futebol
terça 07 janeiro 2025
09:43 - Golos na final four da Taça da Liga vão ser convertidos em equipamentos para bombeiros de Leiria - SAPO.PT
Cada golo marcado na ‘final four' da Taça da Liga de futebol vai valer dois equipamentos de telecomunicação às corporações de bombeiros de Leiria e à Cruz Vermelha local, anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). Assim, sob o mote “Marcar para salvar”, cada golo marcado nos três jogos a disputar no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, vai ser ‘transformado' em dois equipamentos de telecomunicação rádio SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) para corporações de bombeiros locais. Os golos dos jogos entre Sporting e FC Porto, na terça-feira, entre Benfica e Sporting de Braga, e na final entre os vencedores destas meias-finais, no sábado, vão servir para beneficiar os Bombeiros Voluntários de Leiria, de Maceira e de Ortigosa, assim como os Sapadores de Leiria e a Delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). Em 2024, a campanha promovida pela Fundação do Futebol garantiu a doação de tricicletas adaptadas para crianças com paralisia cerebral, beneficiando o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, graças aos cinco golos marcados na fase final da competição. Também no ano passado, os jogos das meias-finais e final da competição asseguram 10.550 euros a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), graças aos 175 minutos de tempo útil, cada um a valer 60 euros. A 18.ª edição da Taça da Liga vai ser decidida em Leiria, pelo quinto ano consecutivo, entre terça-feira e sábado.

09:15 - Rui Duarte já não é treinador do Marítimo - SAPO.PT
O treinador Rui Duarte deixou hoje o comando técnico do Marítimo, após nove jogos, na sequência de maus resultados, confirmou hoje o clube da II Liga portuguesa de futebol, que ainda não anunciou substituto. "O emblema maritimista agradece a forma como o treinador encarou o projeto Marítimo e enalte a postura na hora da saída", refere a formação insular, em comunicado no seu sítio oficial na Internet. Contratado em outubro para substituir Jorge Silas, Rui Duarte liderou o Marítimo em apenas nove partidas, contabilizando duas vitórias, um empate e seis derrotas. Natural de Lisboa, o técnico, de 46 anos, conta com passagens por Moncarapachense, Farense, Casa Pia, Trofense e Sporting de Braga, clube em que também orientou as equipas de sub-19 e sub-23. No domingo, o Marítimo foi derrotado em casa do Vizela, por 3-2, em encontro relativo à 17.ª jornada da II Liga de futebol, com Morschel, Yannick Semedo e Milovanović a marcarem para os vizelenses, enquanto que Carlos Daniel e Romain Correia apontaram os tentos dos insulares. Decorridas 17 jornadas, o conjunto maritímista, que tem como objetivo regressar à I Liga, ocupa o 13.° lugar, com os mesmos 19 pontos do Felgueiras (14.°), a 16 do líder Penafiel e a 12 do Tondela, que é segundo, com 31, em igualdade pontual com o Benfica B, mas com menos um jogo.

08:17 - Final four da 18.ª edição da Taça da Liga arranca esta noite em Leiria - SAPO.PT
Sporting e FC Porto disputam hoje o acesso à final da Taça da Liga de futebol, em Leiria (19:45), naquele que será o terceiro clássico da época entre as duas equipas, depois de Supertaça e I Liga. A abrir a temporada, o FC Porto foi mais feliz, ao conquistar a Supertaça após prolongamento (4-3), num jogo que esteve a perder por 3-0 e conseguiu uma reviravolta épica, já no prolongamento, e após empatar a 3-3. Depois disso, no campeonato, o Sporting, ainda sob o comando de Ruben Amorim, que saiu em novembro para o Manchester United, foi totalmente convincente, com uma vitória sem discussão, por 2-0, no Estádio José Alvalade. Para o jogo de hoje, o treinador Rui Borges, que terá apenas o seu terceiro embate à frente dos ‘leões', continuará a ter em Nuno Santos e Pedro Gonçalves baixas de peso, mas o central Gonçalo Inácio está recuperado e pode ser opção, mas de forma limitada. No lado do FC Porto, o técnico Vítor Bruno não deverá ter Grujic e Francisco Moura, também a recuperarem de lesões. O clássico de hoje, que apura para a final de sábado da 18.ª edição da Taça da Liga, antecede a meia-final de quarta-feira entre Sporting de Braga, detentor do troféu, e Benfica, recordista de títulos na competição, com sete.

