futebol
Links : Site Oficial   
domingo 25 maio 2025
12:36 - Atenção, Benfica: Real Madrid define preço para Carreras - ABOLA.PT


12:20 - Sporting vê recurso rejeitado e Ricardo Esgaio falha mesmo final da Taça - NOTICIASAOMINUTO.COM
Lateral-direito é baixa certa para o dérbi perante o Benfica.

11:54 - Bruno Varela perto de rumar à Turquia e Benfica prepara encaixe - SAPO.PT
Bruno Varela pode estar de saída do Vitória de Guimarães para rumar ao Samsunspor, segundo avança o portal 'MaisFutebol'. O guarda-redes que tem sido uma das figuras chave dos vimaranenses nas últimas temporadas está a ser negociado com o emblema turco e as conversações estarão a decorrer de forma positiva. O jogador de 30 anos chegou ao clube de Guimarães em 2020 e tornou-se no capitão da equipa. Bruno Varela está avaliado em três milhões e meio de euros, segundo o 'Transfermarkt'. Contudo, o Vitória de Guimarães pretende fazer um encaixe considerável, até porque metado do valor recebido pelos conquistadores vai direto para o Benfica. Isto porque o clube da Luz detém 50% do passe do guardião. Bruno Varela, que tem mais um ano de contrato, esteve presente em 49 partidas na presente temporada.

11:54 - Bruno Varela perto de rumar à Turquia e Benfica encaixa com a transferência - SAPO.PT
Bruno Varela pode estar de saída do Vitória de Guimarães para rumar ao Samsunspor, segundo avança o portal 'MaisFutebol'. O guarda-redes que tem sido uma das figuras chave dos vimaranenses nas últimas temporadas está a ser negociado com o emblema turco e as conversações estarão a decorrer de forma positiva. O jogador de 30 anos chegou ao clube de Guimarães em 2020 e tornou-se no capitão da equipa. Bruno Varela está avaliado em três milhões e meio de euros, segundo o 'Transfermarkt'. Contudo, o Vitória de Guimarães pretende fazer um encaixe consideravel, até porque metado do valor recebido pelos conquistadores vai direto para o Benfica. Isto porque o clube da Luz detém 50% do passe do guardião. Bruno Varela, que tem mais um ano de contrato, esteve presente em 49 partidas na presente temporada.

11:40 - Bruno Varela negociado com clube turco (e Benfica espreita encaixe) - MAISFUTEBOL.IOL.PT


11:36 - 29 anos depois da final do very light, Benfica e Sporting voltam a decidir a Taça de Portugal no Jamor - SAPO.PT
O bicampeão Sporting e o Benfica, vencedor da Taça da Liga, fecham hoje a época futebolística nacional ao mais alto nível no Jamor, em busca de conseguir na final da Taça de Portugal um segundo troféu em 2024/25. A final da prova rainha do futebol português pode ser vista como uma espécie de tira-teimas, tendo em conta que cada equipa conta com uma conquista esta temporada. Pela terceira vez, os rivais lisboetas estão a disputar um galardão esta época e tudo aponta para que o jogo deste domingo seja animado. A Taça de Portugal costuma ser marcada pela festa no Jamor, onde os adeptos se reúnem ao longo do dia. O dia é visto como um convívio prolongado, onde o fair play costuma ser um dos protagonistas. Contudo, nem sempre foi assim e esta será a primeira vez que os dois clubes se reencontram na final da competição desde a 1996. Essa final será sempre recordada como uma das maiores tragédias do futebol português, o dia em que um adepto ‘leonino' morreu, atingido com um very light disparado por um apoiante rival. Em 18 de maio de 1996, sob arbitragem de Vítor Pereira, o Benfica ganhou por 3-1, com golos do argentino Mauro Airez (nove minutos) e do capitão João Vieira Pinto (39 e 67), sendo que o suplente Carlos Xavier reduziu de penálti (83). Ainda assim, a superioridade do Benfica no relvado passaria para segundo plano antes do apito final, por causa da morte do adepto ‘leonino' Rui Mendes, que foi atingido na bancada norte do Estádio Nacional, em Oeiras, por um foguete very light disparado a partir do topo sul por Hugo Inácio, homólogo ‘encarnado', por ocasião dos festejos do tento inaugural de Mauro Airez. O jogo prosseguiu e a festa encarnada aconteceu, mas o episódio ficou eternizado na memória de todos aqueles que não querem que se repita. Hugo Inácio, de 22 anos, acabaria por ser detido na zona de Cascais em julho e foi a julgamento com mais 13 arguidos, acusados de venda e posse de arma proibida e com ligações aos No Name Boys, grupo organizado de adeptos associado ao Benfica, mas sem reconhecimento oficial do clube. Ao responder pelos crimes de homicídio com dolo eventual, posse e uso de substâncias explosivas e utilização de documentação alheia, admitiu ter sido o autor do disparo, mas garantiu que a sua única intenção era festejar o golo de Airez, alegando que não estava sóbrio e foi empurrado por alguém da claque, o que terá alterado a trajetória do foguete. A negligência grosseira custaria a Hugo Inácio quatro anos de prisão efetiva em fevereiro de 1997, com os outros arguidos absolvidos. Em virtude das marcas que a tragédia deixou, a PSP preparou um forte dispositivo de segurança para que o dia prossiga sem incidentes e que uma final no Jamor entre Benfica e Sporting tenha memórias mais felizes para o futuro.

