futebol
segunda 02 junho 2025
00:11 - Marcelo felicita campeões europeus sub-17: "Conquista que honra e enobrece o desporto nacional" - SAPO.PT
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, congratulou a Seleção Nacional de sub-17, que este domingo venceu a França por 3-0 na final do Campeonato da Europa, disputada em Tirana, na Albânia. Em nota publicada no site da Presidência, Marcelo enalteceu “o terceiro título europeu para Portugal nesta categoria”, realçando que a conquista “demonstra a qualidade dos nossos jovens atletas”. “O Presidente da República felicita a Seleção portuguesa que conquistou o Campeonato Europeu Sub-17 de Futebol, na final disputada com a França”, pode ler-se no comunicado. Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu ainda o contributo de todos os envolvidos:“Aos jogadores, aos seus familiares, equipa técnica e à Federação Portuguesa de Futebol, mais esta conquista que muito honra e enobrece o desporto nacional”, concluiu.

domingo 01 junho 2025
23:55 - Cristiano Ronaldo aplaude campeões europeus sub-17: "Parabéns, craques!" - SAPO.PT
Cristiano Ronaldo não ficou indiferente à conquista da Seleção Nacional de sub-17, que este domingo venceu a França por 3-0 na final do Campeonato da Europa, em Tirana, e ergueu o troféu continental pela terceira vez na história. O capitão da Seleção A reagiu de imediato nas redes sociais, deixando uma mensagem simples mas sentida, numa story partilhada no Instagram:"Parabéns, craques!" A mensagem do astro luso surge num dia especial para o futebol português, numa altura em que os comandados de Roberto Martínez se concentram na Cidade do Futebol com vista à participação na final four da Liga das Nações.

22:23 - Portugal bate França e levanta troféu de campeão da Europa de sub-17 - SICNOTICIAS.PT
Anísio Cabral, Duarte Cunha e Gil Neves foram os autores dos golos que valeram a vitória lusitana, este domingo, na Albânia. É a sétima vez que a Seleção Nacional de sub-17 conquista o Europeu de futebol.

17:30 - Liga BPI: Rita Castro e Silva é a melhor treinadora de abril e maio - ZEROZERO.PT
Rita Castro e Silva, técnica do FC Famalicão, foi distinguida como o melhor treinadora dos meses de abril e maio na Liga BPI. O prémio foi atribuído, como habitualmente, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A distinção surge na sequência do grande momento que o emblema famalicense atravessou no decorrer desse período, tendo três vitórias e uma derrota, numa sequência de resultados que tirou o emblema da zona de despromoção direta do Campeonato Nacional e o levou à disputa do playoff - ficando a três pontos do Damaiense, que garantiu a manutenção, no oitavo lugar. Rita Castro e Silva e a sua equipa técnica sucedem a Zé Nando e {COACH_LINK|21521|Manolo Cano}, distinguidos nos últimos quatro meses, após um longo reinado de {COACH_LINK|9411|Filipa Patão} durante oito meses. Recorde-se que o FC Famalicão se encontra a disputar o playoff de permanência na Liga BPI diante do Rio Ave. As vila-condenses venceram a primeira mão por 0-1.         Ver esta publicação no Instagram                       Uma publicação partilhada por FC Famalica?o Feminino (@fcfamalicaofeminino)

16:46 - Fábio Silva dispensado do Europeu de Sub-21 - SAPO.PT
Fábio Silva foi dispensado da Seleção Nacional de Sub-21 e já não vai participar no Campeonato da Europa da categoria. O avançado português, de 22 anos, que esta temporada representou o Las Palmas, continua com queixas físicas. Nos últimos dias fez tratamento mas acabou por ser dispensado porque não recuperaria a tempo da fase de grupos da competição.

01:28 - Henrique Calisto eleito presidente da Associação Nacional de Treinadores - MAISFUTEBOL.IOL.PT