00:15 - Taça da Liga: Ricardo Horta frisa ambição do Sporting de Braga em voltar a ganhar - SAPO.PT
O avançado Ricardo Horta frisou hoje a ambição do Sporting de Braga revalidar a conquista da Taça da Liga de futebol, precisando para isso de vencer o Benfica na meia-final, na quarta-feira, em Leiria. “É bom o Sporting de Braga estar nestas decisões de taças e, para nós, vai ser um jogo que vamos encará-lo com muita ambição e expectativa. Sabemos que o ano passado correu muito bem, conseguimos ganhar esta prova, e este ano queremos atingir a final, sabendo que vai ser um jogo complicado com o Benfica, mas, queremos ganhá-lo. Chegando à final, claro que queremos vencer esta competição de novo”, afirmou em declarações aos meios da Liga de clubes. Para o ‘capitão' dos minhotos, o que acaba por fazer a diferença neste tipo de competições mais curtas “é a concentração e ir até ao detalhe”. “Sabemos que são jogos de 90 minutos, a seguir [pode surgir o desempate por] penáltis, que é uma lotaria e, por isso, acho que a equipa tem que estar concentrada, não pode dar a mínima chance ao Benfica e conseguirmos fazer mossa”, afirmou O internacional português, de 30 anos, máximo goleador da história do clube, prometeu uma equipa bracarense “a querer vencer o jogo desde o primeiro minuto”, lembrando que o clube tem uma história na competição, tendo conquistado já três troféus. “É uma competição com história para nós, ganhámos o ano passado e queremos voltar a ganhar, essa é a nossa posição. O Braga tem que entrar para este primeiro jogo com uma vontade enorme de chegar à final, um Braga ambicioso, com alma e a lutar pela vitória”, disse. O experiente jogador, a cumprir a nona temporada nos ‘arsenalistas', notou que todos os troféus que conquistou na carreira – duas Taças da Liga e uma Taça de Portugal - foram no Sporting de Braga e frisou a ambição de “alcançar o máximo número de troféus” pelos bracarenses. Sporting de Braga e Benfica defrontam-se na quarta-feira, a partir das 19:45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e quem ganhar jogará na final, no sábado, com o vencedor do Sporting – FC Porto, que se disputa terça-feira, no mesmo recinto.

segunda 06 janeiro 2025
23:01 - Taça da Liga: Ricardo Horta frisa ambição do Sp. Braga em voltar a ganhar - NOTICIASAOMINUTO.COM
O avançado Ricardo Horta frisou hoje a ambição do Sporting de Braga revalidar a conquista da Taça da Liga de futebol, precisando para isso de vencer o Benfica na meia-final, na quarta-feira, em Leiria.

22:37 - Rui Duarte abandona comando técnico do Marítimo - ZEROZERO.PT
{COACH_LINK|21801|Rui Duarte} foi demitido do {TEAM_LINK|12|Marítimo}. A saída foi anunciada pelo clube através de um comunicado, na noite desta segunda-feira.  «O CS Marítimo informa que Rui Duarte já não é treinador da equipa principal. O emblema maritimista agradece a forma como o treinador encarou o projeto Marítimo e enaltece a postura na hora da saída.» O emblema insular anunciou, igualmente, que os adjuntos Neca e Frederico Carmo e o treinador de guarda-redes Tiago Torcato também deixam o clube, em conjunto com o técnico. Termina assim o vínculo do treinador de 46 anos com os verde-rubros, depois de ter orientado a equipa num total de nove jogos, onde conseguiu apenas duas vitórias e um empate. Recorde-se que Rui Duarte havia orientado a equipa principal do SC Braga na última temporada, sucedendo a Artur Jorge.

22:32 - Aursnes aponta à conquista da Taça da Liga: "Vai-nos dar mais motivação e muita energia" - SAPO.PT
Fredrik Aursnes fez a antevisão do jogo entre Benfica e SC Braga, relativo às meias-finais da Taça da Liga, marcado para esta quarta-feira no Estádio Municipal de Leiria. Após a derrota caseira diante dos bracarenses para o campeonato, o médio norueguês espera que os encarnados se mostrem a melhor nível na partida na cidade do Lis. "Estamos muito desejosos pelo jogo contra o Sp. Braga, que também defrontámos há alguns dias. Estamos desejosos pelo jogo e queremos chegar à final. Vai ser um jogo difícil contra o Sp. Braga, que defrontámos no último jogo. É uma boa equipa e está a jogar bem. Se compararmos com o Estoril, com quem jogámos no ano passado, fomos a penáltis. Espero que possamos fazer um melhor jogo contra um adversário que defrontámos recentemente e temos de aprender com esse jogo", afirmou em entrevista divulgada pela Liga TV e pela BPlay. Aursnes admite que este jogo apresenta um grau de tensão elevado, já que é um encontro a eliminar; contudo, o médio nórdico acredita que, ao contrário do que aconteceu na última época, as águias podem chegar à final. "Existe sempre alguma tensão, quem perder é eliminado, e acho que isso é bom, é emocionante. Uma competição como a Taça [da Liga] é sempre agradável de jogar. No ano passado, também jogámos a meia-final, que perdemos, mas este ano queremos chegar à final", acrescentou. Na sua terceira temporada na Luz, o internacional norueguês ainda não conquistou a Taça da Liga, algo que, a acontecer, poderia ter um efeito muito positivo na equipa, em sua opinião. "Acho que nos vai dar mais motivação e muita energia, se conseguirmos vencer a competição. Acho que, de certeza, nos vai dar muita energia", sublinhou. O número '8' dos encarnados terminou elogiando o papel dos adeptos encarnados no apoio à equipa , e apelou à presença dos mesmos no Estádio Municipal de Leiria. "Gostamos muito dos nossos adeptos e precisamos muito deles. O apoio que nos dão, em casa e fora, é incrível. De certeza que vai ser o mesmo em Leiria, estamos desejosos de jogar lá. De certeza que os nossos adeptos também vão lá estar, a apoiar-nos. Precisamos muito deles, como sempre. Acho que eles estão sempre lá para nós, por isso, agradecemos-lhes muito", concluiu.