11:31 - Frederico Varandas aponta à dobradinha: "Mais do que um objetivo..." - NOTICIASAOMINUTO.COM
Presidente do Sporting espera que a final da Taça de Portugal, perante o Benfica, seja "marcada pelo desportivismo.

11:26 - "É uma honra para o Benfica estar de novo na final da Taça de Portugal" - NOTICIASAOMINUTO.COM
Rui Costa apela ao "fair-play", no dérbi perante o Sporting.

10:54 - Benfica e Sporting em busca do segundo troféu da época na final da Taça de Portugal - SAPO.PT
O bicampeão Sporting e o Benfica, vencedor da Taça da Liga, fecham hoje a época futebolística nacional ao mais alto nível no Jamor, em busca de conseguir na final da Taça de Portugal um segundo troféu em 2024/25. A formação ‘leonina', que começou como Ruben Amorim, prosseguiu João Pereira e acaba com Rui Borges, já ganhou a mais importante da competição, revalidando o título 71 anos depois, e chega como favorito, para a sétima ‘dobradinha' da sua história, também porque tem Viktor Gyökeres. O avançado sueco, que soma 53 golos em 51 jogos pelos ‘leões' na presente temporada, poderá cumprir o último encontro pelo Sporting, assim esperam todos os adversários do bicampeão, um dia depois de ter visto morrer o sonho de conquistar a Bota de Ouro, culpa da pontuação e de Kylian Mbappé. Por seu lado, o Benfica, que arrancou com o alemão Roger Schmidt e passou rapidamente para as mãos de Bruno Lage, tenta juntar a Taça de Portugal, que já não conquista desde 2016/17, à Taça da Liga, arrebatada em Leiria numa final com os ‘leões', decidida nos penáltis (7-6), após 1-1 nos 120 minutos. O herói desse confronto acabou por ser o guarda-redes ucraniano Trubin, ao parar 14.º pontapé, de Francisco Trincão, sendo, para este jogo, uma ‘baixa' voluntária, pois Lage já anunciou a titularidade de Samuel Soares. Pelo contrário, são baixas, por lesão, Bah, Manu Silva e Amdouni, enquanto Aursnes está em dúvida, como o central Diomande no Sporting, ao qual faltam os lesionados Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões. O Benfica, recordista de vitórias (26) e presenças na final (será a 39.ª), e o Sporting, que procura o 18.º título na 31.ª presença, defrontam-se na final da Taça de Portugal no Jamor, às 17:15 de hoje, com arbitragem de Luís Godinho. Esta vai ser a oitava final entre Benfica e Sporting, e primeira desde o trágico embate marcado pela morte de um sportinguista atingido por um ‘very light' disparado por um adepto ‘encarnado', em 1995/96.