sábado 31 maio 2025
21:37 - Henrique Calisto eleito novo presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol com 90,6% dos votos - SAPO.PT
Henrique Calisto, 71 anos, é o novo presidente da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol. A eleição para os novos corpos sociais desta Associação decorreu durante o XVI Congresso Nacional, realizado este sábado na Arena Liga Portugal, sede da Liga, no Porto, e ditou a vitória daquele que foi um dos fundadores e o seu primeiro presidente. Henrique Calisto, pela Lista A, obteve 233 votos, ou seja 90,6 por cento, com o candidato da Lista B, André Reis, a registar 20 votos. Houve três votos em branco e um voto nulo. Com um total de 257 votantes, esta tratou-se da maior adesão de sempre às eleições da ANTF. Henrique Calisto sucede, assim, a José Pereira, que esteve à frente da Direção da ANTF durante 39 anos. Manuel Gonçalves Gomes (Neca) é o novo presidente da Mesa da Assembleia Geral, enquanto Victor Maçãs é o novo líder do Conselho Fiscal. Na cerimónia de tomada de posse dos corpos sociais eleitos, que decorreu no final do XVI Congresso, o novo presidente fez questão agradecer a “todos os treinadores” pela “confiança e responsabilidade” que nele depositaram. “Esta não é uma vitória minha. É uma vitória de todos os que acreditam que o treinador português deve ser respeitado, valorizado e protegido. É uma vitória da competência, da seriedade e da paixão por esta profissão. Assumo este cargo para servir os treinadores portugueses de todos os níveis — do futebol profissional ao amador, do masculino ao feminino, dos escalões de formação ao alto rendimento. Queremos uma ANTF à altura daqueles que representamos: os melhores treinadores do mundo, a melhor escola de treinadores do mundo”, destacou o novo presidente. “A ANTF tem de ser muito mais do que uma associação de classe: será uma plataforma de defesa intransigente dos direitos, da dignidade e da valorização do treinador português”, assumiu ainda Henrique Calisto, garantindo que vai começar já a trabalhar em prol das medidas que apresentou no seu programa de candidatura, nomeadamente a revisão estatutária no 1.º ano de mandato – que poderá viabilizar que as próximas eleições sejam já descentralizadas –, mais cursos de III Nível e revisão dos critérios de acesso ao IV Nível, a diminuição dos custos dos cursos, bolsas de estágios para jovens treinadores, a criação de mecanismos legais na defesa do vínculo laboral dos treinadores das equipas não profissionais e formação e pugnar por maior visibilidade mediática e institucional para a ANTF. Fazendo questão de homenagear José Pereira, que mereceu ovação de pé de toda a plateia, o presidente empossado da ANTF garantiu uma associação que “não vai ser subserviente”, antes procurará ter “com voz ativa”. “Por isso iremos dialogar com todos, com a FPF, com a Liga Portugal, com o Sindicato dos Jogadores e todos os parceiros do futebol português. E convido todos os treinadores a estarem presentes. A participarem. A exigirem. Esta casa será aberta, transparente e combativa”, finalizou Henrique Calisto.

21:11 - «Alterações ao campeonato e à Taça da Liga? Pasma-me estas opiniões tão definidas sem um estudo» - ZEROZERO.PT
Miguel Ribeiro, presidente do FC Famalicão, marcou presença no Congresso do Dirigismo, em Matosinhos, organizado pela Associação Nacional de Dirigentes do Futebol, Futsal e Futebol de Praia, onde esteve à conversa com os jornalistas sobre vários temas antes da sua intervenção no evento.

21:11 - «Alterações ao campeonato e à Taça da Liga? Pasma-me estas decisões tão definidas sem um estudo» - ZEROZERO.PT
Miguel Ribeiro, presidente do FC Famalicão, marcou presença no Congresso do Dirigismo, em Matosinhos, organizado pela Associação Nacional de Dirigentes do Futebol, Futsal e Futebol de Praia, onde esteve à conversa com os jornalistas sobre vários temas antes da sua intervenção no evento.

20:14 - Miguel Ribeiro: «O FC Famalicão é um candidato efetivo às competições europeias» - ZEROZERO.PT
À margem do Congresso do Dirigismo, organizado pela Associação Nacional de Dirigentes do Futebol, Futsal e Futebol de Praia, Miguel Ribeiro, presidente do FC Famalicão, prestou declarações aos jornalistas presentes no evento.

17:03 - Deco sobre João Félix: "Dá a sensação que desiste muito rápido" - SAPO.PT
Deco esteve presente no Congresso da A Associação Nacional de Dirigentes de Futebol, Futsal e Futebol de Praia de Portugal (ANDIF), que se realizou no Terminal de Cruzeiros de Leixões. Entre outros temas, o diretor desportivo do Barcelona comentou a passagem de João Félix pelos catalães na temporada 2023/24, afirmando que o clube não teve possibilidade de contratar o avançado em definitivo. "O João teve um ano muito bom, mas o Atlético queria vender e nós não tínhamos condições de comprar. Acabou por tomar a decisão de ir para o Chelsea e depois para o Milan. Não tínhamos condições no Barcelona para o João", começou por dizer. Depois de acompanhar de perto a temporada de Félix nos 'culés', Deco apresenta uma razão para o facto do internacional português ainda não se ter conseguido afirmar nos clubes por onde tem passado. "Às vezes, os jogadores precisam de ter paciência. O João é espetacular, mas às vezes parece que pede um lugar no onze demasiado cedo, dá a sensação que desiste muito rápido. Foi para Chelsea e o futebol é duro, os treinadores tomam decisões que nem sempre são justas. Mas é assim", realçou.

