futebol
sábado 24 maio 2025
10:00 - ENTREVISTA A BOLA «Vivi o Benfica por dentro e gostei, quero ser treinador» - ABOLA.PT


09:15 - BELENENSES-P. FERREIRA 'Play-off': vida mais difícil para equipas da Liga 3 - ABOLA.PT


08:40 - A Bola: «Benfica é favorito» - FUTEBOL365.PT
A entrevista a «Javi Garcia, espanhol campeão como jogador e adjunto nos encarnados», merece hoje o destaque do jornal «A Bola».

08:38 - O Jogo: «As derrotas com Benfica deixam-nos envergonhados» - FUTEBOL365.PT
O jornal «O Jogo» destaca hoje a entrevista a Cláudio Ramos, «um dos capitães portistas».

08:00 - Há quem 'obtenha' a carta de mota no Benfica. O que é feito de Eliseu? - NOTICIASAOMINUTO.COM
Antigo internacional português é o protagonista da 35.ª edição da rubrica 'O que é feito de...?' do Desporto ao Minuto.

07:39 - Cláudio Ramos admite: "Derrotas com o Benfica deixam-nos envergonhados" - NOTICIASAOMINUTO.COM
Guarda-redes dos dragões lamenta época pouco conseguida.

06:59 - Aursnes preocupa Benfica no Jamor, mas teoria de amuleto 'cai por terra' - NOTICIASAOMINUTO.COM
Internacional norueguês é uma das peças mais importantes de Bruno Lage, porém, as águias sabem lidar bem com a sua ausência.

02:03 - Benfica x Sporting: onde assistir ao vivo, transmissão, escalação, que horas começa e mais da final da Taça de Portugal - GOAL.COM
Encarnados buscam a redenção da temporada, enquanto os leões sonham com a dobradinha; veja como acompanhar

01:21 - Entrevista RTP. Rui Borges concretiza sonho antigo ao alcançar o Jamor - RTP.PT
Depois da conquista do seu primeiro campeonato, bicampeonato do Sporting, Rui Borges fez a antevisão à final da Taça de Portugal numa entrevista exclusiva à RTP. O técnico garantiu querer continuar a fazer história e que cumpre um sonho ao chegar ao Jamor. Disposto a desfrutar de toda a experiência que envolve a final da prova rainha de Portugal, Rui Borges garante foco total para bater o Benfica num jogo que acredita que vai ser dividido.

00:55 - Benfica mira defesa do Cruzeiro para substituir Álvaro Carreras - FUTEBOL365.PT
O Benfica está de olho em Kaiki, lateral-esquerdo do Cruzeiro, como possível substituto de Álvaro Carreras, cuja saída para o Real Madrid parece estar próxima.

00:38 - Thiago Alcântara recorda Lisboa como “um lugar especial” na sua carreira - SAPO.PT
O antigo futebolista Thiago Alcântara recordou hoje Lisboa como “um lugar especial”, aludindo à Liga dos Campeões que conquistou pelo Bayern de Munique, no Estádio da Luz, em 2019/2020. O antigo médio internacional espanhol foi protagonista de uma sessão de perguntas e respostas realizada na ‘fun zone' criada na Praça do Comércio, em Lisboa, no âmbito da final da Liga dos Campeões feminina, que se realiza no sábado, no Estádio José Alvalade, e recordou que um dos momentos mais altos da carreira. “Lembro-me desse momento da final. Lisboa é um lugar especial, aqui foi o meu último jogo pelo Bayern e o Estádio da Luz também é um lugar especial”, assumiu, respondendo de forma bem-humorada ao desafio que lhe foi colocado pelo moderador do evento, que lhe pediu que reconsiderasse a reforma e reforçasse o Benfica. Thiago Alcântara não deixou de responder, gerando risos: “Obrigado pelas palavras gentis e pelos aplausos. Face ao clima e à cerveja, podemos discutir sobre isso”. O ex-futebolista, de 34 anos, recordou com um sorriso essa experiência marcante. “Lembro-me de estar aqui na final de Lisboa em 2020, com pouca gente no estádio [o jogo foi disputado em período da pandemia da covid-19], mas pelo menos tivemos uma ótima atmosfera dentro da equipa. Todas as experiências que tivemos, os dias antes do jogo, vir para Lisboa, preparar o jogo, estar nos dois estádios [a meia-final foi realizada em Alvalade, onde se jogará a final feminina] e foi com certeza incrível, ganhámos”, completou. Também a antiga internacional inglesa Jill Scott foi convidada especial do evento e, relativamente à final da 'Champions' feminina de sábado, a realizar entre FC Barcelona e Arsenal, não esqueceu a portuguesa Kika Nazareth, a quem direcionou elogios. “É uma jogadora fantástica. Digo que obviamente a oportunidade de ir para uma equipa como o FC Barcelona levou-a realmente para o próximo nível e, definitivamente, mereceu a oportunidade de ter tido essa chamada. Na verdade, não sabia que está lesionada, será definitivamente uma grande perda para o FC Barcelona, pois é fantástica. É algo bom para o Arsenal”, reconheceu Scott, de 38 anos.