21:36 - SC Braga: Ricardo Horta quer repetir sucesso da época passada - ABOLA.PT


20:20 - CD Santa Clara vence Taça eLiga Portugal de futebol virtual - SAPO.PT
Está fechada a Taça eLiga Portugal de futebol virtual, onde o CD Santa Clara venceu o Arouca By Quest Apogee na grande final por 3-2, na competição masculina. A equipa açoriana mostrou-se imbatível desde dos 16 avos de final, tendo derrotado o Sporting CP eSports IGW por 4-0, seguindo-se o FC Famalicão que venceu por 5-1. A equipa açoriana viria a defrontar o SC Farense nos quartos-de-final, registando uma goleada de 7-1. Nas meias-finais venceu o SC Braga EGN eSports por 2-1, até se sagrar vencedora da competição diante do Arouca. E antes do “mata-mata”, a equipa já tinha vencido o CD Nacional, SL Benfica e o Estrela da Amadora. O jogador espanhol Ander “Neat” Neat”, emprestado pelo Manchester City ao CD Santa Clara foi o grande motor da equipa e teve grande destaque na competição, na sua estreia em torneios em Portugal, avança o RTP Arena. Neat bateu Darkley11, um dos melhores jogadores portugueses de FC 25 e atleta da seleção nacional. Além do torneio masculino, realizou-se também a Taça eLiga Portugal feminina. A vitória foi do eFC Porto, equipa composta pela veterana Raquel “Raquel_Ty” Martinho e DianaF7, venceu o Casa Pia por 5-1. Para trás, a equipa nortenha deixou o AVS Futebol SAD e o SL Benfica nas meias-finais. O novo Arena Liga Portugal, inaugurado em dezembro como a nova casa de competições de futebol virtual profissional, foi o palco da competição.

19:26 - Robson Bambu e o golo ao Benfica: «Ainda não me caiu a ficha» - ZEROZERO.PT
Quatro de janeiro de 2025 às 18h40 no Estádio da Luz. São a data, hora e local daquele que foi o primeiro golo na carreira de {PLAYER_LINK|495313|Robson Bambu}, gravando assim um momento ínesquecivel para o jogador arsenalista. O jogador arsenalista não escondeu os sentimentos numa entrevista após fazer o segundo golo do jogo no duelo entre {TEAM_LINK|15|SC Braga}  e {TEAM_LINK|4|Benfica}: «Estou muito feliz por ter marcado um golo com a camisola do SC Braga. É um misto de sentimentos que estou a viver neste momento.»