16:46 - Deco elogia Gyökeres, mas afasta contratação: «Já temos o Lewandowski» - ZEROZERO.PT
Tendo estado presente no 30.º Congresso do Dirigismo, organizado pela Associação Nacional de Dirigentes de Futebol, Futsal e Futebol de Praia (ANDIF), {DIRECTOR_LINK|4758|Deco}, atual diretor-desportivo do {TEAM_LINK|40|Barcelona}, revelou que o clube catalão não tem planos para avançar para a contratação de {PLAYER_LINK|473956|Viktor Gyökeres}, 

15:58 - Deco elogia Mora: «É bonito ver um menino tão novo a assumir a liderança» - ZEROZERO.PT
Deco, atual diretor desportivo do Barcelona, esteve presente no 30.º Congresso do Dirigismo, organizado pela Associação Nacional de Dirigentes de Futebol, Futsal e Futebol de Praia (ANDIF), e falou sobre o momento atual do {TEAM_LINK|9|FC Porto} e sobre {PLAYER_LINK|545602|Rodrigo Mora}.

15:30 - Deco sobre Félix: «Pede um lugar no onze inicial demasiado cedo» - ZEROZERO.PT
{DIRECTOR_LINK|4758|Deco}, atual diretor desportivo do {TEAM_LINK|40|Barcelona}, esteve presente no 30.º Congresso do Dirigismo, organizado pela Associação Nacional de Dirigentes de Futebol, Futsal e Futebol de Praia (ANDIF), onde abordou diversos tópicos, entre eles a passagem do luso {PLAYER_LINK|284412|João Félix} pelo emblema culé.

sexta 30 maio 2025
16:03 - Paulo Fonseca esgota recursos e fica mesmo 9 meses afastados dos bancos - NOTICIASAOMINUTO.COM
Comité Nacional Olímpico e Desportivo de França recusa mediar as discussões entre o treinador do Lyon e a Ligue 1.