10:29 - Real Madrid alcança acordo com Carreras e já prepara proposta ao Benfica - NOTICIASAOMINUTO.COM
Merengues admitem chegar aos 30 milhões de euros pelo internacional sub-21 espanhol.

10:25 - Samuel Soares sim, Aursnes talvez, o onze provável do Benfica - ABOLA.PT


10:15 - Benfica-Sporting: os onzes prováveis para a final da Taça de Portugal - MAISFUTEBOL.IOL.PT


09:40 - Taça de Portugal: final marcada para as 17:15, mas adeptos já começaram a chegar ao Jamor - SICNOTICIAS.PT
Benfica e Sporting defrontam-se na final da Taça de Portugal no Estádio Nacional do Jamor. Os adeptos já começaram a chegar ao estádio, com as portas a abrirem três horas antes do jogo.

08:59 - A Bola: «Quem vai rir por último?» - FUTEBOL365.PT
A final da Taça de Portugal, entre Benfica e Sporting, domina as primeiras páginas dos jornais desportivos nacionais deste domingo.

08:57 - O Jogo: «Mais do que uma Taça» - FUTEBOL365.PT
O jornal «O Jogo» diz que «Sporting procura dobradinha que escapa há 23 anos e Benfica não vence prova-rainha desde 2018».

08:30 - A dobradinha da liberdade no Sporting-Benfica do tira-teimas - ABOLA.PT


08:16 - EM DIRETO: Faltam 8 horas para o Benfica-Sporting da Taça de Portugal - NOTICIASAOMINUTO.COM
Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe tudo aquilo que antecede o Benfica-Sporting da final da Taça de Portugal.

08:16 - EM DIRETO: Faltam 9 horas para o Benfica-Sporting da Taça de Portugal - NOTICIASAOMINUTO.COM
Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe tudo aquilo que antecede o Benfica-Sporting da final da Taça de Portugal.