18:47 - Hjulmand antevê meia-final da Taça da Liga: "Temos de estudar bem a forma como o FC Porto joga" - SAPO.PT
Morten Hjulmand falou sobre a meia-final da Taça da Liga diante do FC Porto e revelou estar com boas expectativas para o jogo de terça-feira. O jogador leonino deu uma entrevista à 'Liga TV', onde não escondeu que o Sporting terá de estar preparado para enfrentar o adversário taticamente. O médio garantiu que os leões têm de encarar a partida com base na análise feita ao jogo portista. Para além disso, afirmou que o formato da Taça da Liga, esta temporada, é mais entusiasmante, uma vez que os jogos são mais equilibrados. O que pode fazer a diferença em campo: "Normalmente, nestes jogos o que conta são os duelos individuais, um contra um. Vamos ter vários desses duelos contra o FC Porto e vamos tentar ganhar o máximo possível. Do nosso lado, as chances de vencer este jogo aumentam se o fizermos". Receita para vencer e chegar à final: "Claro que temos de ser muito competitivos, mas acho que o seremos num jogo como este. Mas também temos de estudar bem a forma como o FC Porto joga e o estilo de jogo para estarmos preparados para enfrentá-los taticamente, porque eles jogam num sistema um pouco diferente do nosso. Por isso, temos de analisar a forma como eles jogam". Maior pressão por ser um jogo a eliminar: "Acho que a forma como o torneio está feito este ano é melhor porque para as equipas que estão a jogar competições europeias como o Benfica, FC Porto e Sp. Braga... Nós temos muitos jogos, o torneio está melhor este ano. E ainda temos muitos jogos equilibrados, será divertido para os adeptos". Conquistar a Taça da Liga pode dar confiança à equipa para o resto da temporada: "Vai dar-nos uma confiança extra. O Sporting é uma equipa que quer ganhar muitos títulos e, portanto, nós também queremos ganhar a Taça da Liga. Por isso, vai dar-nos confiança". Mensagem para os adeptos: "Vamos lutar até ao fim".

18:25 - Reportagem A BOLA Já se joga a Taça da Liga: Sporting, FC Porto, Benfica e SC Braga juntos num 'relvado' especial - ABOLA.PT


18:17 - Benfica-SC Braga : Programme Presse - SLBENFICA.PT


17:50 - Antigo vice-presidente do Benfica aponta o dedo a Bruno Lage: "Ou mostra que é capaz, ou então não serve" - SAPO.PT
Luís Tadeu, antigo vice-presidente do Benfica, deu uma entrevista à Rádio Renascença, onde afirmou que Bruno Lage é o principal responsável pelas últimas duas derrotas do clube encarnado. O antigo dirigente falou sobre as derrotas sofridas diante do Sporting e SC Braga, responsabilizando o treinador pelos maus resultados. "Não aproveita a qualidade dos jogadores que tem. Jogam de uma forma muito pouco energética e muito pouco organizada. Este treinador ou mostra neste jogo que é capaz de pôr a equipa a jogar bem, ou então não serve", começou por dizer. Relativamente ao papel de Rui Costa, enquanto presidente do Benfica, Luís Tadeu acredita que ainda há margem para resolver a situação, mas é preciso ser tomada uma atitude. "Cabe ao presidente avaliar aquilo que são as competências e as capacidades do treinador e dos jogadores que tem. Eu acho que ainda tem [margem], mas é ele que tem de mostrar que tem competência", continuou. Em jeito de antevisão ao duelo da meia-final da Taça da Liga entre o Benfica e o Sc Braga, o antigo presidente garante que as águias precisam de fazer um bom jogo. "É muito importante. Primeiro, para mostrar que a equipa joga futebol, o que não tem mostrado. Depois, é fundamental que o Benfica faça um excelente jogo, que ganhe e que tenha uma equipa, que é uma coisa que nestes dois jogos não se viu", concluiu. É de recordar que o Benfica-SC Braga está agendado para as 19h45 de quarta-feira e vai decidir qual das duas equipas é que vai garantir um lugar na final da Taça da Liga.

15:39 - Cláudio Pereira arbitrera le match Benfica-SC Braga - SLBENFICA.PT


15:00 - Em semana de grandes, o último classificado da AF Leiria: «Falta-nos a experiência» - ZEROZERO.PT
Vista por muitos como uma prova premium, a edição 2024/25 da final four da Taça da Liga acabou mesmo por juntar em Leiria os quatros primeiros classificados da última edição do campeonato.  Sporting, FC Porto, Benfica e SC Braga, quatro dos seis clubes que já conquistaram a prova (Vitória FC e Moreirense foram os outros dois), preparam-se para disputar o primeiro troféu da temporada, num cenário que certamente fará as delícias de uma boa parte dos adeptos de futebol em Portugal. Ainda que, mesmo para nós, jornalistas, seja desafiante cobrir este tipo de competições, propusemo-nos a um exercício ligeiramente diferente. «E se, numa semana em que os holofotes estão apontados para o Estádio Municipal de Leiria e para os chamados grandes, fossemos conhecer o último classificado da divisão mais baixa da Associação de Futebol de Leiria?» A premissa inicial estava bem delineada: a reportagem nunca teria um tom jocoso ou desprestigiante. Queríamos apenas conhecer a realidade do clube em questão, o trabalho que este faz e as dificuldades que enfrenta. Uma rápida pesquisa na nossa base de dados e... eis o Avelarense.

14:45 - Sporting CP, FC Porto, SL Benfica ou SC Braga, quem leva a Allianz Cup? - ZEROZERO.PT
Na semana da final-four, conversamos com Luís Rocha Rodrigues, Diretor de Informação do zerozero, para nos falar globalmente sobre a prova e sobre cada um dos clubes envolvidos.

