-lo, mas, de qualquer maneira, para mim, é um grande passo fazer parte de uma equipa destas e atuar ao mais alto nível", comentou o guardião das águias.

17:59 - David Simão operado ao joelho e afastado até ao final da época - SAPO.PT
O médio David Simão, do Arouca, foi submetido a uma intervenção cirúngica ao joelho direito, depois de ter saído lesionado no jogo contra o Estoril, na última jornada. Esta lesão dita o fim da sua temporada dentro das quatro linhas, sem previsão exata para o seu regresso. Apesar da contrariedade, o jogador de 34 anos demonstrou alguma resiliência e esperança no futuro. A através das redes sociais, expressou o seu sentimento de tristeza e alguma apreensão, mas também a determinação de voltar a jogar. “Como uma desgraça nunca vem só, esta sequência de lesões culminou numa operação ao joelho e trouxe também o fim da época para mim dentro de campo”, escreveu. Apesar do desfecho inglório para esta temporada, David Simão garantiu que continuará a apoiar a equipa, agora do lado de fora. "Vou continuar a ser um de vocês até ao fim da época, a torcer para conseguirmos o objetivo a que nos propusemos." O médio admitiu ainda que prefere não fazer promessas sobre um regresso mais forte, mas que fará tudo para voltar a jogar e sentir felicidade dentro de campo. "A única coisa que garanto é que ainda quero ser feliz no relvado, por isso vou fazer o que está ao meu alcance para, quando esse dia chegar, estar no meu melhor." Para já, David Simão assume o papel de adepto, deixando no ar a esperança de um regresso futuro ao futebol.

17:49 - Benfica: Lage recebe cinco reforços - ABOLA.PT


17:38 - Kika Nazareth é operada com êxito, mas para quatro meses e deve falhar Europeu - SAPO.PT
A futebolista internacional portuguesa Kika Nazareth foi operada com êxito ao ligamento lateral interno do tornozelo esquerdo e vai necessitar de cerca de quatro meses de recuperação, devendo falhar o Europeu de 2025, anunciou hoje o FC Barcelona. “Kika Nazareth foi submetida com sucesso a uma cirurgia, na sequência da rotura do ligamento lateral interno do tornozelo esquerdo. O tempo aproximado de recuperação é de quatro meses”, informou o clube catalão, pentacampeão espanhol e bicampeão europeu em título. A centrocampista, uma das jogadoras mais influentes da seleção portuguesa, lesionou-se na quarta-feira passada, no jogo com o Real Madrid, da segunda mão da Taça da Rainha (vitória do FC Barcelona, por 3-1) e deverá falhar a fase final do Europeu, que se disputa entre 2 e 27 de julho, na Suíça. De acordo com o tempo aproximado de recuperação indicado pelo ‘Barça', Kika Nazareth, de 22 anos, só deveria concluir esse processo já depois de terminar a primeira fase do torneio, na qual Portugal vai defrontar Espanha, campeã mundial em título, Bélgica e Itália, no Grupo B. Certa é a ausência nas partidas da equipa das ‘quinas' na Liga das Nações A, com Espanha, Inglaterra e Bélgica, e numa possível final da Liga dos Campeões, agendada para 24 de maio, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, caso o FC Barcelona volte a atingir o jogo decisivo. A portuguesa, que chegou ao Benfica ainda juvenil, é uma das mais promissoras futebolistas da atualidade e foi contratada pelo FC Barcelona às ‘águias' por 500.000 euros. No ‘Barça', Kika disputou nesta sua primeira época 29 jogos, 17 dos quais a titular, e marcou seis golos.