quinta 29 maio 2025
14:27 - "Estamos a matar-nos a nós próprios". Calisto exige mudanças no IPDJ e explica porque é contra treinador estrangeiro na Seleção de Portugal - SAPO.PT
Henrique Calisto encabeça uma das listas que concorre para as eleições na Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), marcadas para o dia 31 de maio. O ex-treinador pretende suceder a José Pereira, o homem que lidera o órgão associativo de forma consecutiva desde 2013. Em entrevista ao SAPO Desporto, Henrique Calisto explicou as suas ideias para a Associação, como pretende resolver os problemas atuais, principalmente no acesso à formação. Calisto admite que é preciso "aumentar a oferta educativa na atribuição do Grau 3 e do Grau 4", e explica como pode resolver parte do problema. O problema de acesso aos cursos O candidato da Lista A quer que o "curso de 3.º nível possa ser ministrado pelas associações" regionais. O problema está no último nível, o UEFA Pro, que só pode ser ministrado de dois em dois anos, e ainda nos prazos do Instituto Português do Desporto e da Juventude entre o nível 3 e o 4. "Aquilo que temos de procurar é pedir para que se faça pelo menos um e, se possível, dois cursos UEFA Pro por ano. Mas a nível interno, também existem outras barreiras que temos de conseguir alterar: Por exemplo, o IPDJ obriga, a um período de latência de dois anos, entre o III e o IV níveis. Dois anos a treinar. E isso é um erro porque a UEFA exige só um ano. Estamos a matar-nos a nós próprios. A exigência do IPDJ suplanta a exigência da UEFA, que já é muita. É isso que temos de exigir para mudar a regulamentação", contou ao SAPO Desporto. No passado recente, a Associação Nacional de Treinadores de Futebol criticou a contratação de técnicos sem formação exigida para treinar na I Liga. Henrique Calisto também é contra, lembrando que é preciso cumprir a lei. "Existe uma legislação em vigor, e se existe tem de ser cumprida e respeitada. Não sei se sabem, mas a quem compete, por exemplo, a fiscalização é à ASAE e aos organizadores das provas, que têm de fiscalizar se há cumprimento do regulamento das competições. A ANTF tem de ser defensora da lei e se ela exige que os treinadores tenham o IV nível para serem treinadores principais da Liga... O problema tem é de ser resolvido a montante. Porque isso só acontece face à dificuldade em aceder aos cursos de nível III e IV. Essa é a forma lógica e legal de resolver", começou por explicar. "Eu não concordo que um treinador exerça funções sem as habilitações necessárias. É a mesma coisa que eu ir a conduzir um carro sem carta, só porque conduzo bem não preciso de carta? Agora, quanto à forma de cumprir a lei, aí tenho efetivamente uma visão diferente do que tem sido feito: quem de direito é que deve fazer cumprir o regulamento", completou Seleção tem de ser comandada por um português Em declarações recentes ao podcast 'Final Cut', Calisto defendeu que a Seleção A de Portugal devia ser orientada por um treinador português. Questionado sobre o porquê desta posição, o ex-treinador explicou que há técnicos mais que capacitados em Portugal para dirigir a seleção das Quinas. "A Seleção Nacional é um patamar e uma montra da qualidade dos nossos jogadores e dos treinadores. Temos ou não temos os melhores treinadores, dos melhores do mundo? Creio que todos concordam que sim. Com provas dadas em todo o mundo. Então se somos bons lá fora, não servimos para a nossa Seleção? Tendo os melhores do mundo, sendo a Seleção um símbolo do que somos capazes, se só jogadores portugueses (ainda que naturalizados, alguns) podem jogar na seleção, porquê contratar um treinador estrangeiro? Temos uma dúzia de treinadores portugueses que são credenciados para esse cargo. Se a Seleção representa o País, porque não deve ser o selecionador português? Não vejo qualquer motivo de polémica nisto, simplesmente digo que se tivesse capacidade de escolha, escolheria um português, sem demérito para os outros", explicou Calisto ao SAPO Desporto, garantindo que a opção por um português não é patriotismo. "Já fui emigrante, não é nada contra imigrantes, não é um patriotismo bacoco, é lógica e usarmos a seleção como um patamar mundial de afirmação do treinador português. Ninguém se esquece do Otto Glória no Mundial de 66, mas era uma outra realidade. Se Portugal vencer um Campeonato do Mundo, o treinador será sempre lembrado e espero que fique ligado a um técnico português [...] Os treinadores portugueses que são e já foram selecionadores, como eu já fui, estávamos em países onde a craveira dos treinadores não tinha a capacitação que nós temos. Porque se somos os melhores do mundo, é normal que em países com escolas mais fracas nos venham buscar também para que os treinadores locais possam aprender connosco. Sinceramente, digo que na atualidade em Portugal temos treinadores que estão a um patamar bastante elevado, acima dos estrangeiros que têm vindo para a Seleção", finalizou. Henrique Calisto, um dos membros fundadores da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, concorre para a liderança do organismo contra André Reis, candidato da Lista B.

14:08 - Sub-16 | Portugal empata com a Noruega - ZEROZERO.PT
No primeiro encontro disputado do Torneio de Desenvolvimento da UEFA, a Seleção Nacional masculina Sub-16 de Portugal não foi além de um empate (1-1) com a Noruega. A formação lusa mostrou-se a bom nível, mas acabou por sofrer o empate na segunda parte.  Os comandados de José Lima entraram fortes no embate e beneficiaram de uma grande penalidade, ainda antes dos dez minutos de jogo. Sevastian Belov ganhou em velocidade à defensiva nórdica e foi derrubado dentro da área adversária. Na marca do castigo máximo, Tiago Rodrigues não tremeu e inaugurou o marcador.  Na segunda parte da partida e apenas 30 segundos depois do apito do árbitro, a equipa portuguesa sofreu um duro golpe no marcador. Na sequência de uma boa combinação dos noruegueses, Lucas Myklebust encostou para o 1-1. Francisco Mendes ainda defendeu um primeiro remate dos adversários, mas nada conseguiu fazer para travar a segunda tentativa da Noruega. Haakon Norda foi ainda expulso, perto do fim. Com a bola controlada na sua posse, o guardião de 16 anos acabou por pontapear Andreson Semedo, fora de área. Até final, não existiram mais mudanças no marcador. Recorde-se que Portugal tem ainda mais dois encontros neste torneio, com a República da Coreia (31 de maio) e Itália (3 de junho). 