14:03 - Eustáquio garante: "Está nas nossas mãos vencer a Taça da Liga" - SAPO.PT
Stephen Eustáquio fez a antevisão ao jogo da meia-final da Taça da Liga frente ao Sporting, que está agendado para as 19h45 desta terça-feira. O jogador do FC Porto falou à 'Liga TV' e explicou aquilo que espera por parte da equipa leonina. O médio acredita que o Sporting deverá estar motivado para o encontro, mas garante que o plantel dos dragões está preparado para deixar uma "marca forte".  Eustáquio comentou ainda sobre uma possível conquista da Taça da Liga e a influência que poderia ter no resto da época. Expectativa para a meia-final: "Vamos encará-la com a motivação no máximo, sabendo que o Sporting é uma excelente equipa, uma das maiores de Portugal, mas nós também o somos. A verdade é que há dois anos ganhámos a final da Taça da Liga contra este adversário. Por isso, tenho a certeza que eles também vêm motivados, mas podemos deixar uma marca forte, porque depois de lhes termos ganho a Supertaça, há uma oportunidade de num espaço curto de dois jogos ganhar outra taça. E isso seria fundamental para nós, especialmente nesta época, que é de grandes desafios por causa da mudança [de treinador]. Sinto que a equipa está motivada para ganhar o jogo." Marcou na última Final Four, em 2022/23: "Guardo essa meia-final e final com grande carinho, como é óbvio. Adoro representar o FC Porto, mas, se não carimbarmos a nossa passagem aqui, de pouco vale. Essa Taça da Liga fica marcada e já ninguém me pode tirar. Fico muito feliz por isso, mas foi uma coisa que aconteceu há dois anos. Todas as épocas acontecem coisas novas. Todos os anos as equipas são diferentes, por isso, esta meia-final será diferente. Há dois anos tivemos uma passagem mais fácil para a final, enquanto que agora vamos ter um adversário mais complicado. Mas temos uma boa equipa, estamos a passar uma boa fase, também temos boas memórias daquele estádio e acredito que os portistas vão ajudar-nos a conquistar esta vitória, num estádio que nos diz muito e vamos com tudo." O que é necessário para passar à final: "Temos jogadores jovens, que estão a aparecer agora, e há dois anos talvez fosse um desses jogadores jovens com uma motivação extra para deixar o tal carimbo numa prova destas. Agora, basicamente, estou a dar o apoio aos mais novos dizendo: 'Sim, já ganhámos esta competição, mas temos outra oportunidade de a ganhar e agora pode ser a vossa vez de carimbar a vossa presença nesta meia-final e final'. Passa por aí, por transmitir essa mensagem aos mais jovens. Temos excelentes jogadores que estão a aparecer, o Martim [Fernandes], o [Rodrigo] Mora, o João Mário… Podia estar a dizer vários. É uma grande oportunidade, na minha perspectiva, de jogadores que são Porto, que fizeram a formação no FC Porto - representar a equipa principal é totalmente diferente - e agora há aqui uma grande oportunidade de conquistarem pela segunda vez a Taça da Liga. O FC Porto não tem muitas Taças da Liga, a verdade é essa, e é uma excelente oportunidade de os jogadores mais novos poderem ajudar o clube a conquistar e adicionar troféus ao museu". Maior pressão por ser jogo a eliminar: "Agora que o Sporting mudou de treinador, mudou de tática, as coisas ficam assim um bocado com nevoeiro [risos]. Eles também vêm supermotivados, talvez termos ganho a Supertaça este ano pode causa uma extra motivação para eles. Há essa pressão de vencer o jogo, até porque é um rival, um adversário direto, e queremos muito chegar à final. Mas, ao mesmo tempo, pela experiência que tenho no FC Porto e de ver o FC Porto em anos anteriores, quando há pressão, o clube tem tendência a dar a volta. Por isso, da minha parte, estou mega confiante que vamos fazer um ótimo jogo". Importância de vencer a Taça da Liga para a restante temporada: "Estaria a mentir se dissesse que não nos daria uma motivação extra, quer para os jogos do campeonato, quer da Liga Europa. Há dois anos tivemos essa experiência de ganhar a Supertaça e, depois, a Taça da Liga e é algo que queremos fazer de novo. Está nas nossas mãos. É a passagem mais curta para ganhar uma taça. A dificuldade é extrema por causa dos adversários que vamos apanhar, mas em termos de jogos é curto, porque em dois jogos podemos ter a taça nas nossas mãos. Passa por aí. É essa a mensagem que temos de transmitir aos adeptos para aparecerem, aos jogadores, porque são 180 minutos ou mais para ganhar uma taça, e no final é isso que mais importa: oferecer taças ao museu. Como jogadores, quando acabámos a carreira, temos a nossa história, mas também os troféus que ganhamos. Passa por aí. Temos uma excelente oportunidade e vamos atrás dela." Voltar a marcar na Final Four: "Só quero ganhar. [risos] Marcar, vamos ver. Se tiver essa sorte, ótimo." Mensagem aos adeptos: "Gostaria de entrar no estádio de Leiria para o jogo e ver mais azul do que verde. É importante saber que em qualquer lado do país temos o apoio dos adeptos. Eles são muito importante para nós. Também queremos dar-lhe a glória de jogar contra um rival e ganhar. Atravessamos um momento em que vamos ter muitos jogos fora - acho que o próximo que vamos ter em casa é para a Liga Europa [Olympiacos] -, por isso, se nos puderem acompanhar fora e sentirmos esse carinho e calor dos adeptos, para nós seria fundamental." Recorde-se que esta terça-feira, Sporting e FC Porto entram em campo para disputar um lugar na final. O vencedor terá de esperar por quarta-feira para conhecer o seu adversário. que será o Benfica ou o SC Braga.