00:20 - Da Segunda Liga para a Europa: Santa Clara alcança melhor classificação de sempre e recorde pontual na I Liga - SAPO.PT
No regresso à I Liga de futebol, o Santa Clara fez história, ao alcançar o recorde de pontos e a melhor classificação do clube na prova (quinto lugar), carimbado a qualificação para a Liga Conferência. Depois do título da II Liga em 2023/2024, os açorianos protagonizaram um regresso fulgurante ao principal escalão do futebol nacional, ao terminarem em quinto lugar, com 17 vitórias, seis empates e 11 derrotas, superando a melhor classificação de sempre do clube I Liga, o sexto lugar de 2020/21. Na derradeira jornada do campeonato, o Santa Clara venceu o Farense (2-1) e beneficiou da derrota do Vitória de Guimarães frente ao Sporting (2-0) para carimbar o regresso à Liga Conferência, após a estreia em 2021/22. Os comandados de Vasco Matos bateram o recorde de pontos a quatro jornadas do fim e acabaram a competição com 57, mais 11 do que o anterior máximo, atingido em 2020/21. O Santa Clara fez da solidez defensiva uma das suas principais ‘armas', tendo sido a quinta defesa menos batida do campeonato com 32 golos sofridos (mais dois do que FC Porto e Sporting de Braga). A equipa açoriana foi bastante regular ao longo do campeonato (nunca saiu dos sete primeiro lugares) e atingiu o melhor registo na reta final da prova, ao conseguir estar cinco jogos sem perder nas últimas jornadas (três vitórias e dois empates). No sentido inverso, o pior registo aconteceu quando os ‘encarnados' de Ponta Delgada estiveram quatro jogos sem vencer entre a 22.ª e a 25.ª jornadas (dois empates e duas derrotas). Em destaque na época do Santa Clara estiveram Gabriel Batista, MT e Gabriel Silva (os três jogadores com mais minutos no campeonato) e o central Luís Rocha, além dos dois goleadores da equipa, Vinicius (oito golos) e Ricardinho (sete). A trajetória do conjunto açoriano teve com um dos pontos altos a vitória no Estádio de Alvalade, frente ao Sporting, à 12.ª jornada (1-0), e o empate no estádio do Dragão, diante o FC Porto, à 19.ª jornada (1-1). A temporada histórica do Santa Clara acaba, também, por ter como um dos principais rostos o do treinador Vasco Matos, que assumiu a liderança dos açorianos na segunda divisão e conseguiu, em duas épocas, qualificar a equipa para as competições europeias. O Santa Clara foi uma das quatro equipas da I Liga que não mudou de treinador no decurso da época.