quarta 28 maio 2025
22:05 - Sub-18 | Portugal empata no primeiro teste diante da Noruega - ZEROZERO.PT
A Seleção Nacional Sub-18 empatou 1-1 frente à Noruega, num jogo de preparação realizado esta quarta-feira no Estádio Municipal de Vendas Novas. A formação nórdica foi superior durante a primeira parte, dominando a posse de bola e dispondo das melhores oportunidades. O golo inaugural surgiu já em tempo de compensação, com Elle Ulstein a cabecear para o fundo da baliza portuguesa, na sequência de um lance de bola parada. Na segunda parte, Portugal conseguiu estancar o domínio norueguês e, gradualmente, assumiu o controlo do jogo. Apostando em remates de longa distância, a equipa portuguesa foi crescendo e acabaria por chegar ao empate também já nos descontos. Constança Maia protagonizou uma jogada individual que resultou numa grande penalidade, convertida com frieza por Leonor Rêgo. Nos instantes finais, ambas as seleções estiveram perto de desfazer o empate, com oportunidades de golo nos últimos minutos, mas o marcador já não se alterou.

18:06 - Sub-15 | Portugal vence no primeiro duelo em Reus - ZEROZERO.PT
A Seleção Nacional Feminina Sub-15 entrou da melhor forma no estágio em Reus, Espanha, ao vencer o País de Gales por 4-1, esta quarta-feira, no primeiro de três jogos de preparação. Apesar de terem começado em desvantagem — as galesas marcaram aos 15 minutos —, as jovens portuguesas reagiram de forma eficaz e deram a volta ao marcador ainda antes do intervalo. Com mais posse de bola, melhor organização e grande eficácia no passe, Portugal dominou a partida até ao apito final. Ana Marques empatou o encontro aos 25 minutos, na sequência de um canto. Pouco depois, aos 31’, Sara Moreira colocou a equipa lusa em vantagem. Iara Saraiva aumentou a diferença com um remate de meia trivela aos 36 minutos, num dos momentos altos do jogo. Já na segunda parte, Carolina Jorge fechou o resultado aos 65’. Orientadas por Francisca Martins, as Sub-15 voltam a defrontar o País de Gales na próxima sexta-feira, à mesma hora, e encerram esta série de encontros frente a Andorra, no dia 1 de junho.

terça 27 maio 2025
22:50 - Uma polémica sem fim à vista: Benfica promete retaliações após final da Taça de Portugal - SICNOTICIAS.PT
O clube da Luz apresentou queixas formais contra jogadores do Sporting e exigiu a divulgação das conversas entre árbitros. Os 'encarnados' ameaçam impedir jogos da Seleção Nacional no Estádio da Luz.










Tsypun destaca
"Não me considero herói", afirmou o guarda-redes Kryrylo Tsypun após contribuir para a passagem da Ucrânia aos quartos-de-final; a anfitriã Bélgica saiu com "orgulho".
Fiorentina volta a perder, Milan empata
A Fiorentina perdeu pela primeira vez em sete jornadas ao ser batida por 1-0 pelo Cagliari, num dia em que o Milan não foi além de um empate 1-1 em casa frente ao Torino.
Gil trava Benfica, Marítimo bate Porto
O Benfica empatou 1-1 no terreno do Gil Vicente num jogo em que Óscar Cardozo falhou uma grande penalidade nos descontos, enquanto o Porto perdeu fora com o Marítimo.
Rússia e Portugal reflectem sobre empate
Eder Lima marcou um excelente golo e valeu à Rússia um empate 4-4 e o primeiro lugar no Grupo B, mas ficou frustrado por a sua equipa ter sofrido quatro golos. Jorge Braz elogiou Portugal.



Portugal empata e termina em segundo
Portugal 4-4 Rússia
Uma emocionante igualdade a quatro bolas viu os russos terminarem no primeiro lugar do Grupo B e Portugal no segundo.
Mónaco perde força com empate em Lorient
O Mónaco ficou a cinco pontos do líder Paris Saint-Germain na luta pelo título e precisou de um golo apontado perto do fim para sair do terreno do Lorient com um empate 2-2.
Stoke surpreende Manchester United
Charlie Adam marcou os dois golos com que o Stoke infligiu ao Manchester United a terceira derrota na Premier League, num dia em que o Sunderland venceu o Newcastle por 3-0.


PARCEIROS : casa em portugal  | foot  | Mercato  |
Contacto     | © Copyright of DirectoFutebol.com