futebol
segunda 30 junho 2025
14:18 - FC Penafiel confirma saída de Hélder Cristovão - ZEROZERO.PT
O {TEAM_LINK|30|FC Penafiel} anunciou, esta segunda-feira, a saída do treinador Hélder Cristovão, após três épocas no clube.  «Obrigado, Mister! Agradecemos ao Mister Hélder Cristóvão e à sua equipa técnica todo o seu empenho desejando-lhes os maiores sucessos pessoais e profissionais para o futuro», pode ler-se na nota oficial do clube.  Esta época, na liderança da equipa, o técnico registou 13 vitórias, nove empates, e 14 derrotas. Hélder Cristovão, recorde-se, havia chegada à equipa a meio da época de 2022/23, após passagens por Benfica B, Al-Nassr, Al-Ettifaq, FC DAC 1904 e Al-Hazm.  O FC Penafiel, recorde-se, terminou a Liga Portugal 2 Meu Super na 11.ª posição. 

14:10 - Di María sobre Jorge Jesus: «Tirou todo o melhor de mim e pude explodir nesse ano» - ZEROZERO.PT
Prestes a rumar ao Rosario Central, Di María concedeu uma entrevista aos meios oficiais do Benfica no sentido de se despedir do clube. Entre vários outros temas, o extremo falou sobre os técnicos com quem se cruzou na Luz. 

13:59 - Europeu feminino: 17 portuguesas repetem presença na fase final, seis em estreia - SAPO.PT
Dezassete futebolistas vão repetir a presença na fase final de um Campeonato da Europa feminino de futebol ao representar Portugal na Suíça, entre 02 e 27 de julho, com seis a participarem pela primeira vez. Na terceira participação seguida das ‘navegadoras' na fase final de um Europeu, depois das edições de 2017, nos Países Baixos, e de 2022, em Inglaterra, o selecionador Francisco Neto elegeu um lote de 23 atletas recheado de experiência, mas também de juventude. O conhecimento e traquejo adquirido nos últimos dois Europeus por Patrícia Morais, na baliza, de Ana Borges, Diana Gomes e Carole Costa na linha defensiva, assim como de Dolores Silva, Tatiana Pinto, Andreia Norton e Fátima Pinto no centro do terreno podem ajudar a fazer a diferença para encarar a poderosa campeã do Mundo Espanha, Itália e Bélgica no Grupo B, com Diana Silva a ser avançada mais habituada a fases finais. Por outro lado, Inês Pereira, Lúcia Alves, Catarina Amado, Joana Marchão, Kika Nazareth, a grande esperança portuguesa, Andreia Faria, Jéssica Silva e Telma Encarnação estiveram na fase final de 2022, em solo inglês, tendo consolidado o lugar no grupo de Francisco Neto desde então. Se as repetentes dominam a convocatória, as ‘caras novas' das lusas em Europeus são apenas seis: a guarda-redes Sierra Cota-Yarde, as defesas Carolina Correia e Ana Seiça, as médias Beatriz Fonseca e Andreia Jacinto e a avançada Ana Capeta. Contudo, para o trio Seiça, Jacinto e Capeta não será uma novidade vestir as ‘cores' portuguesas em fase finais, já que estiveram no Mundial2023, na Nova Zelândia, onde Portugal não foi além da fase das ‘poules'. Fora da fase final ficou Carolina Mendes, que integrou a lista inicial, mas que se lesionou no arranque dos trabalhos, à qual se juntam Stephanie Ribeiro, Bárbara Lopes, Samara Lino, com as duas últimas a rumarem à Suíça para trabalharem com o grupo, na cidade de Genebra. Na fase final do Europeu de 2025, Portugal está integrado no Grupo B, juntamente com a campeã mundial em título Espanha (quinta-feira, em Berna), a Itália (07, em Genebra) e a Bélgica (11, em Sion). Apenas os dois primeiros classificados de cada Grupo acedem à fase a eliminar. Lista das 23 convocadas: - Guarda-redes: Inês Pereira (Deportivo, Esp), Patrícia Morais (Sporting de Braga) e Sierra Cota-Yarde (Toronto, Can). - Defesas: Ana Seiça (Tigres, Mex), Ana Borges (Sporting), Carolina Correia (Torreense), Diana Gomes (Sevilha, Esp), Catarina Amado (Benfica) e Carole Costa (Benfica), Joana Marchão (Servette, Sui) e Lúcia Alves (Benfica). - Médias: Andreia Jacinto (Real Sociedad, Esp), Andreia Faria (Benfica), Andreia Norton (Benfica), Beatriz Fonseca (Sporting), Dolores Silva (Sporting de Braga), Tatiana Pinto (Atlético Madrid, Esp), Fátima Pinto (Sporting) e Kika Nazareth (FC Barcelona, Esp). - Avançadas: Ana Capeta (Sporting), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Gothan, EUA) e Telma Encarnação (Sporting).