13:54 - Comparativo: Sporting e Benfica pioraram, FC Porto melhorou em relação à 1.ª volta de 2023/24 - SAPO.PT
A primeira metade da Primeira Liga chegou ao fim, embora falte realizar parte de uma partida. O Nacional-FC Porto, interrompido devido ao nevoeiro, será retomado no dia 15 de janeiro. Neste momento lidera o Sporting com 41 pontos, mais um que o FC Porto (40 pontos) que tem menos um jogo e mais três que o Benfica (38 pontos). A luta pelo título parece estar novamente destinada a FC Porto, Benfica e Sporting, pelo que é hora de olhar como estavam estas três formações no mesmo período da época passada. Sporting e Benfica pioraram, o FC Porto melhorou. Sporting: menos pontos, mais golos marcados e menos sofridos que em 2023/24$$caption$$Tal como em 2023/24, em que foi campeão, o Sporting terminou a primeira volta na frente, mas com 43 pontos, mais dois do que tem agora. Na época passada, a equipa comandada por Ruben Amorim tinha as mesmas duas derrotas de agora, mas menos um empate. Os leões tinham perdido fora de portas com Benfica (1-2) e Vitória Sport Club (3-2) e empatado com o SC Braga (2-2). A equipa leonina levava 40 golos marcados e 17 sofridos. Esta época em que já passaram três treinadores pelo banco leonino (Ruben Amorim saiu para o Manchester United, João Pereira não durou muito, Rui Borges está agora a começar), os campeões nacionais perderam com Santa Clara em casa e Moreirense fora, além de terem empatado com Gil Vicente e Vitória SC, este último já com Rui Borges no banco. Os outros pontos perdidos foram com João Pereira. Com Ruben Amorim, a equipa venceu todos os jogos 11 jogos disputados na prova. O fator casa está a fazer a diferença já que na época passada o Sporting não tinha perdido pontos em casa no final da primeira volta. Apesar disso, regista uma melhoria nos golos: esta época tem mais oito golos marcados (48) e menos três sofridos (14) em relação a 2023/24. FC Porto: mais pontos, mais golos marcados e menos sofridos que na 1.ª volta da época passada$$caption-2$$Os dragões registam uma melhoria em relação à 2023/24 quando, com Sérgio Conceição no banco, somavam apenas 38 pontos, menos dois que esta época (e ainda falta disputar um jogo) e eram terceiros. No final primeira volta os dragões tinham perdido com Benfica (0-1) e Sporting (0-2) fora de portas, tal como este época, além da derrota caseira frente ao Estoril (0-1), e tinham empatado em casa com o Arouca (1-1) e fora com o Boavista (1-1). Na primeira metade de 2023/24, o FC Porto somava três derrotas e dois empates, apenas 25 golos marcados e 12 sofridos. Mas em 2024/25, com Vítor Bruno, a equipa azul e branca só perdeu pontos fora de casa, nas derrotas com águias e leões, e no empate com o Famalicão. Se vencer o que resta do jogo com o Nacional, então os dragões poderão chegar aos 43 pontos nas primeiras 17 rondas da prova. Em 16 jogos, o FC Porto marcou 40 golos (mais 15 do que na época passada) e sofreu nove (menos três que 2023/24). Benfica: menos pontos, mais golos apontados em relação à 1.ª volta de 2023/24$$caption-3$$Entre os 'três grandes' o Benfica foi quem mais caiu em relação à época passada. Os encarnados terminam as primeiras 17 rondas da Primeira Liga com 38 pontos, menos quatro que em 2023/24. No capítulo dos golos, 38 marcados (mais três que em 2023/24) e 11 sofridos (os mesmos da primeira volta da época passada). Esta época, já com mudanças no banco (saiu Roger Schmidt após a 4.ª jornada, o Benfica perdeu por três vezes e empatou em duas ocasiões. Os encarnados foram batidos pelo Famalicão na ronda inaugural, ainda com Roger Schmidt, e perderam também com Sporting (0-1 fora) e SC Braga (2-1 em casa), já com Bruno Lage. Além do empate com Moreirense na 4.ª ronda (1-1), as águias também perderam pontos fora (1-1 com AVS), também com Bruno Lage. Na temporada 2023/24, a equipa, com Roger Schmidt, tinha perdido apenas no arranque da prova diante do Boavista no Bessa (2-3). O Benfica registavam três empates, com Casa Pia e Farense em casa, ambos a uma bola, e 0-0 fora com Moreirense. Em termos de golos, levava 35 marcados e 11 sofridos. Vitória SC caiu muito, Braga está pior. Santa Clara é a surpresa Ainda em relação à época passada, os rivais do SC Braga e Vitoria SC mantém-se na luta pelos lugares europeus, com intromissão do Santa Clara. Na época passada era o Moreirense. O SC Braga é 4.º com 31 pontos, menos dois que 2023/24. O Vitória SC (6.º) tem menos oito pontos (tinham 33 na época passada). No meio dos dois gigantes do Minho está o Santa Clara, que acaba a primeira ronda da I Liga com 31 pontos, depois de ter estado na Segunda Divisão na época passada. O Moreirense, que em 2023/24 era 6.º com 29 pontos, esta época é apenas 8.º com 22. Farense (14 pontos), Nacional (13 pontos e menos um jogo) e Boavista (12 pontos) são as equipas em posição de despromoção. Na época passada esses lugares eram ocupados por Rio Ave (15 pontos), Vizela (13 pontos) e GD Chaves (11 pontos). Desses três, vizelenses e transmontados desceram de divisão.