00:13 - Ex-Benfica nomeado o melhor guarda-redes da Serie A - ABOLA.PT


sexta 23 maio 2025
23:52 - Inter fez a sua parte, mas McTominay e Lukaku confirmaram título do Nápoles em Itália - SAPO.PT
O Nápoles confirmou hoje o quarto título italiano de futebol da sua história após receber e vencer o Cagliari (2-0), com golos de McTominay e Lukaku, as maiores figuras na temporada, na 38.ª e última jornada da Serie A. No Estádio Diego Armando Maradona, com apenas um ponto de vantagem sobre o Inter Milão, segundo classificado, a vitória garantiria logo o segundo título dos napolitanos em três anos, algo inédito, e assim aconteceu, com a acrobacia do escocês Scott McTominay, aos 42 minutos, e a força fisica do belga Romelu Lukaku, aos 51. FOTOS: A festa nas no estádio e nas ruas de Nápoles O Nápoles repete 2022/23 e os dois títulos conquistados na passagem pelo clube do argentino Diego Armando Maradona (1986/87 e 1989/90), enquanto o técnico António Conte, que falhou a partida devido a castigo, tornou-se campeão italiano pela quinta vez, o primeiro a alcançar esse feito com três emblemas, depois de Juventus (2011/12, 2012/13 e 2013/14) e Inter Milão (2020/21). No final do encontro, e além do troféu de campeão, o Nápoles viu McTominay receber o prémio de melhor jogador da Serie A 2024/25 e Antonio Conte o de melhor treinador. Em Como, à mesma hora, o Inter cumpriu a obrigação, que era vencer a equipa local (2-0), mas falhou o bicampeonato, numa temporada em que praticamente deixou fugir ‘scudetto' com um quebra na parte final da temporada. O holandês Stefan de Vrij, aos 20 minutos, e o argentino Correa, aos 51, marcaram para os forasteiros, mas tudo acabou por ser insuficiente para revalidar o título. O encontro ficou igualmente marcado pela despedida ingrata do guarda-redes espanhol Pepe Reina, do Como, que acabou a carreira do 42 anos com um expulsão no seu último jogo, ao ver o vermelho direito no final da primeira parte, por uma falta sobre o avançado iraniano Taremi, ex-FC Porto. Antes desta partida, Reina, campeão mundial e campeão europeu pela Espanha, já tinha anunciado que esta seria o último jogo da carreira.