13:57 - André Villas-Boas 'arrasado' por escolher Farioli: "A geração TikTok..." - NOTICIASAOMINUTO.COM
Antigo candidato à presidência do FC Porto critica opção do atual presidente em avançar para a contratação do técnico italiano para o lugar de Martín Anselmi. Nuno Lobo já havia defendido que o novo treinador deveria ser português e não estrangeiro.

13:47 - "Treinadores escolhidos por vídeos do TikTok?" - FUTEBOL365.PT
Ex-candidato à presidência do FC Porto dispara contra direção presidida por André Villas-Boas após eliminatória humilhante no Mundial de Clubes.

13:36 - VÍDEO: polícia atropelado antes do Sporting-Benfica de futsal - MAISFUTEBOL.IOL.PT


13:29 - Di María: «Espero voltar ao Benfica, onde me adotaram como se fosse um filho da casa» - ABOLA.PT


13:22 - Goleadora permanece: FC Porto renova com Beatriz Amorim - ZEROZERO.PT
{PLAYER_LINK|669599|Beatriz Amorim} vai continuar de dragão ao peito. A avançada de 22 anos prolongou o vínculo com o FC Porto e prepara-se para enfrentar uma temporada exigente na Segunda Divisão.

13:13 - Arsenal faz contactos por Pepê - SAPO.PT
O Arsenal estará interessado na contratação de Pepê ao FC Porto. De acordo com o diário desportivo 'Record', o clube inglês já terá feito os primeiros contactos para perceber os contornos de um possível negócio. A mesma fonte avança que os dragões rejeitam um empréstimo sem pagamento de taxa, nem um empréstimo somente com o pagamento integral do vencimento do jogador. Independentemente desta posição, os azuis e brancos estarão abertos a negociar uma possível saída do jogador brasileiro, em moldes que sejam financeiramente vantajosos para o clube. Num cenário de saída em definitivo, o FC Porto tem margem negocial, uma vez que Pepê tem contrato válido até 2027 e está protegido por uma cláusula de rescisão cifrada nos 75 milhões de euros. O internacional brasileiro completou a sua quarta temporada com os dragões, onde fez 45 jogos oficiais, registando seis golos e quatro assistências.

12:26 - Di María no adeus: «Podia ter ido para qualquer parte do mundo e decidi voltar ao Benfica» - ZEROZERO.PT
Após terminar a sua ligação ao Benfica, Di María concedeu em entrevista aos meios oficiais do clube. O extremo argentino falou sobre o regresso e o amor ao clube e sobre o apoio que sempre sentiu por parte dos adeptos benfiquistas. 

12:15 - Rio Ave arranca temporada sem reforços e com plantel desfalcado - FUTEBOL365.PT
O Rio Ave começa a época 2025/26 sem reforços confirmados e com várias saídas no plantel. Sotiris Silaidopoulos tem trabalho pela frente.

11:34 - FC Porto vê rejeitada proposta por Harwood-Bellis - SAPO.PT
O Southampton rejeitou uma primeira proposta do FC Porto por Taylor Harwood-Bellis. De acordo com o canal inglês 'Sky Sports', os dragões ofereceram 22 milhões de euros pelo internacional sub-21, valor que não agradou aos 'Saints'. Segundo a mesma fonte, o clube inglês pretende um valor mais elevado pelo jogador, que contratou em definitivo ao Manchester City por 17 milhões de euros. O inglês é um dos alvos do FC Porto para reforçar o setor defensivo para próxima temporada. Despromovido da Premier League ao 'Championship', o Southampton estará disponível para negociar o jogador de 23 anos, mas procura tirar maior rendimento financeiro de um possível negócio. Na última temporada, Harwood-Bellis, capitão da seleção inglesa de sub-21, fez 38 jogos ao serviço dos 'Saints', tendo apontado três golos.

11:17 - "Saio com a alegria de ter cumprido a minha palavra de voltar ao Benfica" - NOTICIASAOMINUTO.COM
Ángel Di María não escondeu a tristeza de deixar o Benfica, mas garantiu que é "como uma casa", afirmando ainda que este é um final com que sonhou e lamenta não ter conseguido conquistar o 39.º campeonato pelo Benfica.