13:54 - Comparativo: Sporting e Benfica pioraram, o FC Porto melhorou em relação à 1.ª volta de 2023/25 - SAPO.PT
A primeira metade da Primeira Liga chegou ao fim, embora falte realizar parte de uma partida. O Nacional-FC Porto, interrompido devido ao nevoeiro, será retomado no dia 15 de janeiro. Neste momento lidera o Sporting com 41 pontos, mais um que o FC Porto (40 pontos) que tem menos um jogo e mais três que o Benfica (38 pontos). A luta pelo título parece estar novamente destinada a FC Porto, Benfica e Sporting, pelo que é hora de olhar como estavam estas três formações no mesmo período da época passada. Sporting e Benfica pioraram, o FC Porto melhorou. Sporting: menos pontos, mais golos marcados e menos sofridos que em 2023/24 Tal como em 2023/24, em que foi campeão, o Sporting terminou a primeira volta na frente, mas com 43 pontos, mais dois do que tem agora. Na época passada, a equipa comandada por Ruben Amorim tinha as mesmas duas derrotas de agora, mas menos um empate. Os leões tinham perdido fora de portas com Benfica (1-2) e Vitória Sport Club (3-2) e empatado com o SC Braga (2-2). A equipa leonina levava 40 golos marcados e 17 sofridos. Esta época em que já passaram três treinadores pelo banco leonino (Ruben Amorim saiu para o Manchester United, João Pereira não durou muito, Rui Borges está agora a começar), os campeões nacionais perderam com Santa Clara em casa e Moreirense fora, além de terem empatado com Gil Vicente e Vitória SC, este último já com Rui Borges no banco. Os outros pontos perdidos foram com João Pereira. Com Ruben Amorim, a equipa venceu todos os jogos 11 jogos disputados na prova. O fator casa está a fazer a diferença já que na época passada o Sporting não tinha perdido pontos em casa no final da primeira volta. Apesar disso, regista uma melhoria nos golos: esta época tem mais oito golos marcados (48) e menos três sofridos (14) em relação a 2023/24. FC Porto: mais pontos, mais golos marcados e menos sofridos que na 1.ª volta da época passada Os dragões registam uma melhoria em relação à 2023/24 quando, com Sérgio Conceição no banco, somavam apenas 38 pontos, menos dois que esta época (e ainda falta disputar um jogo) e eram terceiros. No final primeira volta os dragões tinham perdido com Benfica (0-1) e Sporting (0-2) fora de portas, tal como este época, além da derrota caseira frente ao Estoril (0-1), e tinham empatado em casa com o Arouca (1-1) e fora com o Boavista (1-1). Na primeira metade de 2023/24, o FC Porto somava três derrotas e dois empates, apenas 25 golos marcados e 12 sofridos. Mas em 2024/25, com Vítor Bruno, a equipa azul e branca só perdeu pontos fora de casa, nas derrotas com águias e leões, e no empate com o Famalicão. Se vencer o que resta do jogo com o Nacional, então os dragões poderão chegar aos 43 pontos nas primeiras 17 rondas da prova. Em 16 jogos, o FC Porto marcou 40 golos (mais 15 do que na época passada) e sofreu nove (menos três que 2023/24). Benfica: menos pontos, mais golos apontados em relação à 1.ª volta de 2023/24 Entre os 'três grandes' o Benfica foi quem mais caiu em relação à época passada. Os encarnados terminam as primeiras 17 rondas da Primeira Liga com 38 pontos, menos quatro que em 2023/24. No capítulo dos golos, 38 marcados (mais três que em 2023/24) e 11 sofridos (os mesmos da primeira volta da época passada). Esta época, já com mudanças no banco (saiu Roger Schmidt após a 4.ª jornada, o Benfica perdeu por três vezes e empatou em duas ocasiões. Os encarnados foram batidos pelo Famalicão na ronda inaugural, ainda com Roger Schmidt, e perderam também com Sporting (2-1 fora) e SC Braga (2-1 em casa), já com Bruno Lage. Além do empate com Moreirense na 4.ª ronda (1-1), as águias também perderam pontos fora (1-1 com AVS), também com Bruno Lage. Na temporada 2023/24, a equipa, com Roger Schmidt, tinha perdido apenas no arranque da prova diante do Boavista no Bessa (2-3). O Benfica registavam três empates, com Casa Pia e Farense em casa, ambos a uma bola, e 0-0 fora com Moreirense. Em termos de golos, levava 35 marcados e 11 sofridos. Vitória SC caiu muito, Braga está pior. Santa Clara é a surpresa Ainda em relação à época passada, os rivais do SC Braga e Vitoria SC mantém-se na luta pelos lugares europeus, com intromissão do Santa Clara. Na época passada era o Moreirense. O SC Braga é 4.º com 31 pontos, menos dois que 2023/24. O Vitória SC (6.º) tem menos oito pontos (tinham 33 na época passada). No meio dos dois gigantes do Minho está o Santa Clara, que acaba a primeira ronda da I Liga com 31 pontos, depois de ter estado na Segunda Divisão na época passada. O Moreirense, que em 2023/24 era 6.º com 29 pontos, esta época é apenas 8.º com 22. Farense (14 pontos), Nacional (13 pontos e menos um jogo) e Boavista (12 pontos) são as equipas em posição de despromoção. Na época passada esses lugares eram ocupados por Rio Ave (15 pontos), Vizela (13 pontos) e GD Chaves (11 pontos). Desses três, vizelenses e transmontados desceram de divisão.