08:00 - Antevisão da Final da Taça de Portugal: O tira-teimas da época entre Benfica e Sporting no Jamor...29 anos depois - SAPO.PT
Benfica e Sporting defrontam-se este domingo, a partir das 17h15, no Jamor, no Estádio Nacional. Em jogo a conquista da Taça de Portugal. Para os leões trata-se do cumprir do sonho de conquistar a dobradinha, depois da festa da conquista do bicampeonato da passada semana. Para as águias - que esta época derrotaram os leões na final da Taça da Liga - o objetivo é conquistar um troféu que foge desde .2017. Esta será a primeira final da Taça entre os dois gigantes de Lisboa desde a fatídica final de 1995/96, ganha pelo Benfica e marcada pelo falecimento de um adepto do Sporting, vítima de um very-light disparado por um adepto encarnado. Desde então, não mais leões e águias se cruzaram no Jamor. Até esta época. Uma época em que lutaram até ao fim pelo título, com o Sporting a acabar por se sagrar campeão na última jornada, e em que também foram eles a disputar a final da Taça da Liga, em janeiro, aí com as águias a sorrirem. As dúvidas e os onzes prováveis Numa época em que os plantéis do Benfica e, sobretudo, do Sporting foram fustigados por lesões, são vários os jogadores que não vão ainda poder dar o seu contributo nesta final, enquanto outros se encontram em dúvida. No Sporting, Nuno Santos, Daniel Bragança e o jovem João Simões continuam irremediavelmente de fora, a contas com lesões graves. Diomande, por seu lado, é forte dúvida, depois de ter saído lesionado do encontro da passada semana, ante o Vitória SC. Ricardo Esgaio vai cumprir o segundo de dois jogos de castigo, por ter sido expulso na Luz. No Benfica, No Benfica, Zeki Amdouni e Fredrik Aursnes, que falharam os jogos mais recentes das águias devido a problemas físicos, estão em dúvida, enquanto Alexander Bah e Manu Silva recuperam de longas lesões e estão definitivamente de fora. O Sporting deve alinhar com Rui Silva na baliza e Quaresma, St.Juste e Gonçalo Inácio na defesa. Os alas serão Geny Catamo e Geny Araújo, enquanto a meio se devem manter Debast e Hjulmand (Morita provavelmente começará no banco). Na frente estará o trio de luxo: Pedro Gonçalves, Trincão e Gyokeres. O Benfica deverá ter Trubin na baliza, apesar de Samuel Soares ter feito toda a campanha da Taça. Tomás Araújo, Otamendi, António Silva e Carreras deverão formar uma defesa sem novidades. Florentino e Leandro Barreiro (caso Aursnes não recupere mesmo) estarão ao lado de Kokçu no meio campo, enquanto na frente, no apoio a Pavlidis, provavelmente estará Akturkoglu, restando saber se Bruno Lage aposta em Di Maria ou não de início (a alternativa será, à partida, Schjelderup). Momento de forma As duas equipas chegam a este encontro vinda de uma longa série de jogos sem perder a nível interno. O Benfica não perde qualquer jogo em Portugal desde 25 de janeiro (frente ao Casa Pia) há 18 jogos. Já o Sporting não perde, em competições internas, há ainda mais tempo. Efetivamente, ainda não perdeu em 2025 contra equipas portuguesas. A última derrota foi ante o Moreirense, a 5 de dezembro, ainda com João Pereira ao leme. Os leões somaram oito vitórias e dois empates (um deles com o Benfica, na Luz) no seus últimos dez jogos, enquanto o Benfica contabilizou três empates (um dos quais ante o Sporting) e sete vitórias nas últimas dez partidas que disputou. O Sporting não fica em branco a nível interno desde final de Novembro (derrota 1-0 com o Santa Clara). O Benfica não fica a zeros em Portugal desde 29 de dezembro, quando perdeu por 1-0 com...o Sporting. Histórico de encontros Esta temporada, este será o quarto jogo entre as duas equipas. Dois terminaram com empates a um golo (com o Benfica a vencer depois, num deles, no desempate por penáltis, na final da Taça da Liga), e outro terminou com vitória por 1-0 do Sporting. Mas se, esta época, a vantagem é verde e branca, ainda sem qualquer derrota nos 90 minutos ante o eterno rival, na história global de confrontos não é assim. No conjunto de todas as competições, ao longo dos anos, realizaram-se 325 jogos oficiais entre as duas equipas, com 139 vitórias do Benfica, 71 empates e 115 triunfos do Sporting. Uma vantagem de 24 a favor das águias. Ainda assim, os últimos tempos mostram outra tendência. O Benfica só ganhou (sem contar com desempates por pênaltis) dois dos últimos dez jogos com o Sporting (perdendo três) e não ganhou (uma vez mais nos 90 minutos) nenhum dos últimos seis jogos com o rival de Alvalade, perdendo metade. Em campo neutro foram até à data 16 os jogos oficiais entre Benfica e Sporting. Houve oito vitórias encarnadas, seis vitórias leoninas e dois empates. Os dois que terminaram empatados (ambos em finais da Taça da Liga) acabaram depois com triunfo do Benfica no desempate por penáltis. Esta será a nona final da Taça de Portugal entre os dois emblemas e o Benfica ganhou nada mais, nada menos do que seis, perdendo apenas em 1971 e 1974. As duas mais recentes foram ganhas pelas águias: 2-1 em 86/87 (num ano em que até tinha perdido 7-1 com o Sporting) e 3-1 em 95/96, na tal final fatídica do 'very light' (em que Mauro Airez abriu o marcador e João Pinto bisou para o Benfica antes de Carlos Xavier reduzir para o Sporting. As águias eram treinadas por Mário Wilson, os leões por Otávio Machado).  O que dizem os treinadores Bruno Lage, treinador do Benfica: "O Sporting está a viver um bom momento da sua vida e esse momento vem de 4-5 anos de trabalho e a base está lá. Esses quatro anos de trabalho ainda lhes deram essa vantagem no campeonato e digo ainda porque acredito muito no trabalho que desenvolvemos esta época. O que nos deixa confiante é a forma como preparámos os jogos, como a equipa se prepara para este tipo de jogos e depois porque queremos dar este troféu aos nossos adeptos e à estrutura." Rui Borges, treinador do Sporting: "O Benfica vai estar super motivado. Já conquistou a Taça da Liga, nós ganhámos o campeonato. São as duas melhores equipas do campeonato, porque assim ditou a classificação. Estamos muito motivados para conseguirmos a dobradinha. Queremos escrever mais uma página muito bonita. O clube merece muito ser feliz e voltar a conquistar um título esta época, que foi muito difícil e de superação." O árbitro O árbitro Luís Godinho vai dirigir a final. O ‘juiz', de 39 anos, da associação de Évora, vai arbitrar pela primeira vez uma decisão da prova ‘rainha', na qual vai ter como assistentes Rui Teixeira e Pedro Mota, enquanto Sandra Bastos desempenhará as funções de quarto árbitro e Tiago Martins será o videoárbitro (VAR). Na presente época, apitou duas vezes jogos do Benfica (derrota com o SC Braga, vitória em Arouca). Esteve em três partidas do Sporting, todas com triunfos leoninos (em casa frente ao FC Porto, fora contra SC Braga e Nacional). Ao todo, ao longo dos anos, o Sporting ganhou 18, empatou sete e perdeu cinco dos seus jogos dirigidos por Luís Godinho. Para o Benfica o rácio é melhor do que o dos leões em encontros arbitrados por Luís Godinho: 23 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Este vai ser o terceiro dérbi da capital que vai apitar. O Benfica ganhou um e empatou outro, ambos na já longínqua temporada de 18/19. Benfica e Sporting jogam no Estádio Nacional a partir das 17h15. Siga aqui, AO MINUTO, todas as incidências do encontro