11:00 - Entrevista A BOLA Benfica: «A nossa visão é continuar a ser um dos maiores centros de formação do mundo» - ABOLA.PT


10:53 - Mercado: Southampton rejeita primeira proposta do FC Porto por central  - ABOLA.PT


10:47 - Benfica entra em modo sprint: calendário apertado obriga a preparação relâmpago - SAPO.PT
O Benfica deu por encerrada a época 2024/25 com uma pesada derrota frente ao Chelsea (1-4), nos oitavos de final do renovado Mundial de Clubes, mas já tem o foco apontado à nova temporada — que se adivinha intensa e sem pausas. Bruno Lage não escondeu a preocupação com o calendário, que deixa pouco ou nenhum espaço para um verdadeiro período de descanso. "Temos de dar no mínimo 15 dias a estes jogadores para recuperar e, depois, vamos ter duas semanas e meia para preparar a Supertaça", lamentou o técnico encarnado, sublinhando que o tempo ideal de preparação ronda as cinco semanas. "Temos de nos reinventar, perceber a importância deste arranque de época. Vamos disputar a Supertaça, duas eliminatórias da Liga dos Campeões e começar o campeonato. O Benfica tem de entrar a todo o gás", afirmou. O calendário obriga a essa abordagem. Os jogadores terão cerca de duas semanas de descanso antes do arranque da preparação no Benfica Campus, com a Supertaça frente ao Sporting marcada já para 31 de julho. A isso junta-se o desafio europeu: por ter terminado a Liga em segundo lugar, o Benfica não tem entrada direta na fase de grupos da Champions e terá de disputar duas pré-eliminatórias. A 3.ª pré-eliminatória tem jogos marcados para 5 ou 6 de agosto (1.ª mão) e 12 de agosto (2.ª mão), com o sorteio agendado para 21 de julho. Caso ultrapasse essa fase, o Benfica seguirá para o ‘playoff', com duelos a 19 ou 20 e 26 ou 27 de agosto. Pelo meio, a estreia no campeonato acontece no fim de semana de 9 e 10 de agosto, encaixada entre os jogos europeus. Com um calendário tão apertado, a margem de erro será mínima. A presença na fase de grupos da Liga dos Campeões é vista como vital a nível financeiro e desportivo, enquanto a conquista da Supertaça surge como oportunidade imediata de limpar a imagem de uma época marcada por desilusões. O verão promete ser curto e exigente na Luz — e o Benfica sabe que não pode falhar no arranque.

10:35 - Europeu feminino: Catarina Campos vai tornar-se na primeira portuguesa a arbitrar numa fase final - SAPO.PT
Catarina Campos vai tornar-se na primeira portuguesa a arbitrar na fase final de um Europeu feminino de futebol, na Suíça, onde integrará um lote de 13 ‘juízas', com Portugal a estar também representado no VAR por Tiago Martins. Designada pelo Comité de Arbitragem da UEFA, Catarina Campos, de 39 anos, segue as pisadas de Carlos Valente, que arbitrou uma fase final desta competição, em 1989, quando dirigiu a final, entre a Alemanha e Noruega (4-1), em Osnabrück. Portugal já teve uma outra ‘juíza' em fases finais de grandes competições femininas, caso de Sandra Bastos no Mundial de 2019. Em 29 de março, Catarina Campos fez história ao tornar-se na primeira mulher a dirigir um jogo da I Liga, entre Casa Pia e Rio Ave, em Rio Maior, na abertura da 27.ª jornada, que terminou com a vitória dos 'gansos' (2-1). Antes, a juíza natural de Viseu já tinha sido a primeira a chefiar uma equipa de arbitragem totalmente feminina nas provas profissionais portuguesas, ao dirigir a derrota do Paços de Ferreira na receção ao Feirense (2-1), em 15 de fevereiro, para a 22.ª ronda da II Liga. De resto, no currículo, a internacional desde 2018 faz parte da categoria de elite da UEFA há quase dois anos e já teve outras experiências no passado recente no futebol masculino, ao arbitrar encontros no Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional, e na Liga Revelação, ambos sob a tutela da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), bem como partidas internacionais de caráter oficial, incluindo uma esta temporada na UEFA Youth League, uma na Liga dos Campeões feminina e duas na fase de grupos da Liga A da Ligas das Nações feminina. Para a fase final que vai decorrer em solo helvético, entre 02 e 27 de julho, na qual vai participar a seleção portuguesa, todas as equipas de arbitragem são europeias, com exceção de uma, que pertence à Confederação sul-americana de futebol (CONMEBOL), com Edina Alves Batista, do Brasil, e duas assistentes. No videoárbitro (VAR), Portugal vai estar representado por Tiago Martins, tal como aconteceu em 2022, que faz parte de uma lista de 16 especialistas, e vai operar durante todo o torneio a partir da sede da UEFA, em Nyon, na Suíça. Portugal vai estrear-se, no Grupo B, com a Espanha, campeã do mundo e detentora da Liga das Nações, na quinta-feira, em Berna, defrontando, quatro dias depois, a Itália, em Genebra, e a Bélgica, no dia 11, em Sion.