Tsypun destaca
"Não me considero herói", afirmou o guarda-redes Kryrylo Tsypun após contribuir para a passagem da Ucrânia aos quartos-de-final; a anfitriã Bélgica saiu com "orgulho".
Fiorentina volta a perder, Milan empata
A Fiorentina perdeu pela primeira vez em sete jornadas ao ser batida por 1-0 pelo Cagliari, num dia em que o Milan não foi além de um empate 1-1 em casa frente ao Torino.
Gil trava Benfica, Marítimo bate Porto
O Benfica empatou 1-1 no terreno do Gil Vicente num jogo em que Óscar Cardozo falhou uma grande penalidade nos descontos, enquanto o Porto perdeu fora com o Marítimo.
Rússia e Portugal reflectem sobre empate
Eder Lima marcou um excelente golo e valeu à Rússia um empate 4-4 e o primeiro lugar no Grupo B, mas ficou frustrado por a sua equipa ter sofrido quatro golos. Jorge Braz elogiou Portugal.



Portugal empata e termina em segundo
Portugal 4-4 Rússia
Uma emocionante igualdade a quatro bolas viu os russos terminarem no primeiro lugar do Grupo B e Portugal no segundo.
Mónaco perde força com empate em Lorient
O Mónaco ficou a cinco pontos do líder Paris Saint-Germain na luta pelo título e precisou de um golo apontado perto do fim para sair do terreno do Lorient com um empate 2-2.
Stoke surpreende Manchester United
Charlie Adam marcou os dois golos com que o Stoke infligiu ao Manchester United a terceira derrota na Premier League, num dia em que o Sunderland venceu o Newcastle por 3-0.


PARCEIROS : casa em portugal  | foot  | Mercato  |
Contacto     | © Copyright of DirectoFutebol.com