07:39 - 'Hora de atacar a Taça'. O onze provável do Benfica frente ao Sporting - NOTICIASAOMINUTO.COM
Confira aquelas que devem ser as escolhas iniciais de Bruno Lage.










Tsypun destaca
"Não me considero herói", afirmou o guarda-redes Kryrylo Tsypun após contribuir para a passagem da Ucrânia aos quartos-de-final; a anfitriã Bélgica saiu com "orgulho".
Fiorentina volta a perder, Milan empata
A Fiorentina perdeu pela primeira vez em sete jornadas ao ser batida por 1-0 pelo Cagliari, num dia em que o Milan não foi além de um empate 1-1 em casa frente ao Torino.
Gil trava Benfica, Marítimo bate Porto
O Benfica empatou 1-1 no terreno do Gil Vicente num jogo em que Óscar Cardozo falhou uma grande penalidade nos descontos, enquanto o Porto perdeu fora com o Marítimo.
Rússia e Portugal reflectem sobre empate
Eder Lima marcou um excelente golo e valeu à Rússia um empate 4-4 e o primeiro lugar no Grupo B, mas ficou frustrado por a sua equipa ter sofrido quatro golos. Jorge Braz elogiou Portugal.



Portugal empata e termina em segundo
Portugal 4-4 Rússia
Uma emocionante igualdade a quatro bolas viu os russos terminarem no primeiro lugar do Grupo B e Portugal no segundo.
Mónaco perde força com empate em Lorient
O Mónaco ficou a cinco pontos do líder Paris Saint-Germain na luta pelo título e precisou de um golo apontado perto do fim para sair do terreno do Lorient com um empate 2-2.
Stoke surpreende Manchester United
Charlie Adam marcou os dois golos com que o Stoke infligiu ao Manchester United a terceira derrota na Premier League, num dia em que o Sunderland venceu o Newcastle por 3-0.


PARCEIROS : casa em portugal  | foot  | Mercato  |
Contacto     | © Copyright of DirectoFutebol.com