10:28 - VÍDEO: cancelas dificultam saída do Benfica do aeroporto à chegada a Lisboa - MAISFUTEBOL.IOL.PT


10:15 - Entrevista A BOLA João Faria Rodrigues e a «época de 11 meses» dos 38 iniciados do Benfica - ABOLA.PT


10:08 - Rio Ave arranca nova temporada ainda sem reforços - SAPO.PT
O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, inicia hoje a temporada 2025/26, com a realização de exames médicos e ainda sem qualquer reforço confirmado para a nova temporada. Sob a supervisão do novo treinador, o grego Sotiris Silaidopoulos, ex-Olympiacos, da Grécia, o plantel vila-condense vai reservar o dia de hoje e também o de terça-feira para a realização dos exames. Além da ausência de reforços, o plantel do Rio Ave está ainda muito desfalcado, após as saídas de Matheus Teixeira, João Pedro, Kostoulas, Martim Neto, Demir Tiknaz, Tiago Morais e Kiko Bondoso, jogadores que terminaram o período de empréstimo. Em sentido inverso, Julien Lomboto, que esteve cedido à Oliveirense, e Amine Rehmi, emprestado ao Feirense, regressam ao Estádio dos Arcos para serem avaliados pelo novo treinador. Perante esta indefinição, o novo treinador dos vila-condenses, que rendeu Petit no cargo, vai integrar, nesta primeira fase da temporada, alguns elementos da equipa de sub-23, que também serão avaliados. O grupo cumprirá duas etapas de estágio, trabalhado entre 2 e 13 de julho, em Guimarães, e de 17 a 26 de julho, em Quiaios, no concelho da Figueira da Foz. Os vila-condenses têm já agendados os jogos de preparação, começando em 5 de julho com um duelo com a seleção concelhia de Vila do Conde, a que se seguirão desafios com Leixões (12 de julho), Marinhense (19 de julho), AVS (23 de julho) e Benfica B (26 de julho). Em 2 de agosto, a equipa vila-condense disputará dois jogos no mesmo dia, frente ao Gil Vicente e ao Arouca. O Rio Ave terminou a época passada no 11.º lugar do campeonato, com 38 pontos, numa temporada em que chegou às meias-finais da Taça de Portugal, onde foi eliminado pelo Sporting. Esta será a segunda época completa em que a estrutura de futebol do emblema da foz do Ave estará sob a gestão da SAD, detida pelo empresário grego Evangelos Marinakis, que detém também o Olympiacos, da Grécia, e o Nottingham Forest, de Inglaterra. Plantel provisório para 2025/26: - Guarda-redes: Cezary Miszta e Antzelo Sina - Defesas: Marious Vrousai, João Tomé, Jorge Karseladze, Andreas Ntoi, Jonathan Panzo, Pancho Petrasso, Nelson Abbey, Omar Richards e Julien Lomboto - Médios: Bakoulas, Brandon Aguilera, João Novais, Ole Pohlmann, João Graça e Amine Oudrhiri - Avançados: Tobías Medina, André Luiz, Karem Zoabi, Clayton Silva e Valentim Sousa










Tsypun destaca
"Não me considero herói", afirmou o guarda-redes Kryrylo Tsypun após contribuir para a passagem da Ucrânia aos quartos-de-final; a anfitriã Bélgica saiu com "orgulho".
Fiorentina volta a perder, Milan empata
A Fiorentina perdeu pela primeira vez em sete jornadas ao ser batida por 1-0 pelo Cagliari, num dia em que o Milan não foi além de um empate 1-1 em casa frente ao Torino.
Gil trava Benfica, Marítimo bate Porto
O Benfica empatou 1-1 no terreno do Gil Vicente num jogo em que Óscar Cardozo falhou uma grande penalidade nos descontos, enquanto o Porto perdeu fora com o Marítimo.
Rússia e Portugal reflectem sobre empate
Eder Lima marcou um excelente golo e valeu à Rússia um empate 4-4 e o primeiro lugar no Grupo B, mas ficou frustrado por a sua equipa ter sofrido quatro golos. Jorge Braz elogiou Portugal.



Portugal empata e termina em segundo
Portugal 4-4 Rússia
Uma emocionante igualdade a quatro bolas viu os russos terminarem no primeiro lugar do Grupo B e Portugal no segundo.
Mónaco perde força com empate em Lorient
O Mónaco ficou a cinco pontos do líder Paris Saint-Germain na luta pelo título e precisou de um golo apontado perto do fim para sair do terreno do Lorient com um empate 2-2.
Stoke surpreende Manchester United
Charlie Adam marcou os dois golos com que o Stoke infligiu ao Manchester United a terceira derrota na Premier League, num dia em que o Sunderland venceu o Newcastle por 3-0.


PARCEIROS : casa em portugal  | foot  | Mercato  |
Contacto     | © Copyright of DirectoFutebol.com