23:37 - "Os dirigentes querem tudo para o agora ou para ontem". Impaciência ditou 20 'chicotadas psicológicas' em 14 clubes na I Liga 2024/25 - SAPO.PT
A crescente impaciência proporcionou 20 trocas técnicas definitivas em 14 clubes na edição 2024/25 da I Liga de futebol, alerta o treinador Álvaro Pacheco, seguro de que deve haver tempo para criar uma identidade e cimentar rotinas. “Os dirigentes têm de parar para refletir e perceber algo que é fundamental: ao longo da história do futebol, quais foram as equipas que tiveram mais sucesso com regularidade? Facilmente, percebe-se que são aquelas que conseguiram estabilidade e solidez e que, nos maus momentos, deram apoio às suas equipas técnicas para que as coisas fossem fomentadas. Sinto cada vez mais que isto está a perder-se no futebol nacional”, notou à agência Lusa o ex-técnico de Vizela, Estoril e Vitória de Guimarães no escalão principal. O AVS, 16.º e antepenúltimo classificado e a caminho do play-off face ao Vizela, terceiro da II Liga, utilizou quatro treinadores, mais um do que o bicampeão Sporting, o Vitória de Guimarães, sexto classificado e fora das competições europeias da próxima época, o Gil Vicente e o despromovido Boavista - ‘galos' e ‘panteras' designaram ainda dois interinos. “Infelizmente, os dirigentes querem tudo para o agora ou para ontem, mas não percebem que, por vezes, isso não é o mais vantajoso para a equipa. Claramente, têm de entender que perfil de treinador e ideia de jogo buscam. Depois, é preciso dar tempo, condições e estabilidade em vez de se andar sistematicamente a avaliar o trabalho em função de um, dois ou três jogos. Eu costumo dizer - e fui o espelho disso - que, por vezes, é importante que as equipas tenham resultados menos positivos para que, perante essas fragilidades, possam trabalhar e ficarem mais fortes. Para isso, é preciso ter estabilidade e confiança de quem as dirige”, disse Álvaro Pacheco, com 79 jogos nas últimas três épocas na elite. O Sporting celebrou o 21.º título e festejou em edições seguidas pela primeira vez em 71 anos, sendo que não havia um campeão nacional com três treinadores na mesma edição desde 1967/68, quando o chileno Fernando Riera, Fernando Cabrita e o brasileiro Otto Glória participaram na conquista do 16.º troféu, e segundo de três seguidos, das ‘águias'. Álvaro Pacheco vinca que os ‘leões' tiveram dificuldades aquando da transição de Ruben Amorim, campeão em 2020/21 e 2023/24 e agora treinador dos ingleses do Manchester United, para João Pereira, mas estabilizaram com a contratação de Rui Borges ao Vitória de Guimarães, numa edição assinalada pelo inédito pleno de mexidas nos três ‘grandes'. O Benfica, segundo, serenou com o regresso de Bruno Lage, sucessor do alemão Roger Schmidt, e foi aos oitavos de final da Liga dos Campeões, enquanto o FC Porto, terceiro, acusou os reflexos da transformação diretiva e técnica encetada com a eleição de André Villas-Boas, que despediu Vítor Bruno em janeiro e apostou no argentino Martín Anselmi. “Sporting e FC Porto perderam treinadores carismáticos em relação à época anterior. Na minha opinião, toda a estrutura e ideia de jogo de cada clube andavam imenso à volta de Ruben Amorim e Sérgio Conceição, respetivamente. Quando se perde dois dos melhores treinadores portugueses e mundiais, é evidente que se sente essa transição”, enquadrou. Questionado sobre a continuidade de Rui Borges, Bruno Lage e Martín Anselmi nos seus clubes, Álvaro Pacheco não faz prognósticos, mas fala em “três bons treinadores, com diferentes metodologias e formas de estar e operacionalizar, que requerem estabilidade”. “Sinto que têm grande potencial para progredir e, se continuarem na próxima temporada, terão os seus clubes mais competitivos e preparados para lutar pelos objetivos”, projetou. Dos 18 primodivisionários, só quatro não mexeram no banco, casos do Santa Clara e do Nacional, que regressaram à elite esta temporada - com os açorianos a rumarem às pré-eliminatórias da Liga Conferência, ao ficarem em quinto -, do Casa Pia e do Estoril Praia. “O Nacional andou muito tempo na zona de descida e, quando toda a gente pensava que eles não atingiriam a meta, o seu presidente disse que o treinador teria tempo para impor as suas ideias e seriam feitos os ajustes necessários para tornar o coletivo mais forte. O que aconteceu? Conseguiram a permanência e mostraram futebol de alto nível”, ilustrou Álvaro Pacheco, inativo desde janeiro, quando abandonou o Al Orobah, da Liga saudita.