17:25 - Gomes Mendes defende "competência" na Liga de clubes e rejeita divisão norte-sul - SAPO.PT
O candidato à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) José Gomes Mendes apresentou hoje o seu projeto para o organismo, defendendo a “competência” e rejeitando divisões entre clubes do norte e sul do país. “Esse discurso [de divisão] não tem hoje qualquer cabimento. Esses tempos não podem voltar à Liga. Estamos aqui pela competência e pelo futebol português. O norte e o sul não interessa e não embarco nesse tipo de conversa inútil. Estamos aqui para olhar para o futuro”, vincou o candidato, após a apresentação da sua candidatura, na sede da LPFP, no Porto. O tema surgiu na sequência da presença dos presidentes do FC Porto, André Villas-Boas, e do Sporting de Braga, António Salvador, na cerimónia, sendo notada a ausência de representantes de Benfica e Sporting, que estiveram na apresentação do outro candidato ao cargo, Reinaldo Teixeira. José Gomes Mendes, de 63 anos, engenheiro civil de formação, com atividade no mundo académico e que desempenhou funções de secretário de Estado nos dois primeiros governos liderados por António Costa, preferiu salientar as ideias do seu projeto, defendendo que a sua experiência e equipa que reuniu são fatores determinantes para assumir a liderança da LPFP. "Considero-me o homem certo porque tenho a equipa certa. Identificámos os aspetos cruciais para o desenvolvimento da Liga nos próximos tempos, com a questão da centralização dos direitos e da sua conexão com os aspetos comerciais e da organização, e a questão desportiva, pôr o jogo no centro da decisão”, disse. O candidato, que ainda exerce o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral da LPFP, sublinhou a importância de negociações institucionais para garantir o crescimento do futebol português. "Há um conjunto de agendas que estão bem identificadas de negociação, quer com a Federação Portuguesa de Futebol, quer com a governação deste país, no sentido de encontrarmos condições mais equilibradas para que o futebol se possa desenvolver e possa competir internacionalmente", referiu. Sobre a data do escrutínio, agendado para 11 de abril, e que mereceu críticas do outro candidato, Gomes Mendes esclareceu que a decisão foi tomada após ouvir os clubes. "Em boa verdade, eu não estendi nenhum prazo. Isto é tudo público, aconteceu numa assembleia geral em que estavam lá todos [os clubes]. A direção da Liga propôs o dia 24 abril, mas como encontrei clubes que achavam que a data estava bem e outros que consideravam que poderia ser um pouco antes, decidi recuar 15 dias e marquei para 11 de abril”, esclareceu. Nesta cerimónia, além de FC Porto e Sporting de Braga, estiveram ainda presentes, segundo fonte da candidatura de José Gomes Mendes, Boavista, Famalicão, Rio Ave, Tondela, Paços de Ferreira, Penafiel, Torreense, Académico de Viseu, União de Leira e Vizela. "Se eu contar os apoios que o meu adversário disse que tem com aqueles que eu tenho, vamos ter quatro ligas. Nesta fase, nós temos as sociedades desportivas a ouvir, para depois tomarem a sua decisão. Tenho dialogado com todos os clubes e acredito que tenho o melhor projeto e a melhor equipa", partilhou. José Gomes Mendes destacou a relação de proximidade com Pedro Proença, ex-presidente da LPFP e agora líder da Federação Portuguesa de Futebol, considerando essa relação profícua para o seu trabalho. "Há um diálogo próximo, temos um alinhamento de ideias, isso não é segredo. Acho que é um elemento facilitador para o que vem a seguir. Há um plano estratégico sólido que foi aprovado na Liga, mas que precisa agora de um impulso, pois os desafios que temos são um pouco diferentes”, analisou. José Gomes Mendes elegeu como eixos do seu projeto a “competitividade desportiva, a sustentabilidade financeira e o impacto institucional, promocional e social", vincou a importância de temas como a centralização dos direitos audiovisuais ou a internacionalização do futebol profissional português. As eleições para presidência da LPFP, que visam o mandato intercalar 2025-2027, estão agendadas para 11 de abril, sendo que, até ao momento, apenas José Gomes Mendes e Reinaldo Teixeira apresentaram as respetivas candidaturas.

17:19 - Trubin aborda interesse do City e destaca: «Tem sido uma nova etapa na minha carreira» - ZEROZERO.PT
Anatoliy Trubin, guarda-redes do Benfica, realizou - em declarações ao portal ucraniano Sport - a antevisão ao duplo duelo da Liga das Nações diante da Bélgica, que pode garantir o playoff de acesso à Liga A da prova. O guardião de 23 anos revelou estar «feliz» pelo momento positivo ao serviço das águias e foi questionado sobre o alegado interesse do Manchester City.










Tsypun destaca
"Não me considero herói", afirmou o guarda-redes Kryrylo Tsypun após contribuir para a passagem da Ucrânia aos quartos-de-final; a anfitriã Bélgica saiu com "orgulho".
Fiorentina volta a perder, Milan empata
A Fiorentina perdeu pela primeira vez em sete jornadas ao ser batida por 1-0 pelo Cagliari, num dia em que o Milan não foi além de um empate 1-1 em casa frente ao Torino.
Gil trava Benfica, Marítimo bate Porto
O Benfica empatou 1-1 no terreno do Gil Vicente num jogo em que Óscar Cardozo falhou uma grande penalidade nos descontos, enquanto o Porto perdeu fora com o Marítimo.
Rússia e Portugal reflectem sobre empate
Eder Lima marcou um excelente golo e valeu à Rússia um empate 4-4 e o primeiro lugar no Grupo B, mas ficou frustrado por a sua equipa ter sofrido quatro golos. Jorge Braz elogiou Portugal.



Portugal empata e termina em segundo
Portugal 4-4 Rússia
Uma emocionante igualdade a quatro bolas viu os russos terminarem no primeiro lugar do Grupo B e Portugal no segundo.
Mónaco perde força com empate em Lorient
O Mónaco ficou a cinco pontos do líder Paris Saint-Germain na luta pelo título e precisou de um golo apontado perto do fim para sair do terreno do Lorient com um empate 2-2.
Stoke surpreende Manchester United
Charlie Adam marcou os dois golos com que o Stoke infligiu ao Manchester United a terceira derrota na Premier League, num dia em que o Sunderland venceu o Newcastle por 3-0.


PARCEIROS : casa em portugal  | foot  | Mercato  |
Contacto     | © Copyright of DirectoFutebol.com