23:30 - Antonio Conte é o primeiro treinador campeão italiano por três clubes diferentes - SAPO.PT
Antonio Conte tornou-se no primeiro treinador a ganhar o principal campeonato italiano de futebol por três clubes diferentes. O técnico de 55 anos conduziu o Nápoles ao quarto 'scudetto' da sua história, esta noite, ao vencer o Cagliari por 2-0, na 38.ª e última jornada da prova. Esta noite, o técnico não esteve no banco dos napolitanos, devido a castigo, mas nem por isso deixou de fazer história, numa época em que começou por perder Victor Osimhen no início, emprestado ao Galatasaray, e ainda Khvicha Kvaratskhelia, vendido ao PSG no mercado de janeiro. FOTOS: A festa nas no estádio e nas ruas de Nápoles Depois de três campeonatos conquistados ao leme da Juventus,  (2011/12, 2012/13 e 2013/14) e de ter guiado o Inter Milão a um título. (2020/21), Conte volta a vencer a prova, agora com o Nápoles. Pelo meio foi até Inglaterra vencer a Premier League com o Chelsea (2016/17)., o único a intrometer-se no domínio do Manchester City e do Liverpool. Antonio Conte chega aos três títulos de campeão italiano, igualando assim os míticos Marcello Lippi e Fábio Capello. O treinador de 55 anos está a um de Massimiliano Allegri e a dois do recordista Giovanni Trapattoni, antigo técnico do Benfica. Ao longo das 38 jornadas, apesar dos muitos conflitos com a direção do clube, liderado pelo sempre polémico Aurélio De Laurentis, o Nápoles somou apenas quatro derrotas. Empatou dez jogos, mas fez da defesa a sua arma principal: sofreu apenas 27 golos. No ataque, marcou os que eram precisos: 59 golos. O clube tem o mérito de conquistar dois títulos nos últimos três anos: e em ambos os casos, diante de um finalista da Liga dos Campeões, neste caso, o Inter Milão, equipa que parecia ter o bicampeonato controlado, mas que o deixou fugir na parte final.

23:15 - Taça de Portugal. Rui Borges ambiciona vencer novo troféu - RTP.PT
Benfica e Sporting preparam a Final da Taça. Diomandé está em dúvida entre os leões. Numa entrevista exclusiva à RTP, Rui Borges disse que a equipa está focada na dobradinha.

23:07 - Benfica pode 'roubar' a Leonardo Jardim o sucessor de Álvaro Carreras - NOTICIASAOMINUTO.COM
Esquerdino tem estado em destaque ao serviço do clube de Belo Horizonte.

23:04 - Benfica prepara Final da Taça de Portugal - RTP.PT
Bruno Lage ainda não sabe se pode contar com Aursnes e Amdouni, jogadores que recuperam de lesões.

23:03 - Sporting: as palavras que valeram queixa do Benfica e 22 dias de castigo a Nuno Dias - ABOLA.PT











Tsypun destaca
"Não me considero herói", afirmou o guarda-redes Kryrylo Tsypun após contribuir para a passagem da Ucrânia aos quartos-de-final; a anfitriã Bélgica saiu com "orgulho".
Fiorentina volta a perder, Milan empata
A Fiorentina perdeu pela primeira vez em sete jornadas ao ser batida por 1-0 pelo Cagliari, num dia em que o Milan não foi além de um empate 1-1 em casa frente ao Torino.
Gil trava Benfica, Marítimo bate Porto
O Benfica empatou 1-1 no terreno do Gil Vicente num jogo em que Óscar Cardozo falhou uma grande penalidade nos descontos, enquanto o Porto perdeu fora com o Marítimo.
Rússia e Portugal reflectem sobre empate
Eder Lima marcou um excelente golo e valeu à Rússia um empate 4-4 e o primeiro lugar no Grupo B, mas ficou frustrado por a sua equipa ter sofrido quatro golos. Jorge Braz elogiou Portugal.



Portugal empata e termina em segundo
Portugal 4-4 Rússia
Uma emocionante igualdade a quatro bolas viu os russos terminarem no primeiro lugar do Grupo B e Portugal no segundo.
Mónaco perde força com empate em Lorient
O Mónaco ficou a cinco pontos do líder Paris Saint-Germain na luta pelo título e precisou de um golo apontado perto do fim para sair do terreno do Lorient com um empate 2-2.
Stoke surpreende Manchester United
Charlie Adam marcou os dois golos com que o Stoke infligiu ao Manchester United a terceira derrota na Premier League, num dia em que o Sunderland venceu o Newcastle por 3-0.


PARCEIROS : casa em portugal  | foot  | Mercato  |
Contacto     | © Copyright of DirectoFutebol.com